Como e por que desenvolver o ESG na minha empresa?

Como e por que desenvolver o ESG na minha empresa?

Entre as muitas coisas que a pandemia do COVID-19 alimentou, o consumismo consciente é uma das maiores, e um grande número de empresas respondeu anunciando compromissos ambientais, comprometendo-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e investindo em ações sociais.

Com o crescente alerta e demanda por ações climáticas entre os consumidores, a adoção de medidas Ambientais, Sociais e de Governança, conhecidas como ESG, é agora mais importante do que nunca para que empresas de todos os tamanhos prosperem no presente e também se preparem para o futuro.

O que é ESG?

As questões ambientais, sociais e de governança de qualquer negócio estão interligadas entre si e, com a atual pandemia de COVID-19, o ESG ganhou uma importância maior entre iniciativas públicas e privadas porque é visto como uma forma de proteger valorizar os negócios no futuro.

Ambiental, ou ‘E’ (Environmental) em ESG, analisa o impacto do consumo de recursos de qualquer negócio no meio ambiente, como pegada de carbono e descarga de águas residuais, entre outras atividades de impacto ambiental.

O critério ‘S’ ou Social analisa como a empresa interage com as comunidades onde opera. Também analisa as políticas internas relacionadas às políticas de trabalho, diversidade e inclusão, entre outras

‘G’ ou Governança refere-se a práticas e políticas internas que levam à tomada de decisão eficaz e à conformidade legal. Assim, o ESG facilita o crescimento da receita a longo prazo, atrai talentos, reduz custos e cria um sentimento de confiança entre os consumidores.

Por que ESG é importante?

A pandemia tornou a governança corporativa uma tarefa com muitas nuances, que exige a tomada de decisões importantes relacionadas a estratégias de negócios, bem-estar dos funcionários, mitigação de riscos e gerenciamento de partes interessadas em um ambiente sem precedentes.

Enquanto as grandes empresas podem se dar ao luxo de ter equipes dedicadas para cuidar de suas medidas ESG e se beneficiar delas, as pequenas podem se beneficiar de uma tomada de decisão mais rápida, flexibilidade e contato mais próximo com seus clientes, o que os ajuda a entender melhor suas necessidades.

Pequenos passos mais sustentáveis, como mudar para embalagens mais ecológicas, recibos digitais, uso de energia renovável e gerenciamento eficaz de resíduos realizados por pequenas empresas, podem ajudar muito a economizar custos e reduzir sua pegada de carbono.

À medida que os investidores procuram investir mais em empresas com altos padrões ESG, pequenas e médias empresas (PMEs) com forte foco ESG estarão em melhor posição para atrair interesse. Afinal, ter altos padrões ESG reduz o perfil de risco das PMEs, aumentando seu crescimento de receita e reduzindo os desafios operacionais e regulatórios.

Seja compatível com ESG com a plataforma Target!

Como as políticas ESG beneficiam o seu negócio?

Mais e mais empresas estão sendo apresentadas aos benefícios multifacetados e totalmente permeáveis ​​do ESG, como atrair talentos, direcionar futuros consumidores, facilitar o aprimoramento da marca e a inovação.

No geral, o ESG equipa o negócio para se tornar resiliente nos cenários atuais e possíveis futuros. Vamos detalhar seus principais benefícios para entender por que o ESG é mais importante agora do que nunca:

Fortalece o negócio

É mais fácil para as empresas entrarem em novos mercados e expandirem suas operações nos mercados existentes se tiverem uma forte abordagem ESG. Os governos facilitam o acesso concedendo licenças e emitindo permissões para essas empresas.

De acordo com o relatório Business of Sustainability Index, da GreenPrint, lançado em março de 2021, 75% dos Millennials estão dispostos a pagar mais por um produto ambientalmente sustentável e 77% do tamanho geral da amostra estão preocupados com o impacto ambiental dos produtos que eles compram.

Leva a redução de custos

As empresas que adotam métodos de produção mais sustentáveis ​​tendem a ser mais eficientes e a reduzir seus custos. Um exemplo é a Nestlé, que anunciou que investirá US$ 2,1 bilhões até 2025 para mudar de embalagens plásticas virgens para plásticos reciclados de grau alimentício e no desenvolvimento de outras soluções de embalagens sustentáveis.

Gestão eficaz de conformidades regulatórias

Todas as empresas são afetadas por algumas ou outras formas de regulamentação, dependendo dos mercados em que operam. Os negócios com fortes medidas ESG, especialmente em Governança, têm maior liberdade operacional. Eles também enfrentam menos pressão das mudanças climáticas de ativistas, sindicatos de funcionários, etc.

Os consumidores também preferem essas marcas. Por exemplo, a Starbucks introduziu o “Starbucks China Parent Care Program” em 2017, que forneceu cobertura de saúde a mais de 10.000 pais de funcionários da Starbucks na China. Foi visto como um movimento estratégico, pois a Starbucks planejava se expandir nesse país.

Atrair talentos e aumentar a produtividade dos funcionários

Nota-se que empresas fortes com boas pontuações ESG atraem melhores talentos e têm retenção mais longa. Ter uma agenda de sustentabilidade clara gera um sentimento interno de orgulho entre os colaboradores.

A geração mais jovem prefere trabalhar para empresas com maior compromisso com a sociedade. De acordo com um estudo da Cone Communications sobre o engajamento dos funcionários da geração do milênio em 2016, 64% dos millennials consideram os compromissos sociais e ambientais de uma empresa ao decidir onde trabalhar.

Precisa avaliar como integrar suas atividades atuais a uma política ESG? Fale conosco!

Como aplicar políticas ESG à sua gestão?

Uma empresa deve considerar diferentes fatores ao decidir suas políticas ESG. Para começar, deve avaliar onde está quando se trata de adotar medidas ESG. Está apenas começando ou já deu passos em direção ao ESG? Isso ajudará a responder a algumas perguntas importantes, como:

  • Quais as áreas mais críticas em que o ESG precisa se concentrar?
  • Quais investidores, conselho, funcionários e clientes o ajudarão a identificar as principais áreas prioritárias para ESG?
  • Quais recursos e estratégias podemos usar?
  • O que outras empresas do nosso setor estão fazendo?
  • Quem poderá auxiliar na execução das ações de ESG?
  • Quais as reais necessidades dos nossos stakeholders?
  • Que outras empresas, associações, reguladores e partes interessadas podem nos auxiliar a construir colaborações e progredir em direção a um maior impacto das práticas de ESG?

As empresas altamente comprometidas com suas políticas ESG a priorizam para a alta administração e vinculam a remuneração às métricas. De acordo com uma pesquisa da Pay Governance em janeiro de 2021, 29% das empresas incluíram métricas ESG em seus planos de remuneração de incentivos em comparação com 22% em 2020.

Essas empresas estão relatando as metas ESG e avançando em seu cumprimento a todas as partes interessadas por meio de relatórios anuais, comunicações corporativas internas ou relatórios anuais de sustentabilidade em seu site corporativo.

E a plataforma Target pode ajudar a sua empresa com isso. Veja como!

Construa as políticas ESG da sua empresa com a plataforma Target

Empresas de todos os tamanhos devem priorizar o ESG para benefícios de curto e longo prazo, devem se adaptar constantemente às mudanças de conformidade e demandas de diferentes partes interessadas.

A plataforma Target oferece recursos baseados em gestão de projetos para ajudar sua empresa a se manter atualizada com todas as atividades da sua equipe relacionadas à ESG. Afinal, as empresas devem se manter atualizadas sobre a grande quantidade de dados e estruturas, reduzir custos e tempo de mão de obra por meio da facilidade de implementação de suas estratégias ESG. Assim, a Plataforma Target permite que as empresas acessem informações que são importantes para elas de maneira transparente e em tempo real.

As recompensas também estão na aceleração do crescimento, redução de custos, eficácia, atração de talentos e segmentação dos consumidores de amanhã, ou seja, os Millennials e a Geração Z, o que destaca por que o ESG é mais importante agora do que nunca.

A integração do ESG provou ser não apenas uma jogada inteligente para as empresas, mas também para o meio ambiente, a sociedade e a humanidade em geral, e o Target quer ajudar o sue negócio a aplicá-la.

Fale com nosso time e saiba como!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *