Como gerenciar uma equipe de trabalho híbrido
O trabalho híbrido veio para ficar. Os eventos de 2020 aceleraram radicalmente a aceitação do trabalho remoto para muitas organizações e provaram que a equipe de escritório não precisa estar presa a um local de trabalho para se manter produtiva. Claramente, os parâmetros em torno de onde o trabalho é feito mudaram para sempre.
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De acordo com uma pesquisa feita pela Adecco, muitos profissionais desejam manter alguma forma de flexibilidade regular. Um fato que já vem sendo aceito por muitos empregadores brasileiros.
Entenda como funciona uma equipe de trabalho híbrido e o que fazer para gerenciá-la com eficiência.
O que significa trabalho híbrido?
A pandemia da covid-19 revolucionou a forma como o mundo trabalha. Em 2020, as restrições governamentais e as crescentes preocupações em torno do vírus fizeram com que uma grande porcentagem da força de trabalho – da qual muitos profissionais nunca haviam trabalhado em outro lugar a não ser em um escritório – configurasse rapidamente a tecnologia para trabalhar em casa.
Desde então, começamos a retornar ao escritório. Quer seja uma vez por mês, uma vez por semana ou quatro dias por semana, muitos locais de trabalho estão permitindo que os colaboradores dividam seu tempo entre o trabalho presencial e em casa.
Essa forma de trabalhar é chamada de ‘trabalho híbrido’. Refere-se ao andamento do trabalho no escritório e em casa. O mesmo vale para os termos ‘modelo de trabalho híbrido’ ou ‘equipe híbrida’. Esses termos se referem a uma força de trabalho dividida entre aqueles que trabalham predominantemente remotamente, aqueles que trabalham predominantemente no escritório e aqueles que dividem seu tempo entre os dois.
Como será o trabalho híbrido no futuro?
Com o trabalho remoto se tornando mais normalizado, muitos líderes compreensivelmente adotaram políticas laborais mais flexíveis.
Afinal, em 2020, os empregadores perceberam que seus colaboradores permanecem engajados e produtivos quando trabalham remotamente. Além disso, o trabalho híbrido auxilia na atração e retenção da equipe, enquanto os colaboradores desfrutam de um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Você também pode abrir suas vagas para um pool de talentos mais amplo, que não é mais limitado pela geografia local.
No entanto, manter uma equipe híbrida coesa não é assim tão fácil. Mas separamos 8 passos que podem auxiliá-lo nesse processo:
8 maneiras de gerenciar uma equipe de trabalho híbrido
A liderança eficaz de uma equipe híbrida, resume-se em praticar a justiça e a inclusão com todos os membros de sua equipe, independentemente de onde estejam trabalhando.
Assim, gerenciar equipes híbridas pode parecer um ato de malabarismo. Mas, ao adicionar alguns pontos adicionais e impulsionar a comunicação interna, você perceberá os benefícios do trabalho neste formato.
1. Defina expectativas e responsabilidades
Defina as expectativas e torne a responsabilidade clara para todos os colaboradores, de modo que, em casa e no escritório, possam trabalhar juntos de forma produtiva, sabendo quem está fazendo o quê.
Como parte disso, você pode realizar – de forma dinâmica – reuniões virtuais diárias ou semanais com toda a sua equipe para começar cada dia ou semana com o pé direito. Comunique os fluxos de trabalho e os principais prazos e, em seguida, compartilhe o progresso regularmente para manter o ritmo.
2. Comunique os horários de trabalho
Com a equipe baseada em diferentes locais físicos, certifique-se de que todos saibam e entendam onde cada membro da equipe estará trabalhando.
Compartilhar horários de trabalho e criar um calendário de grupo compartilhado, onde os colaboradores podem indicar onde trabalharão a cada dia, ajudará a aumentar a visibilidade dessas informações cruciais.
3. Desencoraje uma cultura separatista
Quando você gerencia uma equipe híbrida, pode acabar favorecendo mais um grupo do que outro, especialmente se você tiver vários colaboradores que trabalham predominantemente em um local, seja remotamente ou no escritório.
Já imaginou ver sua equipe local, por exemplo, achando que os membros remotos não trabalham tão duro ou têm uma experiência de trabalho mais fácil?
Assim, os gestores de equipes híbridas muitas vezes precisam fazer um esforço maior para garantir que não favoreçam nenhuma das partes de sua equipe. Caso contrário, acaba-se criando uma cultura separatista do “eles e nós”.
Além disso, incentive seus colaboradores remotos e no escritório a construírem proativamente suas relações de trabalho. Facilite isso tanto quanto possível, através de videochamadas semanais, por exemplo.
Essas ações o ajudarão a promover com eficácia uma cultura de apoio e respeito em sua equipe híbrida.
4. Compreenda os benefícios de cada situação de trabalho e garanta justiça
Seus colaboradores que trabalham em casa podem achar mais fácil manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal em comparação com aqueles que estão no escritório a maior parte do tempo.
Portanto, você pode tentar encorajar ou facilitar o mesmo nível de equilíbrio para os membros de sua equipe no escritório, dando-lhes a flexibilidade de, por exemplo, pegar seus filhos na escola ou sair para correr durante o horário de trabalho.
5. Dedique tempo e foco iguais a cada membro de sua equipe
A quantidade de atenção e ajuda que você dá a cada funcionário não deve depender de onde eles estão trabalhando ou de qual é a função. Só porque alguns membros de sua equipe trabalham remotamente, eles não devem receber menos do seu tempo e apoio.
6. Esteja atento à comunicação
No modelo de trabalho híbrido, você pode ter colaboradores que trabalham predominantemente ou exclusivamente de forma remota. Esses trabalhadores perdem a interação face à face. Isso significa que você precisará pensar cuidadosamente sobre como fazer com que eles se sintam igualmente incluídos através de reuniões remotas virtuais.
Ao se comunicar com colaboradores remotos da equipe, escolha voz ou vídeo em vez de e-mail ou bate-papo, dependendo da tarefa. Vê-lo e ouvi-lo regularmente ajudará os profissionais remotos a se sentirem inclusos como parte da equipe.
Da mesma forma, evite reuniões improvisadas no escritório. Embora os momentos mais frios forneçam oportunidades informais para colaboração, formação de equipes e solução de problemas, eles excluem o time que não está no escritório naquele dia específico.
Em vez de tomar decisões naquele momento, agende uma chamada virtual para incluir todas as partes interessadas relevantes. Pode parecer esforço extra, mas, ao envolver todas as pessoas certas na conversa desde o início, você garantirá que a melhor decisão seja tomada.
7. Pense em como você medirá o desempenho de maneira justa
Seu foco precisará mudar de esforço ou horas nas mesas para resultados com base em objetivos definidos. Não importa a localização dos membros de sua equipe, você deve se concentrar na qualidade das entregas realizadas, e não no tempo que passam em seus postos de trabalho.
Garanta também que os planos de progressão na carreira sejam justos e iguais para colaboradores presenciais e os remotos.
8. Mantenha seus colaboradores remotos informados sobre as decisões da empresa e da equipe
Os membros da equipe que não estão no escritório podem não ter conhecimento das decisões que seus colaboradores locais tomam, ou mesmo das decisões tomadas no nível executivo, portanto, agende uma chamada regular e dedicada para compartilhar esses detalhes, garantindo o máximo de transparência possível.
Isso lhes dará uma visão geral mais clara da direção estratégica da organização e mais ampla da equipe, enquanto minimiza a sensação de que estão fora do circuito.
10. Garanta que recompensas e benefícios sejam justos para todos
Oferecer recompensas ou benefícios baseados no escritório, como aulas de ioga no escritório, almoços comemorativos ou inscrição com desconto em uma academia próxima ao local de trabalho, pode ser desmotivador para colaboradores remotos que não podem participar.
Se você oferece recompensas que são inacessíveis para colaboradores remotos, você precisa pelo menos dar-lhes alternativas que pareçam amplamente equivalentes às que os colaboradores de escritório desfrutam.
Por exemplo, se a empresa pagar a pizza da sexta-feira, envie uma entrega de comida para seus colaboradores remotos. Se você estiver oferecendo uma aula de mindfulness no escritório, transmita a sessão ao vivo para seus colaboradores remotos.
Prepare-se e sua equipe para novas formas de trabalho
Olhando para frente, fica claro que nossos locais de trabalho estão mais fluidos do que nunca. Os ambientes tradicionais têm menos pessoas, por conta dos membros da equipe terem a flexibilidade de irem ao escritório alguns dias e trabalhar o resto da semana em casa. Isso pode fazer com que a dinâmica dos times mude de um dia para o outro, o que exige uma gestão cuidadosa.
Como líder, então, é importante se colocar na frente, adotando uma abordagem proativa para liderar sua equipe híbrida para o sucesso.