Por que alinhar o planejamento estratégico ao seu gerenciamento de projetos?

Por que alinhar o planejamento estratégico ao seu gerenciamento de projetos?

Nos últimos anos, muitas empresas têm dado mais atenção ao planejamento estratégico como uma medida efetiva para estabelecer objetivos e obter resultados a médio e longo prazo.

Além do planejamento, as organizações também estão adotando novas práticas de gerenciamento de projetos, valorizando as metodologias ágeis em busca de uma maior produtividade e decisões mais assertivas.

Nesse artigo, vamos explicar a importância de alinhar o planejamento estratégico e o gerenciamento de projetos da sua empresa, e mostrar como é possível conectar esses processos. Confira!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico consistem na criação de um processo para alcançar resultados alinhados a visão e missão de uma corporação. Esse plano pode ser dividido em diferentes etapas, como:

  • Obtenção de ideias;
  • Estabelecimento de objetivos;
  • Desenvolvimento de estratégia;
  • Análise de desempenho e mensuração de resultados. 

Organizar um planejamento estratégico pode ajudar estabelecer metas e alcançar melhorias para o seu negócio.

Como se caracteriza um gerenciamento de projetos?

O gerenciamento de projetos se trata da organização de pessoas, ferramentas e processos para realizações de tarefas cuja finalidade é atingir um objetivo.

 Um projeto deve ter início, meio e fim bem definidos, ou seja, se trata de um esforço temporário para a produção de um resultado.

A gestão de um projeto exige de todos os envolvidos processos e comunicação muito clara e objetiva, para que o desenvolvimento das tarefas seja bem-sucedido.

Qual a importância de alinhar o planejamento estratégico e a gestão de projetos da sua empresa?

Em um mundo corporativo cada vez mais ágil e conectado, muitas empresas estão percebendo a necessidade de alinhar o planejamento estratégico e o gerenciamento dos projetos cotidianos da empresa. 

Essa sinergia também colabora para que todos os processos correspondam com a visão e missão da empresa, interligando metas e unindo esforços para alcançar os resultados. 

Interligar o planejamento estratégico e o gerenciamento de projetos pode trazer benefícios ao cotidiano da sua empresa. Confira abaixo algumas das vantagens desse alinhamento. 

  1. Alinhamento rumo a uma meta compartilhada 

Construção de uma cultura organizacional pautada no objetivo comum, onde todas as tarefas realizadas por cada grupo de trabalho corresponde a mais um passo rumo as metas conhecidas por todos.

  1. Melhor avaliação de oportunidades e riscos

Com o alinhamento dos processos a análise dos resultados se torna mais completa, melhorando assim a avaliação de riscos e a compreensão das oportunidades para o seu negócio. 

  1. Aumento do engajamento entre os colaboradores

Ao reconhecer a necessidade de conexão entre os processos, é natural que os objetivos se tornem mais claros para todos os colaboradores. Dessa forma, o dialogo e engajamento de toda a equipe se torne mais fácil, melhorando os resultados.

Além disso, a gestão de projetos também é impactada positivamente, pois com objetivos definidos, se torna mais fácil estabelecer parâmetros e mensurar os resultados. 

Como realizar esse alinhamento na sua organização?

Agora que você sabe as vantagens de alinhar o planejamento estratégico da sua empresa ao gerenciamento de projetos, é importante saber como iniciar esse processo de alinhamento que pode produzir grande s resultados para sua empresa.

Veja abaixo algumas soluções que podem auxiliar na conexão desses processos em sua, empresa. 

  • Detalhe os objetivos de cada projeto; 
  • Integre sua equipe de colaboradores ao planejamento; 
  • Estabeleça objetivos tangíveis; 
  • Automatize os processos.

Investir em uma plataforma de governança é a maneira mais prática e eficiente de realizar o alinhamento estratégico da sua empresa. Com todas as informações reunidas em um só lugar, você pode ter acesso aos indicadores de desempenho e realizar otimizações no planejamento.

A Target é uma plataforma de governança que permite que você visualize os resultados da sua empresa de forma simples e ágil. Conheça a Plataforma Target e transforme seu planejamento em resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *