Como obter o controle do seu tempo

Como obter o controle do seu tempo

Ano após ano, você continua com a sensação de que não consegue avançar em seus projetos? Calma, você não é o único! Infelizmente, a má gestão do tempo é o motivo mais comum para a quebra de promessas e o abandono de projetos (profissionais e pessoais).

Se esse é o seu caso, fique tranquilo, compilamos algumas dicas que vão tornar o relógio seu aliado e te dar o controle definitivo do seu tempo!

1. Descubra quem é seu real vilão

Normalmente, nosso comportamento segue um padrão que tende a se repetir. Quebre esse ciclo! O primeiro passo é fazer uma autoavaliação.

  • O gerenciamento do tempo é um problema recorrente?
  • Por que você não tem tempo para definir suas prioridades?
  • O que você pode fazer diferente de agora em diante?

2. Tenha foco

Controlar o tempo significa saber como usar o tempo a favor de suas atividades, sejam profissionais ou pessoais. Lembre-se, são apenas 24 horas por dia, e essa parte do tempo é usada para deslocamento, trabalho e dormir, por exemplo.

É por isso que é inútil definir um grande número de objetivos que não podem ser alcançados ao longo do dia. Quando você sabe o tempo disponível de verdade para cada tarefa durante o dia, pode definir a prioridade com mais facilidade.

3. Saiba com o que gasta seu tempo

Uma vez que as prioridades tenham sido determinadas, um prazo para implementação também deve ser definido. Você planeja se inscrever em cursos de pós-graduação? Quer voltar para a academia? Essas promessas só podem ser cumpridas se você controlar o tempo. A sugestão é definir grandes metas por alguns dias ou semanas.

Você pode usar ferramentas para te ajudar a controlar como você usa seu tempo durante a semana. O segredo desta técnica é o máximo de especificidade e detalhe possível. Com o Target, por exemplo, você consegue acompanhar não só as suas atividades profissionais, mas a de toda a sua equipe.

4. Seja perseverante

Imprevistos sempre acontecem, mas o gerenciamento do tempo deve ser preservado. Portanto, é importante estabelecer uma disciplina para enfrentar as incertezas do dia a dia. Situações de emergência precisam ser readequadas, mas não deixe que esses imprevistos o desviem de seus objetivos e responsabilidades.

5. Saiba dizer não

Se você está acostumado a dizer “sim” a todas as solicitações de seu gestor ou equipe, é hora de mudar esse comportamento. Além da má gestão do tempo, outra razão pela qual muitas pessoas não conseguem concluir o projeto é que não sabem recusar.

É normal se preocupar com isso de vez em quando, mas não deixe que se torne um hábito. Não tem coragem de recusar o pedido imediatamente? Pare um momento para pensar sobre isso e veja se você realmente tem tempo. Peça ajuda ou terceirize a tarefa com sua supervisão, caso não consiga, peça desculpas e justifique a recusa.

6. Conte com a ajuda da tecnologia

É difícil para qualquer pessoa controlar o tempo mantendo todos os compromissos na memória. Assim, recomenda-se o uso de algumas ferramentas para facilitar o gerenciamento do tempo. Muitos aplicativos foram desenvolvidos para esse fim. 

A chave é que usar as ferramentas certas é uma das técnicas de gerenciamento de tempo mais poderosas ao seu alcance. Portanto, reserve um tempo para pesquisar ferramentas que auxiliem na sua produtividade diária.

São sugestões simples que você pode integrar no seu dia a dia para controlar melhor o seu tempo na vida profissional e pessoal. Os benefícios de uma boa gestão do tempo garantem maior produtividade, planejamento e controle de tarefas e metas. Além disso, é claro, reserve um tempo livre em sua programação, o que refletirá diretamente na sua qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *