Os líderes mais importantes da história e suas principais lições
As empresas, assim como os impérios, podem crescer assustadoramente e simplesmente deixar de existir logo em seguida. Entretanto, há aquelas que perduram por décadas e até mesmo séculos sem grandes abalos. E sabe o que impérios e organizações bem-sucedidas têm em comum: uma grande liderança.
O fato é que grandes líderes são parte indispensável de uma estratégia de sucesso. Não só pela visão inovadora, pela facilidade de romper obstáculos, mas por saberem exatamente como motivar e inspirar seus colaboradores em suas batalhas.
Neste post, trouxemos uma lista dos 8 líderes empresariais mais influentes e o que de mais importante você pode aprender com cada um deles.
1. Madame CJ Walker
Eu comecei dando um impulso para mim mesma.
Principal lição: há sempre um público-ideal para cada produto.
Os líderes empresariais mais brilhantes encontram uma fatia não atendida do mercado e a atendem; ninguém exemplifica melhor isso do que Madame CJ Walker.
No final do século XIX e no início do século XX, Walker desenvolveu produtos para os cabelos que atendiam diretamente às necessidades de um grupo demográfico frequentemente esquecido pelas principais empresas de beleza: as mulheres afro-americanas.
Seu negócio decolou e ela rapidamente se tornou uma das empresárias mais bem-sucedidas da história.
Para assistir: A Vida e a História de Madam C.J. Walker
2. Henry Ford
Reunir-se é um começo; manter-se unido é progresso; trabalhar juntos é sucesso.
Principal lição: valorize o trabalho em equipe
O pioneiro do Modelo T lançou mais do que apenas motores, por meio de sua linha de montagem, criou um meio de trabalho mais eficiente.
Essa abordagem de produção reduziu o custo dos materiais e do produto final, o que mudou a acessibilidade dos veículos americanos e o mundo ao seu redor.
Para assistir: American Experience: Henry Ford
3. John D. Rockefeller
Se quer ser bem-sucedido deverá seguir novos caminhos, em vez de viajar por caminhos já desgastados pelo sucesso.
Principal lição: busque sempre a inovação.
É necessário um grande conhecimento de negócios para se tornar o primeiro bilionário americano.
John D. Rockefeller discutiu e dirigiu a economia do petróleo da América do século XIX, trazendo viagens e trânsito para os americanos mais baratos do que nunca. A Standard Oil também conseguiu moldar as leis da América e as atitudes públicas em relação aos monopólios.
Para assistir: The Men Who Built America
4. Estée Lauder
Projetar sua mente em uma situação de sucesso é o meio mais poderoso de atingir objetivos.
Principal lição: tenha metas sólidas e trabalhe duro para alcançá-las.
O nome dela é conhecido em toda a América hoje: Estée Lauder.
Quando era criança, ela se interessou muito pelos produtos de química de seu tio e demonstrou um talento empreendedor desde muito jovem, pois vendia seus produtos onde podia. Ela passou a desenvolver seus próprios produtos, marca e permanência na beleza americana.
5. Andrew Carnegie
As pessoas incapazes de se motivar devem se contentar com a mediocridade, por mais impressionantes que sejam seus outros talentos.
Principal lição: acredite em si mesmo
Muitos historiadores citam Andrew Carnegie como a força transformadora que conduziu a América à sua revolução industrial.
O trabalho desse icônico barão do aço, por meio do uso de gestores de nível médio e outros profissionais, é o que também ajudou a expandir a classe média dos EUA. Poucos podem contestar que ele é um dos líderes mais influentes do país.
Para assistir: The Men Who Built America
6. Walt Disney
Um homem nunca deve negligenciar sua família nos negócios.
Principal lição: trabalho é importante, mas família também.
Ao casar o criativo e o corporativo, o empresário e animador Walt Disney criou a marca internacionalmente amada que conquistou milhões de corações em todo o mundo.
Seu trabalho mostrou o valor do coração e da criatividade dos negócios. Sua narrativa serviu não apenas para entreter, mas também para desenvolver a confiança em sua marca.
Para assistir: Walt Antes de Mickey
7. Sakichi Toyoda
Antes de dizer que não pode fazer algo, experimente.
Principal lição: encontre maneiras de corrigir seus erros
Parte de ser um líder empresarial de sucesso é saber quando usar o sucesso passado para investir em sucessos futuros.
Sakichi Toyoda inventou um tear mecânico com detecção de erros em 1924; mais tarde, ele vendeu a patente daquele tear por quase US $150.000.
Ele então usou esse dinheiro para ajudar a lançar a empresa iniciante de seu filho: uma pequena empresa automobilística chamada Toyota. O talento de Toyota para automação em produtos de máquina viria a revolucionar muitas indústrias.
8. Steve Jobs
Esse tem sido um dos meus mantras – foco e simplicidade. Simples pode ser mais difícil do que complexo; você tem que trabalhar duro para deixar seu pensamento limpo e torná-lo simples.
Principal lição: nem sempre é preciso criar algo novo
Jobs não inventou a roda, mas com certeza a reinventou – isto é, computadores, telefones celulares e toda tecnologia de modo geral – para se tornar mais acessível e empolgante para o mundo inteiro.
O rosto icônico da Apple Inc., Steve Jobs é um nome conhecido por milhões e cuja tecnologia afeta outros milhões.
Para assistir: Steve Jobs: Como Ele Mudou o Mundo
Torne-se um grande líder
Parte de ser um líder de negócios eficaz e inovador é usar ferramentas que permitem seu processo e aumentam sua receita.
Fale com um dos nossos consultores e conheça as funcionalidades da nossa plataforma de planejamento estratégico e gestão!