5 passos para uma gestão de projetos bem sucedida

5 passos para uma gestão de projetos bem sucedida

Para uma gestão de projetos bem sucedida, a empresa pode desenvolver novos produtos ou serviços, transformar processos internos de negócios e criar valor para os clientes. No entanto, sem um acompanhamento adequado, o projeto pode ficar à deriva e consumir seu tempo e dinheiro.

Para que a sua empresa esteja sempre focada no sucesso, separamos 5 passos essenciais. Confira!

1. Dedique-se à fase inicial do projeto

Quando se trata de responder: “Por que o projeto falhou?”, muitos motivos podem ser atribuídos ao planejamento e pesquisa inadequados – uma parte fundamental do início do ciclo de vida do projeto e da fase de planejamento. Ao identificar, sincronizar e concordar em aspectos-chave, como prioridades, metas e requisitos organizacionais, o mais cedo possível, o potencial de confusão no futuro é reduzido.

2. Tenha um processo definido

Uma gestão de projetos bem-sucedida consiste em encontrar uma metodologia certa. Essa metodologia de gerenciamento de projetos descreve um conjunto de princípios orientadores e processos usados ​​para planejar, gerenciar e executar ações.

Independetemente se seu projeto é mais simples ou complexo, essas estruturas determinarão a prioridade e como o trabalho será feito e acompanhado.

Veja também: Um guia completo para o gerenciamento de projetos em 2022

3. Mostre transparência no seu projeto

Com o surgimento da complexidade e da sensibilidade, a transparência pode desempenhar um papel importante no gerenciamento de projetos. Com uma forte cultura de transparência, os membros da equipe e líderes podem confiar uns nos outros, levantar bandeiras ou assumir a responsabilidade por seu trabalho, não importa quão elaborados ou estressantes seus planos se tornem.

Isso começa com uma comunicação clara para que cada funcionário possa entender seus objetivos de longo prazo, KPIs (indicadores-chave de desempenho) e planos – e seu lugar nesse quebra-cabeça.

Uma maneira de conseguir isso é envolver todos os funcionários no processo de planejamento (até certo ponto) e usar um fluxo de trabalho de gerenciamento de projeto confiável para dar-lhes a propriedade de tarefas e produtos finais.

O benefício adicional dessa cultura? Os funcionários tendem a se administrar com mais eficácia (por muito tempo, microgestão) e têm um maior senso de responsabilidade, e sua motivação para fazer o melhor aumentará.

4. Saiba de quais recursos dispõe

Um princípio importante de uma gestão de projetos bem sucedida é mapear o processo de planejamento, organização e alocação de recursos com antecedência para maximizar a eficiência. Vamos pegar como exemplo uma obra em andamento, imagine os contratempos que o engenheiro teria ao perceber que só reservou uma máquina para um trecho da obra e precisaria de outras duas para concluir a tempo?

5. Envolva as pessoas interessadas nisso

A comunicação e a contribuição entre gestores e equipes deve ser estabelecidas antes, durante e depois do projeto. Por quê? Porque todos fornecem percepções e perspectivas exclusivas sobre as metas da organização e as capacidades da equipe. Uma plataforma de gestão de projetos o ajudará a apresentar dados e horários importantes em tempo real, aos quais você pode consultar constantemente.

Veja também: Como aumentar o engajamento da sua equipe?

Se o processo de gerenciamento for construído em uma rede infinita de planilhas e e-mails, nenhuma empresa conseguirá realizar uma gestão de projetos bem sucedida. Um sistema como esse não tem praticidade, escalabilidade ou transparência.

Para ter sucesso no mundo moderno, com equipes híbridas, colaboração entre departamentos, compartilhamento de arquivos em nuvem e tantas outras variáveis, você precisa de uma plataforma de gerenciamento de projeto moderna como o Target.

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