Você tem o que é preciso para ser um bom líder?
Ser um bom líder ou exercer um cargo de gestão pode ser uma função difícil. Na maioria dos casos, liderança é mais do que apenas gerenciar funcionários, dar ordens, fazer cronogramas ou realizar avaliações anuais de desempenho. É uma tarefa que requer dedicação e um conjunto de traços pessoais que você deve desenvolver ou melhorar constantemente.
Definitivamente, esteja você atuando na administração pública ou buscando alavancar uma organização privada, algumas características serão um ativo valioso nesta jornada. Embora isso não seja totalmente abrangente, aqui estão algumas características vitais que mostram se você tem o que é necessário para assumir uma função de liderança.
1. Possui um entusiasmo sincero
O entusiasmo sincero por uma organização, seus serviços e missão não pode ser fingido. Os funcionários podem reconhecer facilmente um falso líder de longe. No entanto, quando um líder é sinceramente apaixonado e entusiasmado, a característica é contagiante.
Com entusiasmo, os líderes são capazes de identificar as questões críticas existentes em sua linha de trabalho. As inovações geralmente começam com esses problemas e terminam com serviços e produtos para o consumidor, com questões críticas sendo resolvidas também.
2. Tem boa comunicação
Para ter uma atuação eficaz como líder, você deve ser capaz de explicar de forma clara e sucinta a seus subordinados tudo, desde tarefas específicas até objetivos organizacionais. Os líderes também devem dominar todas as formas de comunicação, conversas individuais e departamentais, bem como comunicação por e-mail, telefone ou mídia social.
Um aspecto importante da comunicação envolve ouvir. Como tal, os líderes devem estabelecer um fluxo contínuo de comunicação entre eles e os membros de sua equipe, seja por meio de conversas regulares ou de uma política de portas abertas.
Como líder, você deve estar regularmente disponível para discutir preocupações e problemas com seus funcionários.
3. Exprime confiança
Um estudo feito na Universidade do Texas em San Antonio, a confiança é a chave para um líder criativo e bem-sucedido. De acordo com este estudo, liderança não se trata apenas de motivar pessoas, mas também de desenvolver novas ideias.
Um líder abusivo só criará estresse. A confiança geralmente leva ao fomento de um ambiente criativo e colaborativo. O excesso de confiança, no entanto, muitas vezes é considerado arrogância e cai no campo da liderança abusiva.
No entanto, permanecer genuinamente confiante e positivo é contagiante e inspira aqueles que trabalham para o líder com um nível semelhante de otimismo.
4. É íntegro
Seja reconhecendo erros, dando crédito por realizações ou colocando qualidade e segurança em primeiro lugar, um bom líder sempre exibirá integridade em todos os momentos.
Um grande líder sempre faz o que é certo. A falta de integridade em um líder pode levar à perda de confiança, que eventualmente será difícil de recuperar.
5. É fonte de motivação para os demais
Os líderes devem inspirar seus funcionários a irem além. Pagar um salário justo, embora também seja importante, não é inspiração suficiente. Construir a autoestima dos seus colaboradores, reconhecendo-os e recompensando-os, ou atribuindo novas responsabilidades são algumas maneiras de motivar seus funcionários.
Como líder, você deve aprender os motivadores que funcionam melhor para os membros da sua equipe de modo a estimular a paixão e a produtividade.
6. Está sempre determinado
Bons líderes não têm apenas o poder de tomar decisões por causa de suas posições, mas, em vez disso, estão dispostos a assumir os riscos de suas escolhas. Eles tomam decisões e assumem os riscos cientes de que, se as coisas falharem, serão eles os responsáveis.
Além disso, chefes indecisos costumam ser ineficazes. Muito esforço para chegar a um consenso pode ter um efeito negativo.
7. Sabe delegar
Um líder que tenta assumir várias tarefas sozinho, muitas vezes terá dificuldade em realizar qualquer coisa. Para muitos líderes, sempre existe o temor de que a delegação de tarefas possa ser vista como um sinal de fraqueza, embora seja, na verdade, um sinal de um líder forte.
Portanto, você deve identificar as habilidades de cada funcionário e atribuir funções a cada um deles com base em seu potencial. Através da delegação de tarefas a outros funcionários, você pode concentrar-se convenientemente em tarefas vitais.
É por este motivo que um bom líder, normalmente, conta com um software de gerenciamento de projetos para lhe ajudar com suas maiores demandas.
8. Está buscando inovar constantemente
Embora quase qualquer pessoa possa ser um líder, aqueles que são mais amigáveis, ajustados, ambiciosos e curiosos têm maior probabilidade de se tornarem melhores líderes. Vamos encarar; pessoas curiosas estão sempre buscando novas soluções para velhos problemas.
Um bom líder é sempre incansável em sua busca pela melhor forma de fazer as coisas, o que significa que manterá sua organização competitiva e inovadora. Para isso, buscará as melhores ferramentas para facilitar seus processos e otimizar seus resultados.
Será que você é um bom líder?
Cada uma das características acima é essencial para uma grande liderança. Sem essas características, um bom líder provavelmente não viverá todo o seu potencial. A consequência é que os funcionários não terão um desempenho tão bom quanto deveriam.
Como resultado, as organizações devem se esforçar para identificar e desenvolver essas características essenciais em líderes emergentes e existentes.
Uma boa dica é sempre começar adotando pequenas mudanças, mas de grande impacto como a otimização dos processos internos da empresa, a facilidade de comunicação e a delegação de tarefas, por exemplo.
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