Como usar os OKRs para alcançar suas metas?

Como usar os OKRs para alcançar suas metas?

Como o Google cresceu de 40 para 88.000 colaboradores e mais de US $ 100 bilhões em receita global? Claro que seus produtos e serviços em nuvem desempenharam um grande papel. Mas eles também tinham uma arma não tão secreta à sua disposição: os OKRs.

Desenvolvido pela primeira vez pelo lendário CEO da Intel, Andrew Grove, Objectives and Key Results (OKRs) é um sistema colaborativo de definição de metas que foi adotado pelo Google em 1999. Desde então, os OKRs ajudaram o Google (e inúmeras outras empresas) a não apenas criar produtos rapidamente, mas também permanecer focado, engajado e alinhado com os objetivos da empresa.

Existem várias grandes empresas (além do Google) que usam o OKR para navegar em seu crescimento. Mas, muitas também se perderam pelo caminho. Para fazer o OKR funcionar para você e sua organização, no entanto, você deve executar as três etapas a seguir.

Como rastrear OKR?

Compartilhe-os com seus colaboradores e colegas de trabalho, para que eles possam participar ativamente na sua concretização. Certifique-se de que todos possam ver o status atual e rastrear o OKR.

1. Defina seus objetivos e resultados-chave

Objetivos são descrições qualitativas do que você tenta alcançar. Os resultados-chave são métricas que mostram seu progresso em relação aos objetivos.

A ideia principal da estrutura OKR é que você defina:

  • Um objetivo que você deseja atingir
  • uma lista dos principais resultados que devem ser alcançados para cumprir a meta

Como definir objetivos

Um objetivo deve ser uma descrição qualitativa do que você está tentando alcançar. Deve ser curto, envolvente e ambicioso.

E por ambicioso significa definir uma meta que você não saiba se realmente poderá alcançá-la, mas é capaz de dar o seu máximo para persegui-la. O Google recomenda 60-70% como um ótimo resultado.

Afinal, se você pensar apenas no que pode alcançar 100%, pode estar definindo uma meta que não é ambiciosa o suficiente.

Apenas tentar alcançar o objetivo ambicioso fará você sair da sua zona de conforto e ir mais longe – e isso também conta como um sucesso! É assim que rastrear o OKR de uma forma que leve a resultados excepcionais.

Tela da Plataforma Target com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

Como definir os principais resultados

Os principais resultados são métricas que medem seu progresso para alcançar o objetivo.

Se não tiver um número, não é um Resultado-chave. O atributo mais importante de um resultado-chave é que ele é mensurável.

Normalmente, um resultado-chave não é suficiente para medir o sucesso do objetivo, portanto, você deve definir pelo menos dois. Por outro lado, definir muitos resultados-chave cria distração – considere cinco como um limite máximo.

“Conseguir muitos usuários recorrentes” não é um bom exemplo de resultado-chave, pois é difícil dizer se o resultado-chave foi alcançado, por exemplo.

“Fazer com que a maioria dos usuários volte 2x em uma semana” é melhor porque define o que “usuário recorrente” significa, mas ainda não define o número de usuários.

“Faça com que 40% dos usuários voltem 2x em uma semana” é um resultado-chave perfeitamente claro e mensurável.

Tela da Plataforma Target com os Indicadores Financeiros de um Projeto.

Como avaliar objetivos

Obviamente, você não pode classificar o objetivo apenas por adivinhar sua taxa de sucesso, mas felizmente você tem os principais resultados!

Portanto, se o seu resultado principal for “faça com que a maioria dos usuários volte 2x em uma semana” e você conseguir que 30% dos usuários voltem duas vezes em uma semana, então a nota do resultado principal é 75%.

A nota objetiva é uma média de suas notas de resultados principais.

Por exemplo, se seus outros resultados-chave tiverem notas de 50% e 90%, então sua nota objetiva é (75% + 50% + 90%) / 3 = 72%.

Tela da Plataforma Target com os Projetos, seus Indicadores e Resultados.

2. Torne o seu OKR transparente

O segundo passo é mostrar o seu OKR. Compartilhe-os com seus colaboradores e colegas de trabalho, para que eles possam participar ativamente na sua concretização. Certifique-se de que todos possam ver o status atual e rastrear o OKR.

Você pode usar diferentes formatos para divulgar seus gráficos.

Tela da Plataforma Target com diferentes opções de gráficos para relatórios e compartilhamentos.

3. Trabalhe para alcançar seu OKR

Depois de definir o OKR, bem, não há nada menos a fazer do que trabalhar neles – o que só você tem o conhecimento e a experiência para fazer!

Não se esqueça de avaliar suas conquistas no final do trimestre (ou outro intervalo de tempo que você escolheu).

A maneira como você define metas diz muito sobre sua empresa. Você está preocupado em apenas passar o dia? Ou você está procurando 10 anos na estrada?

Com OKRs, você pode fazer as duas coisas. Os OKRs não ajudam apenas a comunicar a grande visão que constrói gigantes como o Google e o Twitter. Eles também se certificam de que todas as pessoas que estão fazendo seu trabalho diário e apagando incêndios estejam alinhadas.

Mas eles dão trabalho. Como John Doerr escreveu na Wired:

“OKRs não são uma bala de prata. Eles não podem substituir o bom senso, a liderança forte ou uma cultura criativa no local de trabalho. Mas se esses fundamentos estiverem no lugar, os OKRs podem guiá-lo até o topo da montanha”.

Não importa a rapidez com que sua empresa cresça, se estiver indo na direção errada. Mas se você fizer o trabalho inicial para definir sua estratégia e visão, os OKRs podem ser o super combustível de que você precisa para ultrapassar seus objetivos.

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