Como usar os OKRs para alcançar suas metas?
Como o Google cresceu de 40 para 88.000 colaboradores e mais de US $ 100 bilhões em receita global? Claro que seus produtos e serviços em nuvem desempenharam um grande papel. Mas eles também tinham uma arma não tão secreta à sua disposição: os OKRs.
Desenvolvido pela primeira vez pelo lendário CEO da Intel, Andrew Grove, Objectives and Key Results (OKRs) é um sistema colaborativo de definição de metas que foi adotado pelo Google em 1999. Desde então, os OKRs ajudaram o Google (e inúmeras outras empresas) a não apenas criar produtos rapidamente, mas também permanecer focado, engajado e alinhado com os objetivos da empresa.
Existem várias grandes empresas (além do Google) que usam o OKR para navegar em seu crescimento. Mas, muitas também se perderam pelo caminho. Para fazer o OKR funcionar para você e sua organização, no entanto, você deve executar as três etapas a seguir.
Como rastrear OKR?
Compartilhe-os com seus colaboradores e colegas de trabalho, para que eles possam participar ativamente na sua concretização. Certifique-se de que todos possam ver o status atual e rastrear o OKR.
1. Defina seus objetivos e resultados-chave
Objetivos são descrições qualitativas do que você tenta alcançar. Os resultados-chave são métricas que mostram seu progresso em relação aos objetivos.
A ideia principal da estrutura OKR é que você defina:
- Um objetivo que você deseja atingir
- uma lista dos principais resultados que devem ser alcançados para cumprir a meta
Como definir objetivos
Um objetivo deve ser uma descrição qualitativa do que você está tentando alcançar. Deve ser curto, envolvente e ambicioso.
E por ambicioso significa definir uma meta que você não saiba se realmente poderá alcançá-la, mas é capaz de dar o seu máximo para persegui-la. O Google recomenda 60-70% como um ótimo resultado.
Afinal, se você pensar apenas no que pode alcançar 100%, pode estar definindo uma meta que não é ambiciosa o suficiente.
Apenas tentar alcançar o objetivo ambicioso fará você sair da sua zona de conforto e ir mais longe – e isso também conta como um sucesso! É assim que rastrear o OKR de uma forma que leve a resultados excepcionais.
Como definir os principais resultados
Os principais resultados são métricas que medem seu progresso para alcançar o objetivo.
Se não tiver um número, não é um Resultado-chave. O atributo mais importante de um resultado-chave é que ele é mensurável.
Normalmente, um resultado-chave não é suficiente para medir o sucesso do objetivo, portanto, você deve definir pelo menos dois. Por outro lado, definir muitos resultados-chave cria distração – considere cinco como um limite máximo.
“Conseguir muitos usuários recorrentes” não é um bom exemplo de resultado-chave, pois é difícil dizer se o resultado-chave foi alcançado, por exemplo.
“Fazer com que a maioria dos usuários volte 2x em uma semana” é melhor porque define o que “usuário recorrente” significa, mas ainda não define o número de usuários.
“Faça com que 40% dos usuários voltem 2x em uma semana” é um resultado-chave perfeitamente claro e mensurável.
Como avaliar objetivos
Obviamente, você não pode classificar o objetivo apenas por adivinhar sua taxa de sucesso, mas felizmente você tem os principais resultados!
Portanto, se o seu resultado principal for “faça com que a maioria dos usuários volte 2x em uma semana” e você conseguir que 30% dos usuários voltem duas vezes em uma semana, então a nota do resultado principal é 75%.
A nota objetiva é uma média de suas notas de resultados principais.
Por exemplo, se seus outros resultados-chave tiverem notas de 50% e 90%, então sua nota objetiva é (75% + 50% + 90%) / 3 = 72%.
2. Torne o seu OKR transparente
O segundo passo é mostrar o seu OKR. Compartilhe-os com seus colaboradores e colegas de trabalho, para que eles possam participar ativamente na sua concretização. Certifique-se de que todos possam ver o status atual e rastrear o OKR.
Você pode usar diferentes formatos para divulgar seus gráficos.
3. Trabalhe para alcançar seu OKR
Depois de definir o OKR, bem, não há nada menos a fazer do que trabalhar neles – o que só você tem o conhecimento e a experiência para fazer!
Não se esqueça de avaliar suas conquistas no final do trimestre (ou outro intervalo de tempo que você escolheu).
A maneira como você define metas diz muito sobre sua empresa. Você está preocupado em apenas passar o dia? Ou você está procurando 10 anos na estrada?
Com OKRs, você pode fazer as duas coisas. Os OKRs não ajudam apenas a comunicar a grande visão que constrói gigantes como o Google e o Twitter. Eles também se certificam de que todas as pessoas que estão fazendo seu trabalho diário e apagando incêndios estejam alinhadas.
Mas eles dão trabalho. Como John Doerr escreveu na Wired:
“OKRs não são uma bala de prata. Eles não podem substituir o bom senso, a liderança forte ou uma cultura criativa no local de trabalho. Mas se esses fundamentos estiverem no lugar, os OKRs podem guiá-lo até o topo da montanha”.
Não importa a rapidez com que sua empresa cresça, se estiver indo na direção errada. Mas se você fizer o trabalho inicial para definir sua estratégia e visão, os OKRs podem ser o super combustível de que você precisa para ultrapassar seus objetivos.
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