Como melhorar a tomada de decisão no planejamento estratégico
E porque uma ferramenta de monitoramento e execução do planejamento estratégico é crucial para qualquer organização.
Para muitos, tomar decisões não é tarefa fácil, principalmente levando em conta que nós, seres humanos, não somos seres racionais 100% do tempo. Todos somos suscetíveis a vieses e heurísticas, ou seja, processos cognitivos empregados em decisões não racionais. Nestas horas, pessoas adotam diferentes estratégias para estruturar decisões complexas, de acordo com a quantidade e dificuldade das opções disponíveis. Quando o problema já é conhecido ou temos poucas opções de escolha, costumamos não ter muitas dificuldades em tomar a decisão que julgamos correta, pois é mais fácil analisar e comparar com cuidado cada uma delas; mas, quando o problema é mais complicado, costumamos não nos sair muito bem.
Neste último caso, todos precisamos do que os cientistas comportamentais chamam de uma boa arquitetura de escolhas, de um incentivo, de um Nudge. Mas o que diabos é Nudge? Calma, eu vou te explicar: Nudge é o que Cass Sustein e o Nobel de Economia Richard Thaler chamam para um incentivo que faça com que o agente escolha de forma mais racional, mas que ao mesmo tempo preserve o seu livre-arbítrio.
Os autores distinguem decisões difíceis em dois grupos: bens pecaminosos, quando o prazer é instantâneo mas as consequências só batem à porta no futuro, e bens de investimento, quando os custos são imediatos e às vezes altos, mas nesse caso são os retornos que tardam a aparecer . Um bom Nudge é altamente recomendável a qualquer uma dessas decisões.
Mas e o planejamento estratégico? Acho que não é difícil deduzir que ele se encaixa no grupo dos bens de investimento, pois não é fácil pôr em prática aquilo que foi planejado e é exatamente isto que mostra um artigo publicado no Harvard Business Review. Segundo um estudo citado neste artigo, 80% dos gestores acha que sua organização é boa em produzir estratégias, 44% acham que sua organização é boa em executar o que foi planejado e apenas 2% tem confiança que irão atingir entre 80-100% dos objetivos estratégicos. Este mesmo artigo ainda aponta que os gestores passam, em média, um dia por mês revisando a estratégia, e pior, setores de liderança passam em média apenas 1 hora por mês discutindo estratégia.
Com isso não há dúvida que o Planejamento Estratégico é um excelente candidato a receber um Nudge, algo que o torne vivo, tangível, executável. E para isso não existe melhor incentivo do que ferramentas que lhe amparem de uma ampla visão da estratégia, métricas e indicadores da organização, facilitem a comunicação interna entre os diferentes setores e colaboradores e lhes lembrem sempre de executar os projetos e demandas não realizados, deleguem sempre as funções aos devidos responsáveis e ofereçam incentivos para que o encarregado sinta-se estimulado a realizar sua função.
Você precisa tirar o planejamento estratégico do papel na sua organização, e a Facilit Tecnologia é especialista nisto. A Plataforma Target é o melhor incentivo que a sua empresa pode ter para instigar os colaboradores a executar o planejamento estratégico e se esquivar dos riscos que podem atrapalhar o crescimento da sua organização. Faça como diversas organizações por todo o Brasil: utilize o Target e ajude sua organização a transformar planos em resultados.