Ainda que alguns acreditem que mover esforços de planejamento seja uma mera escolha, planejar é fundamental para que se alcance o sucesso de uma organização. É por meio dele que são definidos os anseios da empresa e desenvolvidas as formas…
Para crescer, toda organização precisa estabelecer metas. São elas que direcionam as decisões, mostrando aonde a empresa deseja chegar. Porém, torná-las realidade exige ações concretas, geralmente executadas de forma coordenada por vários setores, e por isso é preciso “traduzi-las” em…
O escritório de projetos (ou Project Management Office — PMO) é uma estrutura de gerenciamento que objetiva criar parâmetros para os processos de governança relativos a projetos. A função desse escritório é otimizar o uso dos recursos, instituir uma metodologia,…
Você já parou para pensar na importância de fazer um acompanhamento do planejamento estratégico na gestão municipal? Apesar de ter objetivos diferentes do setor privado, a gestão pública necessita de um monitoramento periódico – isso é tão relevante quando a…
Planejar é o sucesso de toda gestão próspera. Estabelecer objetivos e metas para alcançá-los é uma das principais exigências para o sucesso. A administração pública deve sempre manter suas metas alinhadas com os gestores municipais, para que, em conjunto, possam satisfazê-las.…
As empresas públicas e entidades privadas, cada vez mais, vêm apresentando modelos de gerenciamento muito semelhantes, já que apresentam poucas peculiaridades. É importante ter em mente que, seja uma organização particular ou alguma instituída pelo poder público, todas são responsáveis…
Os 100 dias iniciais de uma administração pública são essenciais para que seja apresentada aos eleitores qual será a face da nova gestão. Um governo atuante desde seus primeiros momentos mostra força aos cidadãos. Se, por outro lado, revelar-se lento…
Realizar a gestão de um município é tarefa desafiadora. Muitos são os empecilhos que obstaculizam a transformação dos objetivos criados em metas sólidas, a fim de torná-los realidade. Podemos afirmar, entretanto, que o desenvolvimento e crescimento das cidades está intrinsecamente ligado…
Administrar uma empresa de médio porte requer vários cuidados por parte de seus gestores. Imagine então as dificuldades que os profissionais de gestão pública – prefeitos e secretários – têm ao gerir um município com inúmeras secretarias e funcionários. Atualmente,…
As metas são ferramentas importantes para que os funcionários saibam quais são suas responsabilidades dentro dos objetivos da organização. Parte dos gestores a iniciativa de como definir as metas, sendo que este processo deve ter um desdobramento claro, para que…