Planejamento estratégico: 10 formas de executar com eficiência
Quando falamos em planejamento estratégico há, normalmente, dois grupos que se destacam: os que amam e os que odeiam.
Aqueles que odeiam geralmente o fazem como resultado de uma experiência ruim. Todos nós já experimentamos ou ouvimos histórias em que muito tempo, esforço e dinheiro foram investidos no desenvolvimento de um plano estratégico, que acabou indo parar dentro de uma gaveta.
Nesse caso, as partes interessadas não foram incluídas no processo, ele não foi comunicado de forma eficaz, não foi adotado, ninguém sabia seu papel nele e — ainda assim — as pessoas realmente o usaram para tomar decisões.
Como acontece com a maioria das coisas, pessoas como nós, que amam o planejamento estratégico, normalmente também amam listas. Portanto, elaboramos uma com 10 formas para executar um planejamento estratégico eficaz.
E, claro, ela não foi pautada em achismos, mas em anos de dedicação ao assunto tanto pela nossa própria experiência, quanto a dos nossos clientes.
1. O planejamento estratégico é um PROCESSO, não um EVENTO
O planejamento estratégico não é algo que você faz como um único evento. Em vez disso, é parte de um processo de melhoria contínua. Nunca acaba. Não é algo que você faz, marca uma lista e passe para outra coisa.
2. Mantenha-o SIMPLES
Quando feito corretamente, o planejamento estratégico não é simples. Na verdade, é muito abrangente e complexo.
No entanto, para desenvolvê-lo, comunicá-lo e inseri-lo na estrutura de sua organização com eficácia, você precisa adotar uma estrutura simples que todos possam entender facilmente e visualizá-lo à medida que avançam.
Acreditamos que todo o processo pode ser dividido em cinco questões essenciais como:
- Quem nós somos?
- Onde estamos agora?
- Para onde queremos ir?
- Como saberemos quando chegamos?
- Como planejamos chegar lá?
3. Envolva TODAS as partes interessadas
O planejamento estratégico eficaz não é feito isoladamente. As partes interessadas precisam ser envolvidas desde o início e com frequência.
Não espere até que você já tenha desenvolvido um plano para envolvê-los. Torne-os parte do processo antes, durante e depois. Afinal, os stakeholders são aqueles de quem você dependerá para implementar o plano.
Dica extra: Estabeleça resultados mensuráveis
Seu plano deve incluir resultados mensuráveis. Nós os chamamos de “Indicadores de Desempenho”. Do contrário, as pessoas nunca saberão quando a meta foi alcançada.
4. Dê responsabilidade
São as pessoas que fazem as coisas. Se o seu plano não chegar ao ponto de ter pessoas específicas responsáveis por iniciativas dentro do seu plano, então o trabalho nunca será feito porque ninguém terá responsabilidade nele.
5. Atribua prazos
Sem um prazo definido, há uma boa chance de que o trabalho nunca seja concluído. Definir datas de vencimento ajuda a priorizar o trabalho e fornece a estrutura para alocar recursos para que as coisas funcionem de verdade.
6. Determine custos
Nada pode ser mais frustrante do que passar pelo processo de planejamento e descobrir que as coisas que você disse serem importantes não foram contabilizadas no orçamento.
O orçamento não está separado do processo de planejamento estratégico; na verdade, ele faz parte disso. Se seu plano estratégico diz uma coisa, mas seu orçamento diz algo totalmente diferente, você tem um problema.
7. Alinhe seu planejamento estratégico
Não dá para gerenciar um projeto sem partir do planejamento estratégico. Ele vem antes de tudo, mas precisa estar integrado ao restante.
O planejamento estratégico vem primeiro e, em seguida, tudo o mais que você fizer deve ser alinhado em volta dele. Isso deve incluir coisas como seu orçamento, planos operacionais, projetos, reuniões, etc.
8. Comunique-se
A comunicação do planejamento deve ser feita de várias maneiras para envolver e informar todas as partes interessadas.
Todos devem saber qual é o plano e qual é o seu papel na sua execução. Descubra como seus vários stakeholders preferem receber informações e tente encontrá-los onde eles estão. Afinal, não adianta mandar milhares de e-mail para um colaborador que nunca checa sua caixa de entrada.
9. Rastreie
Se você não tem como rastreá-lo, mesmo o melhor dos planos pode cair no esquecimento simplesmente porque se tornou muito complicado ou demorado demais para acompanhá-lo.
10. Execute
Para ser rotulado como planejamento “eficaz”, ele deve produzir resultados “eficazes”. O planejamento deve se tornar parte da cultura e do clima de sua organização. Tem que ser infundido em tudo o que você faz e deve começar de cima.
Se os gestores “viverem isso”, é mais provável que as pessoas em todos os níveis da organização também o façam.
Dica extra: Contrate um Software de Planejamento Estratégico e Gestão
Ao invés de engavetar o seu planejamento estratégico, que tal contratar um software capaz de transformá-lo em resultados?
O planejamento estratégico quando bem feito não é fácil. É preciso muito tempo e muito trabalho. Não existem atalhos. No entanto, uma vez inserido na cultura e no clima de uma organização, fica mais fácil à medida que se torna “a maneira” de você fazer as coisas. E o mais importante, ele produz resultados transformacionais.
Mas, para isso, você precisa compartilhá-lo e trazê-lo para o dia a dia da sua equipe. Com o Target, você consegue alinhar seus projetos ao seu planejamento, monitorar seus resultados e manter seu cronograma.
Observe que um dos fracassos de projeto é partir para ferramentas de gestão que deixam o planejamento estratégico de fora das suas ações. O Target é o inverso disso! Alinhamos cada projeto ao seu plano para que você alcance todos os seus objetivos no tempo e orçamento estabelecidos.
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