7 livros sobre planejamento estratégico que você deveria ler
Ter a estratégia certa é a chave para o sucesso. Definir um bom plano de ação é essencial para que empresas e startups mantenham vantagens competitivas para sobreviver, principalmente em períodos de crise.
Por isso, reunimos os 7 melhores livros sobre planejamento estratégico que você precisa ler — e, claro, colocar em prática também!
Vamos à lista!
1. Estratégia Boa, Estratégia Ruim
por Richard Rumelt
Em Estratégia Boa, Estratégia Ruim, o professor Richard Rumelt compartilha seus 50 anos de consultoria estratégica e pesquisa acadêmica compilados em uma leitura fluida e com boas doses de humor.
Um erro crítico e constante no planejamento estratégico das empresas é não ter uma definição clara de qual estratégia estão seguindo. E é aí que surgem conflitos e problemas.
No livro, Rumelt combina exemplos da vida real a teorias articuladas que irão desafiá-lo a escrever estratégias melhores.
2. Sua estratégia precisa de uma estratégia
por Martin Reeves, Knut Haanaes e Janmejaya Sinha
Neste livro, Martin Reeves, Knut Haanæs e Janmejaya Sinha do The Boston Consulting Group oferecem um método comprovado para determinar a abordagem estratégica mais adequada para sua empresa.
Neste livro, eles mostram como as abordagens estratégicas existentes são classificadas em cinco categorias — seja grande, seja rápido, seja o primeiro, seja o orquestrador ou simplesmente seja viável — dependendo da extensão da previsibilidade, maleabilidade e aspereza.
Explicações detalhadas de cada uma dessas abordagens fornecerão uma visão crítica para ajudá-lo a combinar sua estratégia ao seu ambiente, determinar quando e como executar cada uma e evitar uma incompatibilidade potencialmente fatal.
3. A estratégia do oceano azul
por W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Neste best-seller adotado por organizações e indústrias em todo o mundo, W. Chan Kim e Renee Mauborgne desafiam tudo que você pensava que sabia sobre os requisitos para o sucesso estratégico.
Os autores argumentam que a competição acirrada resulta em nada além de um oceano vermelho sangrento de rivais lutando por uma fatia de lucros cada vez menor.
Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos (abrangendo mais de 100 anos em 30 setores), os autores argumentam que o sucesso duradouro não vem da luta contra os concorrentes, mas da criação de “oceanos azuis” – novos espaços de mercado inexplorados prontos para o crescimento.
4. Muito Além da Sorte
por Clayton M. Christensen, Karen Dillon, Taddy Hall e David S. Duncan
Após anos de pesquisa, Christensen e seus co-autores chegaram a uma conclusão crítica: a máxima que diz que entender o cliente é o ponto crucial da inovação está errada. Os clientes não compram produtos ou serviços; eles os “contratam” para fazer um trabalho.
Compreender os clientes não leva ao sucesso da inovação, argumenta ele. Compreender os trabalhos do cliente sim. A abordagem “Trabalhos a serem realizados” pode ser vista em algumas das empresas mais respeitadas do mundo e em startups de rápido crescimento, incluindo Amazon, Intuit, Uber, Airbnb e iogurte Chobani, para citar apenas alguns.
Este livro estabelece cuidadosamente a estrutura provocativa dos autores, fornecendo uma explicação abrangente da teoria e por que ela é preditiva, como usá-la no mundo real — e, mais importante, como não desperdiçar os insights que fornece.
5. Empresas feitas para vencer
por Jim Collins
Usando benchmarks difíceis, Collins e sua equipe de pesquisa identificaram um conjunto de empresas de elite que deram o salto para grandes resultados e sustentaram esses resultados por pelo menos quinze anos.
A equipe de pesquisa comparou as empresas feitas para vencer com um conjunto cuidadosamente selecionado de empresas de comparação que não conseguiram passar de boas para excelentes.
O que foi diferente? Por que um conjunto de empresas teve realmente um grande desempenho enquanto o outro permaneceu apenas bom?
Ao longo de cinco anos, a equipe analisou as histórias de todas as 28 empresas do estudo. Depois de vasculhar montanhas de dados e milhares de páginas de entrevistas, Collins e sua equipe descobriram os principais determinantes da grandeza — por que algumas empresas dão o salto e outras não.
As descobertas do estudo deste livro irão surpreender muitos leitores e lançar luz sobre praticamente todas as áreas de estratégia e prática de gestão.
6. Jogar para Vencer
por AG Lafley e Roger L. Martin
A estratégia não é complexa. Mas é difícil. É difícil porque força as pessoas e as organizações a fazerem escolhas específicas sobre seu futuro — algo que não acontece na maioria das empresas.
Agora, dois dos pensadores de negócios mais conhecidos da atualidade chegam ao cerne da estratégia — explicando para que serve, como pensar a respeito, por que você precisa dela e como realizá-la. E eles usam uma das reviravoltas corporativas mais bem-sucedidas do século passado, que conquistaram juntos, para provar seu ponto de vista.
7. Estratégia: do planejamento à execução
por Max Mckeown
Neste livro, os capítulos são curtos, mesmo assim, ele excede a expectativa de qualquer empresário que gostaria de aprender as questões mais urgentes sobre seus negócios, por exemplo, como se tornar global, como ganhar jogos de estratégia, como fazer seu negócio crescer continuamente e assim por diante.
Este livro está repleto de exemplos úteis e contém percepções de muitos líderes globais que cresceram em seus negócios e em suas vidas.
Para mais ideias de planejamento estratégico…
Quer saber mais sobre planejamento estratégico? Então, acompanhe as redes sociais e o blog da Facilit Tecnologia, estamos sempre trazendo conteúdos relevantes para ajudar o seu negócio a crescer.
Mas se você quer ir além, que tal conhecer a nossa plataforma de gestão e planejamento estratégico? Com o Target, os seus planos se tornam resultado! Vem crescer com a gente! Fale com um dos nossos consultores!