Consultor: Como usar a Transformação Digital a seu favor!
Até pouco tempo atrás, o termo Transformação Digital era tido por muitos como puro futurismo ou algo restrito ao universo das startups. Poucos imaginavam que ele faria parte do cotidiano da maioria das empresas atuais, inclusive das pequenas.
Segundo um estudo realizado pela Capgemini, 63% das empresas brasileiras já estão passando por algum tipo de digitalização de suas ações.
Contudo, ainda existe muito preconceito em relação ao tema. Há quem acredite, por exemplo, que é impossível aderir à Transformação Digital sem grandes investimentos em tecnologia, mas pequenas mudanças como a substituição de uma planilha no Excel por uma ferramenta como o Target já pode ser um grande passo nesse sentido.
O importante é perceber que tornar as empresas cada vez mais digitais não é uma corrida futurista, mas um item indispensável para dar-lhes mais competitividade e, principalmente, assertividade nas ações a serem tomadas.
Contar com uma consultoria capaz de utilizar ferramentas tecnológicas para desenvolver todo o potencial de uma organização pode alavancar qualquer negócio. Confira neste post como você pode usar isto a seu favor!
O que você precisa saber antes de oferecer uma Consultoria em Transformação Digital
Bom, já mencionamos que a Transformação Digital é algo vital para qualquer tamanho de empresa e que a sua implementação independe de grandes orçamentos. Dito isto, você, como Consultor, pode e deve oferecer este serviço aos seus clientes, mas é preciso entender alguns pontos antes disso!
O primeiro passo é realizar uma análise do contexto de mercado em que o negócio está inserido. Fica difícil investir em Transformação Digital sem um planejamento estratégico estruturado anteriormente.
É necessário estabelecer os objetivos de curto, médio e longo prazo para depois poder decidir como a tecnologia será uma aliada da empresa.
Outro ponto importante, é determinar quais áreas têm necessidades mais urgentes. Sabendo exatamente onde atuar, é possível escolher melhor as soluções a serem adotadas.
E, por último, mas não menos importante, é fundamental determinar a maturidade tecnológica em que seu cliente se encontra e até onde ele pode suportar. Saber o quanto a empresa pode investir em tecnologia, tanto em termos de orçamento, quanto em estrutura, é indispensável para a escolha das ferramentas mais adequadas.
Optar por estratégias que exijam recursos muito caros para um primeiro momento pode colocar todo o seu trabalho a perder.
Como começar a Transformação Digital do seu cliente
Quando se fala em Transformação Digital, normalmente, o primeiro pensamento das empresas é alinhas a comunicação externa do negócio: criar um site e perfis nas redes sociais, ou até “dar vida” a uma brand persona da marca.
O que muita gente não percebe é que o primeiro passo é justamente estruturar a comunicação interna do negócio. Afinal, se os próprios setores não conseguem passar a informação entre si, como passarão isso ao público?
Existe um grande problema em lidar com dados e informações em boa parte das empresas e isso acaba refletindo no andamento dos seus objetivos. Imagine ter de acompanhar dezenas de planilhas, apresentações e outras papeladas para poder organizar uma reunião ou até mesmo decidir os próximos passos organizacionais!
A melhor forma de iniciar um processo de Transformação Digital é estruturando todo controle de projetos, como prazos, desempenhos e indicadores em uma ferramenta que permita esse gerenciamento em tempo real.
Além de poupar tempo, uma ferramenta como o Target permite uma maior assertividade das ações da empresa e valoriza ainda mais o trabalho do consultor.
Quer saber mais sobre como o Target pode facilitar o processo de Transformação Digital dos seus clientes?
Acompanhe o depoimento do Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.