Como sua empresa pode alinhar sua estratégia com os ODS

Como sua empresa pode alinhar sua estratégia com os ODS

O ano de 2020 marcou o início da Década de Ação para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que combatem a pobreza, a desigualdade, a injustiça e as mudanças climáticas até 2030.

Após o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODS foram adotados como parte da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, assinada por 193 países. Os ODS são compostos por 17 objetivos e 169 metas, como a eliminação da pobreza e da fome, combate às mudanças climáticas, apoio ao trabalho decente e ao crescimento e criação de cidades e comunidades sustentáveis.

Para muitas empresas, o alinhamento com os ODS é a próxima grande maneira de causar um impacto positivo como organização e atrair dólares de investidores cada vez mais preocupados com a sustentabilidade.

Neste artigo, detalhamos como as empresas podem alinhar sua estratégia com os ODS e impulsionar uma mudança organizacional.

Ah! Mas se você é gestor público e quer um conteúdo exclusivo, temos algo para você: Os ODSs e a construção de uma gestão pública sustentável

Estratégias corporativas estão sendo alinhadas aos ODSs

O recente aumento de compromissos e iniciativas globais para o desenvolvimento sustentável agora exige que as empresas executem a avaliação dos ODS para seus negócios e desenvolvam uma estratégia de resposta.

Os ODS estão se tornando cada vez mais importantes para os investidores, pois representam perspectivas relevantes ambiental, social e de governança que os investidores consideram como parte de seu dever fiduciário.

Um relatório “Better Business, Better World ” da Comissão de Negócios e Desenvolvimento Sustentável revelou que os modelos de negócios relacionados aos ODS podem abrir oportunidades de até US $ 12 trilhões e gerar mais de 380 milhões de empregos até 2030.

Só para você ter uma ideia, em 2018, o Banco Mundial, BNP Paribas, e o banco privado suíço, SYZ, fizeram uma parceria para oferecer um título de capital que vinculava os retornos de investimento ao desempenho das empresas alinhadas com os ODS.

Assim, os ODS servem como uma estrutura universal para as empresas comunicarem seu desempenho, definirem metas e ações, envolverem-se com várias partes interessadas, incluindo investidores e obterem acesso a novas oportunidades de mercado.

A estrutura promove a colaboração para resolver as tarefas mais desafiadoras do mundo em sustentabilidade. As empresas que desejam perseguir os ODS e os benefícios que eles trazem devem seguir uma série de etapas para maximizar a oportunidade.

Fique atento a elas!

Como sua empresa pode alinhar sua estratégia com os ODS?

1. Compreender os ODS e vincular alvos relevantes às suas atividades

O primeiro passo para as empresas em sua jornada ODS é aprender mais sobre cada uma das metas, as metas relevantes e KPIs para ver como eles estão direta e indiretamente relacionados às suas atividades.

Por exemplo, a Schneider Electric conectou suas atividades comerciais a todos os 17 objetivos através de 5 megatendências: Clima, Economia Circular, Ética, Saúde e Equidade, e Desenvolvimento.

2. Defina as prioridades

As empresas devem priorizar as metas dos ODS, considerando quais terão o maior impacto em termos de risco ou oportunidade no médio a longo prazo, e com quais metas a empresa consegue contribuir para alcançar o progresso.

Pode ser que uma empresa esteja contribuindo para todos os 17 objetivos, mas ao alocar recursos e definir o cronograma, é importante começar com as metas que geram o maior impacto.

Como exemplo, a empresa chinesa de tecnologia Huawei trabalhou ativamente no desenvolvimento do ICT Sustainable Development Goals Benchmark. Eles exploraram a relação entre as TIC e o desenvolvimento sustentável, e identificaram os objetivos com maior correlação com os setores de TIC: ODS-4 – Qualidade da Educação, ODS 3 – Boa Saúde e Bem-estar, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Esses benchmarks setoriais podem ser usados ​​como o primeiro passo para a empresa entender seus impactos em diferentes objetivos.

3. Defina as metas

Depois que os ODS principais são identificados, é importante vincular esses objetivos às metas de negócios e KPIs reais para monitorar e comunicar o progresso. Muitas vezes, as empresas podem já ter metas e ações existentes que podem alavancar ao desenvolver sua estratégia de ODS.

Muitas empresas comprometidas usam suas metas validadas para monitorar o desempenho no ODS 13 – Ação Climática e no ODS 7 – Energia Limpa e Acessível. Por exemplo, a Unilever forneceu um link claro e detalhes sobre como suas metas de carbono positivo se alinham com várias iniciativas, como RE100, e contribuem para os ODS relevantes.

4. Integrar

Para tornar a estratégia ODS viável e eficaz, as empresas devem integrar essas metas à estratégia existente, considerando os modelos de negócios, os processos de compras e as transformações da cadeia de suprimentos.

Ao realinhar as estratégias de sustentabilidade para atingir os objetivos corporativos e os ODS, as empresas podem identificar áreas onde podem recorrer a compromissos e projetos existentes para contribuir positivamente para os ODS.

A Novo Nordisk fez parceria com a Washington and Lee University para analisar como alguns de seus programas existentes estão impactando os ODS e criou um gráfico interativo mostrando essas conexões.

5. Inove e colabore

Os ODS fornecem uma estrutura para inovação, criando oportunidades de crescimento e novos modelos de negócios, produtos ou serviços que impulsionam o progresso em direção às metas.

Seguir a estrutura também ajuda a identificar parceiros dentro e em diferentes setores, o que permite que as organizações aumentem seus esforços e alcancem as metas.

Como parte de seu trabalho, a Nokia identificou que as Redes de Acesso por Rádio resultam em uma conta de energia global de mais de 70 bilhões de dólares. Para atender à necessidade de desacoplar o crescimento de dados do uso de energia, a empresa desenvolveu uma solução inovadora de estação base de rádio AirScale (BTS) para operadoras móveis, que consome 28% menos energia e ajuda a construir redes de emissão zero.

6. Reportar e comunicar

As empresas precisam estar prontas para comunicar seu progresso no cumprimento das metas vinculadas aos ODS.

É crucial integrar os ODS no processo de relatório do negócio principal para evitar esforços duplicados e garantir a transparência e a acessibilidade de seu desempenho para várias partes interessadas internas e externas.

Ferramentas e metodologias úteis estão surgindo para que as empresas entendam melhor como podem contribuir para os ODS de maneira holística.

No entanto, as empresas devem optar por usar ferramentas que sejam práticas, eficientes e capazes de criar relatórios claros e transparentes, acessíveis a partes interessadas externas e internas, e delinear um impacto claro para os ODS relevantes, assim como o Target.

Dashboard Target

A comunidade global está enfrentando uma tarefa desafiadora nesta década para fazer a transição para um futuro sustentável. As empresas desempenham um papel fundamental no cumprimento dessa tarefa, alinhando suas estratégias e visão aos objetivos e metas de desenvolvimento sustentável, impulsionando a inovação e implementando as melhores práticas em suas cadeias de valor.

Assim, as empresas que não têm compromissos impactantes de sustentabilidade ou não estão alinhando sua estratégia com os ODSs provavelmente perderão acesso à capital e novas oportunidades de mercado.

Alinhe a sua estratégia com os ODS e leve seu negócio a outro patamar com o Target. Fale com um de nossos consultores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.