Como aumentar o engajamento da sua equipe?

Como aumentar o engajamento da sua equipe?

Se você realmente deseja melhorar o engajamento dos colaboradores, concentre-se em melhorias que resistirão ao teste do tempo. Faça do engajamento uma prioridade, disponibilizando tempo e recursos para que os gerentes e a liderança possam fazer as mudanças necessárias. Por exemplo, se a realização de encontros individuais mensais com os colaboradores faz parte de sua estratégia de engajamento, você deve garantir que os gerentes tenham orientações, expectativas e recursos de tempo claros para concluir essa tarefa.

Projetos únicos podem cutucar a agulha, mas, como acontece com qualquer iniciativa, é preciso cuidado e incentivo constantes para manter o engajamento. Com isso em mente, aqui estão cinco maneiras de melhorar a experiência dos colaboradores em toda a organização.

Conecte o trabalho a um propósito

É difícil estar totalmente engajado em seu trabalho quando você não entende o objetivo final ou como ele se conecta ao propósito maior da organização. De acordo com um relatório do LinkedIn , 73% das pessoas orientadas para um propósito estão satisfeitas com seus empregos. Existe uma forte correlação entre a satisfação do colaborador e o engajamento. Conectar as tarefas do dia-a-dia de seus colaboradores a um objetivo maior, organizacional ou mesmo global pode ajudá-lo a melhorar o engajamento dos colaboradores.

A maioria dos colaboradores fica entusiasmada quando começa um novo emprego. No entanto, com o passar do tempo, eles podem esquecer por que estavam ansiosos para se juntar à sua equipe. Embora você não possa dar a um colaborador uma razão para que ele se sinta intencional, você pode criar programas ou iniciativas para inspirá-lo a encontrar novamente sua paixão e propósito. 

Puxe a cortina

Lembre-se da frase “Não dê atenção àquele homem atrás da cortina! ”Do Mágico de Oz? A Toto teve a ideia certa sobre como melhorar a experiência do colaborador. Ao remover os obstáculos que mantêm o colaborador e líderes separados, você pode ajudar os colaboradores a compreender e se alinhar aos objetivos e metas de negócios.

Permita que seus líderes – sua liderança ou qualquer outro gerente em sua organização – conduzam conversas sobre estratégia, direção e propósito com os colaboradores. Incentive os líderes a compartilhar notícias e eventos diretamente com os colaboradores da linha de frente com a maior frequência possível para encorajar conversas mais transparentes. Embora algumas mensagens devam ser refinadas para responder a todas as perguntas antes de serem compartilhadas com toda a empresa, muitos tipos de mensagens não exigem esse nível de revisão. Os gerentes e líderes podem compartilhar artigos do setor que estão lendo, partes sobre sua vida pessoal ou informações de bastidores sobre por que uma decisão específica foi tomada para criar a transparência que constrói confiança e engajamento.

Construir confiança

A confiança é um aspecto crítico dos relacionamentos. A confiança também é uma base essencial para equipes inovadoras e colaborativas. Construir confiança entre os colaboradores e com a organização requer tempo, esforço e oportunidades para interações não apenas entre as equipes, mas em toda a organização para permitir que os colaboradores encontrem interesses comuns e pontos em comum.

“Para construir confiança, você precisa estar confortável em ser transparente com os outros, o que pode ser difícil”, diz Rob Seay , Diretor de Experiência do colaborador da Bonfyre. Transparência, autenticidade e escuta ativa são três maneiras de construir confiança no local de trabalho. “Depois que os colaboradores constroem relacionamentos, eles não vê em uns aos outros apenas como seus cargos, mas os vê em como indivíduos”, diz Seay. Conforme você constrói a confiança entre os colaboradores e com a organização, pode começar a melhorar o engajamento dos colaboradores.

 Ouça para melhorar o engajamento dos colaboradores

Quando foi a última vez que você conduziu uma pesquisa de engajamento dos colaboradores?

Mais importante, o que você fez com o feedback que recebeu dessa pesquisa?

Você compartilhou algum resultado da pesquisa com os colaboradores?

As pesquisas de engajamento podem ser uma excelente ferramenta de diagnóstico para ajudá-lo a entender o sentimento dos colaboradores. No entanto, se os colaboradores derem feedback e os líderes não agirem, sua pesquisa de engajamento pode causar mais danos do que benefícios. Os colaboradores querem que suas opiniões sejam ouvidas, portanto, certifique-se de que, ao receber seu feedback, ele não fique parado na prateleira por meses. O feedback precisa evoluir para uma conversa bidirecional para realmente melhorar o engajamento dos colaboradores. Feche o ciclo reconhecendo os problemas ou sugestões comuns e implementando alguns o mais rápido possível depois de receber os resultados da última rodada de feedback dos colaboradores.

Incentive uma atitude de gratidão

De acordo com uma análise da Gallup , apenas um em cada três trabalhadores nos Estados Unidos concorda plenamente que recebeu reconhecimento ou elogio por fazer um bom trabalho nos últimos sete dias. Incentivar a gratidão e o reconhecimento é uma excelente oportunidade para melhorar o engajamento dos colaboradores. Nem a apreciação nem o reconhecimento exigem um grande investimento, mas ambos podem ter um impacto significativo no sentimento dos colaboradores.

Ao implementar processos, tecnologia ou iniciativas que permitem aos colaboradores uma maneira fácil de reconhecer os esforços dos colegas de trabalho, você pode agilizar o engajamento dos colaboradores. A chave aqui é garantir que os líderes e gerentes modelem o comportamento regularmente para que o reconhecimento se torne parte integrante da cultura da sua empresa.

 

Melhor motivação e engajamento da equipe

As pessoas contribuem mais quando sentem que suas opiniões são importantes e que têm uma obrigação pessoal com o trabalho. Manter as equipes motivadas e engajadas é um aspecto desafiador da gestão que requer dedicação e prática, e é essencial para alto desempenho e retenção.

Ao investir tempo na criação de uma cultura de confiança, reconhecimento e parceria, você será recompensado com maior produção e produtividade. Os colaboradores que você gerencia se sentirão enraizados nas metas gerais da organização e isso pode melhorar indiretamente seu relacionamento com eles também.

 

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