PEM 2021: o que não pode faltar em um Planejamento Estratégico Municipal

PEM 2021: o que não pode faltar em um Planejamento Estratégico Municipal

Início de mandato é sempre um período de muito trabalho e expectativa, seja para governantes eleitos ou reeleitos. Afinal, implementar um Plano de Governo é trabalhoso e exige a elaboração de um bom Planejamento Estratégico municipal.

Por meio de nossa ferramenta de gestão, o Target, a Facilit já ajudou diversos gestores públicos a executarem suas estratégias municipais com eficiência, de forma ágil e transparente.

Agora, trouxemos toda nossa expertise ao longo desses anos para ajudá-lo a fazer o mesmo. Acompanhe as nossas dicas e comece o seu mandato com mais assertividade em suas ações.

Qual a importância de um Planejamento Estratégico municipal?

É papel de todo gestor público administrar os recursos que detém a fim de garantir a solução dos problemas que seu município enfrenta em prol do bem comum. Assim, áreas vitais para o desenvolvimento da sua comunidade como Educação, Saúde, Trabalho, Moradia, Lazer e Segurança devem estar comtempladas em seu Plano de Governo.

Muitas vezes, um mesmo projeto é capaz de beneficiar direta e indiretamente diversos segmentos da sociedade, do mesmo modo que o atraso ou a falta de execução de uma determinada obra, por exemplo, pode comprometer outros tantos.

Assim, é de suma importância que o gestor possa visualizar de forma clara e objetiva quais ações precisa desenvolver, de que recursos e prazos necessita, e os impactos que provocará para que possa governar de forma sistemática e eficiente.

Dessa forma, o Planejamento Estratégico municipal traz três grandes ganhos para o gestor público:

  • Permite a compreensão do sistema como um todo e a interdependência de suas partes;
  • Possibilita a compreender da situação global em que sua gestão se encontra, podendo observar os ganhos e perdas de ações passadas e presentes;
  • Além de identificar oportunidades estratégicas, com base em dados que apoiem a sua tomada de decisão.

O que não pode faltar em um Planejamento Estratégico Municipal?

Primeiro, é importante entender que é fácil se perder durante a elaboração de um Planejamento Estratégico quando não se está bem familiarizado com essa metodologia, principalmente na esfera pública.

Abrir mão de um bom consultor para mediar esse processo pode comprometer todo o resultado, pois pode-se acabar simplesmente dando novas nomenclaturas a projetos e processos sem contribuição palpável para o governo vigente.

De modo geral, um PEM contempla os principais segmentos: onde estamos, para onde queremos ir e como faremos isso. Mas é preciso que diversas metodologias sejam aplicadas ao longo desse processo, tais como:

  • A elaboração de Missão, Visão e Valores da gestão atual;
  • A análise das forças, fraquezas, oportunidades e riscos da gestão (a chamada Matriz SWOT);
  • A análise de possíveis mudanças econômicas, sociológicas, políticas e tecnológicas que possam a influenciar o trabalho desenvolvido (Matriz de Ansoff)
  • O direcionamento de planos setoriais (como o Plano Diretor ou planejamentos orçamentários).

Quais as características de um Planejamento Estratégico Municipal eficiente?

Algumas características são indispensáveis para que um Planejamento Estratégico possa ir além da gaveta:

O PEM é inclusivo

Nenhum governo para o povo terá resultado se não o incluir. Incentivar a participação da comunidade é vital para que um Plano de Governo possa ser efetivo.

Sabe que imprevistos acontecem

Nenhum planejamento deve ser estático. É preciso que se entenda a necessidade de realizar ajustes, adequações ao Planejamento Estratégico para que ele possa se manter viável ao longo do tempo.

Seus impactos têm longa duração

Um Planejamento Estratégico Estruturado compreende a necessidade de realizar projetos cujas benfeitorias perdurem o período de mandato.

O PEM é articulado

Ninguém governa sozinho. Além de necessitar articular sua própria equipe interna e os fornecedores de sua prefeitura, o bom gestor é capaz de articular projetos em conjunto com instâncias federais e estaduais.

O Planejamento Estratégico é viável

É importante entender a necessidade de estruturar um PEM que seja possível de executar e, para isso, o governante deve contar com uma ferramenta de gestão que lhe permita ter acesso a diversas etapas de suas ações em tempo real.

Entender o que se passa em sua gestão é essencial para dar celeridade aos projetos, mapear seus ganhos e redirecionar esforços, tornando seu Planejamento um direcionador do sucesso de sua gestão.

Conheça as funcionalidades do Target e descubra todo o potencial que o seu Planejamento Estratégico Municipal pode alcançar em 2021.

 

Compartilhe este post