6 dicas essenciais para uma gestão de equipe mais eficaz

6 dicas essenciais para uma gestão de equipe mais eficaz

Você não precisa ser fã de esportes para entender a importância do trabalho em equipe. O fato é que, quando existe uma boa gestão, trabalhar em um time coeso facilita e muito todo o processo.

O grande problema, entretanto, é a dificuldade dos gestores de estruturar meios para que seus talentos consigam trabalhar em conjunto.

Uma das maiores dificuldades apontadas pelos gestores em uma pesquisa realizada pela Endeavor é justamente a gestão de pessoas.

Se a sua empresa não está conseguindo estruturar um processo de trabalho em equipe eficaz, provavelmente, o seu negócio está perdendo dinheiro.

Entenda como reunir todos os seus colaboradores em prol de objetivos e metas mensuráveis pode ajudar a sua empresa a crescer e siga nossas 6 dicas para gerenciar melhor a sua equipe.

1. Explore melhor a comunicação interna

A falta de comunicação em uma empresa é responsável por gerar desconfiança e insubordinação entre os colaboradores, além de elevar o estresse e a insatisfação profissional.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão no ambiente de trabalho é a segunda principal causa mundial de afastamento das atividades laborais.

Só em 2016, o Brasil registrou o afastamento de 75,3 mil trabalhadores por causa de quadros depressivos, sendo o quinto país do mundo em número de casos.

Estimular e favorecer uma boa comunicação entre os colaboradores reduz os impasses e conflitos e, por sua vez, eleva a produtividade dos colaboradores que se sentem mais valorizados e confiantes para realizar suas funções.

Uma boa forma de integrar todo seu time e estruturar um processo de comunicação transparente e ágil é utilizar plataformas de gerenciamento de projetos com o Target.

Por meio delas é possível, inclusive, otimizar reuniões e dar mais celeridade às demandas que necessitarem de ajustes.

2. Tenha metas claras a cumprir

Para muitos gestores, estabelecer metas possíveis e claras é fundamental para conseguir um bom trabalho em equipe. No entanto, é preciso estar de olho nos progressos e obstáculos se quiserem obter resultados concretos.

É comum que, com os afazeres do dia a dia, não só os funcionários, mas os próprios gerentes desviem suas atenções dos objetivos maiores e, assim, acabem adotando caminhos diferentes do restante do pessoal.

O fato é que não basta definir metas de curto e longo prazo, mas acompanhar o seu andamento para manter o foco durante a execução de cada atividade.

Com softwares de gerenciamento, como o Target, é possível elencar listas e rastrear metas a fim de direcionar a sua equipe à conclusão dos objetivos.

3. Incentive a colaboração interdepartamental

De acordo com a Glassdoor, para 61% dos brasileiros, a cultura organizacional de uma empresa é mais decisivo para a permanência em um emprego do que o próprio salário.

E tem forma melhor de se sentir parte de uma equipe do que perceber que seu trabalho contribui para o andamento de outros departamentos ou projetos?

É a boa colaboração entre os membros de uma equipe a grande responsável por projetos entregues no prazo, sem conflitos interpessoais e com qualidade acima do esperado.

Utilizar softwares para permitir uma colaboração mais efetiva é indispensável para o gestor que deseja progredir nesse aspecto.

Plataformas que permitem acompanhamentos personalizáveis por projetos como o Target desempenham um papel importante nesse processo.

Além de favorecer a transparência e a colaboração, utilizar essas ferramentas permite maior autonomia aos subordinados e cria uma cultura de feedbacks capaz de integrar toda a equipe.

4. Saiba delegar tarefas

Uma das queixas frequentes dos colaboradores é o excesso de atividades que acabam recebendo.

Receber uma carga de trabalho maior do que a que se é capaz de realizar, além de desmotivar o funcionário, implica na queda de produtividade e qualidade, o que pode comprometer todo um projeto.

Daí a necessidade dos gestores saberem delegar atividades de forma consciente e inteligente. Entender as limitações, habilidades, experiência e competência dos colaboradores nesse processo é fundamental.

Mas como um gerente garante que não está dando a um membro da equipe mais do que ele pode suportar? 

A resposta é tendo uma visão geral das atribuições direcionadas a cada membro da equipe e seus prazos.

Com o Target, por exemplo, é possível realizar a supervisão desses fatores a fim de que os gestores deleguem melhor as tarefas a serem executadas. Eles podem identificar e fazer alterações facilmente para reduzir cargas de trabalho pesadas.

5. Dê feedback e reconhecimento

Sessões de feedback são extremamente construtivas e fornecem insights para melhorias necessárias, tanto para funcionários quanto para gerentes.  É importante que os funcionários saibam com clareza como estão realizando seu trabalho.

Receber esses feedbacks pode ajudar os funcionários, gestores e a equipe em geral a ter um melhor desempenho, bem como a construir harmonia e confiança.

Gerentes eficazes precisam reservar tempo para sessões de feedback consistentes, além do mais, é por meio delas que é possível mostrar a valorização do trabalho que vem sendo realizado.

A valorização dos esforços e conquistas dos membros da equipe tem um impacto significativo no moral e no engajamento dos funcionários, enquanto a falta de reconhecimento pode levar ao esgotamento.

6. Supere os desafios do trabalho remoto

Se alguém ainda tinha ressalvas com o trabalho remoto, 2020 acabou definitivamente com essa ideia.

Ao contrário do que se acreditava antes da pandemia do Covid-19, as equipes remotas não são o caminho do futuro, são a execução do hoje. 52% dos trabalhadores aderiram ao trabalho remoto durante a pandemia.

Para gerenciar com eficiência uma equipe remota, foi preciso se readequar para identificar e resolver os desafios de contratar e gerenciar membros da equipe.

Além de usar um software para superar desafios operacionais, como a dificuldade de comunicação, os gestores também devem reconhecer as outras necessidades de seus funcionários remotos.

O gerenciamento eficaz da equipe é essencial para o sucesso dos projetos.

Um gestor de sucesso deve se destacar em áreas fundamentais como definir metas, delegar tarefas e fornecer feedback consistente, só assim é possível criar uma equipe engajada e de alto desempenho.

Gestores mais eficientes controlam suas atividades operacionais e o dia a dia da sua equipe explorando todo o potencial de plataformas como o Target. Conheça mais o nosso software de gestão que está potencializando resultados de organizações públicas e privadas por todo o país.

Compartilhe este post