Como eliminar as falhas de comunicação na sua empresa

Como eliminar as falhas de comunicação na sua empresa

Os problemas com a comunicação interna da sua empresa pode impactar negativamente os resultados dos seus negócios. E apesar de ser algo recorrente em muitas corporações, é necessário buscar um alinhamento interno para que a produtividade do seu time não seja afetada.

Para ajustar a cultura organizacional da sua empresa, é preciso buscar soluções inovadoras e ampliar o dialogo com sua equipe. Só dessa forma será possível identificar as lacunas e começar a realizar ajustes. 

Se você já consegue identificar as falhas de comunicação na sua empresa mais ainda não sabe como elimina-las, continue lendo esse artigo e confira 5 dicas que vão melhorar a comunicação interna da sua corporação. Boa leitura!

Quais as principais falhas de comunicação nas empresas?

Criar um ambiente favorável para uma maior produtividade da sua equipe de colaboradores é o objetivo de muitos empreendedores que entendem que  performance e bons resultados estão atrelados a bem-estar no ambiente de trabalho.

Mas muitas vezes esse ideal esbarra em problemas gerados por falhas de comunicação interna nas empresas. E o que poderia ser resolvido com uma conversa clara, acaba por se tornar uma dor de cabeça.

A comunicação interna de uma empresa pode ser dividida em duas esferas, que são:

  • Comunicação geral: nessa esfera está os objetivos e metas da empresa e toda formulação de estratégias e planejamentos;
  • Comunicação individual: enquanto ao nível individual, a comunicação da empresa para com seus colaboradores também deve incluir feedbacks e informações relacionadas a tarefas que cada um deve realizar. 

Se houver lacunas nesses dois níveis de comunicação corporativa, são grandes as chances de haver ruídos internos na sua empresa. Por isso, é necessário se manter atento e buscar alinhar as expectativas e assim, evitar os impactos negativos dessas falhas. 

Impactos das falhas de comunicação interna

Entre os problemas gerados pelas falhas de comunicação interna que podem ocasionar grandes impactos nos resultados da sua empresa, podemos citar:

  • Conflitos entre colaboradores;
  • Perda de tempo e baixa produtividade;
  • Falta de engajamento da equipe;
  • Tomada de decisões equivocadas;
  • Maior incidência de erros e sendo assim mais gastos.

5 passos para eliminar as falhas de comunicação na sua empresa

Para eliminar as falhas de comunicação na sua empresa é necessária uma transformação na cultura organizacional da sua empresa. E para conquistar os resultados, é necessário comprometimento com o processo de mudança e investir na transparência das informações. 

Incentivar uma comunicação clara, estabelecer objetivos tangíveis e estimular o envolvimento dos colaboradores no dia a dia da empresa são ações positivas e que com certeza vão ajustar as expectativas.

Confira abaixo outras dicas de como eliminar as falhas de comunicação na sua empresa e proporcionar um ambiente corporativo mais eficiente para  os seus colaboradores:

  • Defina um canal de comunicação interno;
  • Estabeleça objetivos claros para todos da sua equipe;
  • Envolva seus colaboradores na criação de estratégias;  
  • Realize uma boa gestão de conflitos;
  • Incentive a integração entre os setores.

Uma maneira eficaz de integrar toda a equipe da sua empresa de maneira eficiente e produtiva é utilizando um sistema que otimize os processos e permita uma colaboração mais efetiva.

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