Utilização da tecnologia e mudança de hábitos: entenda a importância para inovação na Gestão Pública!
Para possibilitar a inovação na gestão pública, o primeiro passo é ter em mente que a utilização da tecnologia é imprescindível. Com a velocidade das informações, se tornou latente a necessidade de uma rede eficaz, capaz de transmitir e tornar os processos públicos mais eficazes.
No entanto, o fato é que todos os gestores e demais membros dos órgãos públicos devem estar cientes de que o trabalho deles também deve ser otimizado e feito de maneira mais ágil, facilitando essa implementação. Ou seja, a inovação começa quando as instituições abandonam velhos hábitos, principalmente o engessamento das ações e manutenção de práticas tradicionais, mas que já não atendem mais às demandas da população.
Para isso, é fundamental investir primeiramente na conscientização dos trabalhadores. Afinal, o objetivo é oferecer um atendimento de qualidade e também competitivo para suprir as necessidades da sociedade. Logo, ele precisa ser construído coletivamente. Estimular a comunicação e trabalhar a hierarquia de forma mais horizontal são alguns dos aspectos primordiais para que o trabalho comece a melhorar.
Sumariamente, a inovação na gestão pública significa unir trabalho humano de qualidade, tecnologias de ponta e participação ativa do público que usa os serviços.