Como funcionam os Gráficos de Gantt
O conceito subjacente de um gráfico de Gantt é mapear quais tarefas podem ser feitas em paralelo e quais precisam ser feitas sequencialmente. Se combinarmos isso com os recursos do projeto, podemos explorar a compensação entre o escopo, custo e tempo necessários.
Para criar um gráfico, você precisa saber todas as tarefas individuais necessárias para concluir o projeto, uma estimativa de quanto tempo cada tarefa levará e quais dependem de outras. O próprio processo de reunir essas informações ajuda o gestor a se concentrar nas partes essenciais do projeto e a estabelecer um prazo realista para a conclusão.
O que é um gráfico de Gantt?
Um gráfico de Gantt é um gráfico de barras horizontais usado em gerenciamento de projetos para representar visualmente um plano ao longo do tempo. Os gráficos de Gantt modernos geralmente mostram a linha do tempo e o status – bem como quem é o responsável – de cada tarefa no projeto.
Como usar um gráfico de Gantt?
- Ao configurar um gráfico de Gantt, você precisa pensar em todas as tarefas envolvidas em seu projeto e dividi-las em componentes gerenciáveis.
- Em seguida, decida quem será o responsável por cada tarefa e delegue à equipe.
- Identifique as relações das tarefas e decida a sequência de datas de conclusão de cada uma, mostrando a duração esperada de todo o projeto e as subtarefas. Um gráfico de Gantt mostrará as tarefas em uma ordem sequencial e exibirá as dependências das tarefas (ou seja, como uma tarefa se relaciona com outra).
- Determine e aloque seus recursos.
- Antecipe os riscos e problemas que você pode encontrar e crie um plano de contingência para problemas potenciais.
Que informações podemos encontrar em um gráfico de Gantt?
Imagine ter à mão todas as informações principais do seu projeto. Com o gráfico de Gantt, você pode ver:
- como um projeto se divide em tarefas
- quando cada tarefa vai começar e terminar
- quanto tempo cada tarefa levará
- quem é o responsável por cada tarefa
- como as tarefas se relacionam e dependem umas das outras
- quando reuniões, aprovações ou prazos importantes precisam acontecer
- como o trabalho está progredindo em um projeto
- o cronograma completo do projeto, do início ao fim
Em outras palavras, um gráfico de Gantt é uma maneira super simples de comunicar o que será necessário para entregar um projeto dentro do prazo e do orçamento.
Isso significa que é muito mais fácil manter a equipe do projeto e as partes interessadas na mesma página desde o início.
Qual a maneira mais fácil de fazer um gráfico de Gantt?
Recursos fáceis de arrastar e soltar com modelos para agendamento mais rápido. Planeje um projeto em minutos, colabore facilmente em equipe e alterne para o calendário e as exibições de lista com um único clique.
Você pode fazer isso e muito mais com a nossa Plataforma Target. Conheça mais sobre ela!
Como ler um gráfico de Gantt?
Os gráficos de Gantt podem parecer complicados à primeira vista. Mas, depois de aprender o básico, você será capaz de ler e criar um gráfico facilmente e dizer exatamente onde seus projetos estão e o que precisa acontecer para orientá-los para o sucesso.
Quais os elementos de um gráfico de Gantt?
Ler um gráfico de Gantt realmente se resume a entender como os diferentes elementos se unem para fazê-lo funcionar.
Vamos revisar algumas terminologias básicas para que você entenda as partes principais desse tipo de gráfico:
- Lista de tarefas: é executado verticalmente à esquerda do gráfico de Gantt para descrever o trabalho do projeto e pode ser organizado em grupos e subgrupos.
- Linha do tempo: executado horizontalmente na parte superior do gráfico de Gantt e mostra meses, semanas, dias e anos.
- Dateline: uma linha vertical que destaca a data atual no gráfico de Gantt.
- Barras: marcadores horizontais no lado direito do gráfico de Gantt que representam tarefas e mostram o progresso, a duração e as datas de início e término.
- Marcos: diamantes amarelos que indicam os principais eventos, datas, decisões e resultados finais.
- Dependências: linhas cinza-claros que conectam tarefas que precisam acontecer em uma determinada ordem.
- Progresso: mostra o quão longe está o trabalho e pode ser indicado por porcentagem concluída ou sombreamento de barra.
- Responsável: indica a pessoa ou equipe responsável por concluir uma tarefa.
Por que usar um gráfico de Gantt?
Os gráficos de Gantt são usados para planejamento e gerenciamento de projetos. Um gráfico de Gantt é incrivelmente útil porque permite simplificar projetos complexos em um plano fácil de seguir e acompanhar o status das tarefas à medida que o trabalho avança.
Eles também ajudam a controlar os prazos, marcos e horas trabalhadas do projeto, para que você possa identificar e resolver atrasos ou excessos antes que eles causem grandes estragos.
Quer evitar que seu projeto fracasse? Que tal continuar lendo: A verdade que nenhuma empresa conta sobre o fracasso de seus projetos?!