5 maneiras de melhorar sua produtividade no trabalho

5 maneiras de melhorar sua produtividade no trabalho

Enraizado na antiga tradição budista, o termo Mindfulness agora é respeitado pela comunidade científica como uma forma eficaz de combater a ansiedade, tratar doenças cardíacas, reduzir a pressão arterial e melhorar o sono.

Talvez por isso, manter a atenção plena no trabalho também seja uma grande tendência atualmente.  Pesquisas mostram que manter o foco no trabalho pode a sua atenção e a capacidade de trabalhar sob estresse.

No entanto, embora conquistar a atenção plena seja uma meta da maioria das pessoas, está longe de ser facilmente conquistada. Por isso, listamos cinco maneiras de melhorar a sua produtividade no trabalho. Isso não apenas reduzirá seu estresse, mas também aumentará sua produtividade e o ajudará a alcançar mais a cada dia com menos esforço envolvido.

1. Priorize suas tarefas e projetos para o dia seguinte

O dia chegou ao fim e, junto com ele, o final do expediente. Mas, antes de se desligar de vez do trabalho, reserve alguns minutos para ver o que você conseguiu realizar e o que resta para amanhã.

Tente organizar suas tarefas com base nestes três critérios: prioridade, nível de foco necessário e quanto tempo cada tarefa levará. Muitas pessoas são mais produtivas no início da manhã, portanto, comece o dia com as tarefas mais importantes e exigentes.

Em seguida, trabalhe em atribuições de prioridade média e guarde as tarefas menos exigentes para o final do dia. Dessa forma, você pode realizar mais a cada dia e ter a certeza de que sempre fará as coisas mais importantes.

2. Comece o seu dia meditando

Muitas vezes você chega para trabalhar, mas não está realmente presente. O trânsito estava péssimo, você está com problemas familiares, aquele orçamento ainda não foi aprovado e seu cachorro fez xixi pela casa de novo. Você está sentado em frente ao computador para começar o dia, mas seus pensamentos estão em qualquer lugar, menos no seu trabalho.

Acredite, apenas 10 minutos de meditação consciente todas as manhãs podem ajudá-lo a recuperar o foco e a calma. Faça uma lista de reprodução de algumas músicas calmas e relaxantes, encontre uma sala silenciosa, sente-se em uma cadeira confortável, feche os olhos, respire calmamente e, simplesmente, relaxe.

Tente observar seus pensamentos conforme eles vêm e vão, sem julgá-los ou sem resistência. Pode parecer estranho no começo, mas, depois de alguns dias de prática, você começará a se sentir mais focado e produtivo ao longo do dia.

Você pode inclusive contar com alguns aplicativos para isso!

3. Concentre-se em uma tarefa de cada vez

Muitas pessoas vêem a capacidade de realizar multitarefas como um ponto forte ou mesmo um requisito profissional. Mas a verdade é que ser multitarefa é uma farsa: as pessoas não conseguem se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo. O que você está realmente fazendo é alternar entre as tarefas.

Pode parecer eficiente na superfície, mas a alternância de atividades é incrivelmente disruptiva, demorada e desleixada. Estudos mostram que a troca de tarefas pode custar até 40% do tempo produtivo de alguém.

Em vez de fazer malabarismos com muitas coisas ao mesmo tempo, tente trabalhar em uma tarefa de cada vez. Identifique apenas a tarefa mais urgente e só passe para a próxima apenas quando terminar.

4. Crie um ambiente sem distrações

  • Se você puder, desative as notificações em todos os seus dispositivos. Você pode (e deve) reservar um tempo para ler e-mails e retornar ligações como uma tarefa própria.
  • Crie uma lista de reprodução com músicas que o acalmem. Compre bons fones de ouvido. Outro valor agregado em ter fones de ouvido é que mesmo sem ouvir música, você envia uma mensagem para outras pessoas que está ocupado, reduzindo assim as interrupções.
  • Evite fazer logon em redes sociais enquanto estiver trabalhando.

5. Você perdeu o foco? Pare e tire um tempo para você

Calma, é normal se distrair pelo caminho. Se você ainda tem muito trabalho a fazer, mas notou que não consegue mais manter o foco de antes, reserve alguns minutos para si mesmo. Sem julgamento. Você também precisa repor suas energias.

Levante-se, ande um pouco, beba um café, converse alguns minutos. Isso o ajudará a voltar a se concentrar novamente.

Manter a atenção no trabalho não só o ajudará a permanecer são e a se sentir melhor, como também aumentará sua produtividade e o ajudará a obter melhores resultados.

Mas se precisar de uma mãozinha extra para gerenciar seus projetos e controlar melhor o seu tempo, que tal conhecer as funcionalidades do Target? Com a nossa ferramenta, você prioriza o que é mais importante sem perder de vista o seu planejamento estratégico!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *