Os 4 tipos de planejamento estratégico e quando usar cada um deles

Os 4 tipos de planejamento estratégico e quando usar cada um deles

O planejamento estratégico parece ser algo que as organizações fazem bem, dada a importância quase evidente do conceito. No entanto, esse não é necessariamente o caso. Apenas cerca de 10% a 15% das equipes têm um processo de planejamento realmente eficaz.

Logo, é importante que as organizações desenvolvam uma melhor compreensão de como abordar o planejamento estratégico. Acompanhe a leitura e descubra exatamente como fazer isso.

Por que planejar?

Planejar é gerenciar recursos e prioridades de forma organizada. Se as empresas melhorarem a forma como planejam, a gestão e a liderança também melhorarão. As etapas a seguir podem ajudar as empresas a planejarem melhor.

  • Elabore um plano: escreva detalhes importantes e concentre-se nos pontos fortes, no que é importante, no que as pessoas são mais importantes para você e no que você pode fazer por elas. Isso o ajudará a comunicar sua visão a seus funcionários.
  • Defina o sucesso:  como você vê o seu negócio daqui a vários anos? Defina objetivos de longo prazo e seja específico. Estabeleça marcos para determinados objetivos e quem os alcançará. Veja o que impulsiona o seu negócio; podem ser apresentações, conversões, visualizações de página ou qualquer outra coisa. Em seguida, estabeleça um cronograma de revisão e reexamine suas metas de longo prazo, conforme necessário.
  • Coloque em movimento: rastreie e analise os números para ajudá-lo a gerenciar o trabalho por trás dos números. Você será mais capaz de fazer alterações – ou desenvolver novos planos – que o ajudarão a gerenciar melhor.

Os 4 tipos de planos

Planejamento operacional

Esse tipo de planejamento geralmente descreve o funcionamento do dia a dia da empresa. Os planos operacionais são frequentemente descritos como planos de uso único ou planos contínuos. Planos de uso único são criados para eventos e atividades com uma única ocorrência (como uma única campanha de marketing). Os planos contínuos incluem políticas para abordar problemas, regras para regulamentos específicos e procedimentos para um processo passo a passo para atingir objetivos específicos.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico inclui uma visão geral de alto nível de todo o negócio. É a base fundamental da organização e ditará as decisões de longo prazo. O escopo do planejamento estratégico pode ir dos próximos dois anos aos próximos 10 anos. Componentes importantes de um plano estratégico são visão, missão e valores.

Planejamento Tático

O planejamento tático apoia o planejamento estratégico. Inclui táticas que a organização planeja usar para alcançar o que está delineado no plano estratégico. Frequentemente, o escopo é inferior a um ano e divide o plano estratégico em partes viáveis. O planejamento tático é diferente do planejamento operacional, pois os planos táticos fazem perguntas específicas sobre o que precisa acontecer para cumprir uma meta estratégica; os planos operacionais perguntam como a organização geralmente fará algo para cumprir a missão da empresa.

Planejamento de contingência

Os planos de contingência são feitos quando algo inesperado acontece ou quando algo precisa ser mudado. Os especialistas em negócios às vezes se referem a esses planos como um tipo especial de planejamento.

O planejamento de contingência pode ser útil em circunstâncias que exigem uma mudança. Embora os gerentes devam antecipar as mudanças quando envolvidos em qualquer um dos tipos principais de planejamento, o planejamento de contingência é essencial nos momentos em que as mudanças não podem ser previstas. À medida que o mundo dos negócios se torna mais complicado, o planejamento de contingência se torna mais importante para se envolver e entender.

Você precisa de um planejamento estratégico?

Se tudo isso soa como uma maneira elegante de dizer que você precisa de um plano para atingir seus objetivos, bem, você está certo. Mas isso não descarta sua utilidade em alcançar esses objetivos. Não importa se você é uma startup ou uma marca dominante no mercado, se não tem um plano para atingir seus objetivos, você está fadado ao fracasso. Isso pode significar perda de participação no mercado ou fechamento, nenhum dos quais é um caminho a seguir para uma empresa viável.

Os benefícios de ter um modelo de planejamento estratégico são muitos. Por um lado, fornece um caminho claro que a organização usa e compartilha com todos os seus funcionários. Ter todos os departamentos trabalhando juntos para um objetivo comum é poderoso. O oposto é desastroso. Você não pode atingir sua meta, seja em um ano, cinco ou dez anos no futuro, se ninguém souber o que é e como você planeja chegar lá.

Pense nisso como um foco. Existem muitas distrações que ocorrem todos os dias em todos os negócios. Saber qual é sua linha superior o ajuda a priorizar e manter suas energias direcionadas para a estratégia geral da empresa.

Outro ponto positivo de ter um modelo de planejamento estratégico é que ele melhora seu conhecimento sobre o que funciona melhor na organização. Você conhece seus pontos fortes e fracos, além de ter uma ideia clara de onde está no mercado. Isso até ajuda você a ter uma ideia clara de quem é sua concorrência e como você pode se diferenciar deles.

Como o Target executa o planejamento estratégico

Agora que você conhece os modelos de planejamento estratégico e escolheu um para atingir os objetivos da sua organização, você tem muito trabalho pela frente. https://facilit.com.br/plataforma-target/Target é uma ferramenta que organiza planos estratégicos, para que você possa executar, monitorar e relatar seu progresso.

Comece a planejar em profundidade com gráficos de Gantt

Você decidiu seu alvo, agora você precisa saber como chegar lá. Isso é tão simples quanto dividir a meta em tarefas ou etapas realistas que terminam em seu objetivo. Você pode usar uma estrutura analítica do projeto ou coletá-los em uma planilha. Agora começa a diversão. Carregue suas tarefas em nosso software e você chegará à parte de planejamento de seu modelo de planejamento estratégico.

Adicione duração às suas tarefas e elas preencherão instantaneamente a linha do tempo da ferramenta de gráfico de Gantt. Agora você pode ver todo o seu projeto do início ao fim. Adicione prioridades para que sua equipe saiba o que é importante e divida o projeto em fases com nosso recurso de marco. Há um espaço em cada tarefa para escrever descrições que orientam sua equipe, e eles podem colaborar comentando uns com os outros no nível da tarefa para facilitar a produtividade.

Múltiplas visualizações para lidar com seus projetos

Existem muitas maneiras de trabalhar e temos muitas ferramentas para realizar esse trabalho. Além do Gantt, você pode usar uma lista de tarefas, calendário ou quadro kanban para gerenciar seu trabalho. A visualização do quadro é especialmente útil, pois divide a produção em fases e fornece transparência ao processo, para que você possa manter o fluxo de tráfego e evitar gargalos dispendiosos.

Monitore seu progresso com painéis em tempo real

Parte de qualquer modelo de planejamento estratégico não é apenas o planejamento e a execução, mas o monitoramento do progresso para garantir que você está atingindo suas metas. Temos um painel em tempo real que rastreia várias métricas do projeto.

Otimize o seu planejamento estratégico, conheça todas as funcionalidades do Target.

 

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