Planejamento Estratégico na prática: por que envolver colaboradores
O planejamento estratégico é uma ferramenta capital para sustentar e orientar de forma adequada o desenvolvimento do negócio. Embora comumente o instrumento seja tratado como algo elaborado por uma gestão que se aproxime do topo no nível hierárquico dentro da empresa, a verdade é que o envolvimento dos colaboradores nessa questão deveria ser bastante incentivado. Isso pode ser muito benéfico para os resultados esperados.
Com os colaboradores participando, não apenas a elaboração desse planejamento pode ser mais fácil, mas também a efetivação das metas e objetivos traçados.
Quer saber por que envolver colaboradores no planejamento estratégico? Descubra, a seguir, e veja os benefícios desse comprometimento.
Permite o alinhamento de expectativas e atuações
A melhora na comunicação interna é um dos primeiros e principais benefícios de envolver os colaboradores na elaboração do planejamento estratégico. Quando todos participam, todos sabem o que a empresa deseja alcançar, em quanto tempo e quais ações serão colocadas em prática.
Além de isso oferecer uma democratização do acesso à informação também colabora para o alinhamento de expectativas e atuações. Com todos atuando focados no mesmo objetivo, há uma sinergia em busca dos objetivos principais da empresa, o que aumenta as chances de sucesso.
Gera engajamento e motivação
Quando os colaboradores se sentem integrados e parte de algo importante para a empresa, eles ficam mais motivados. Além de sentirem que o que eles fazem importa, eles também sentem que são levados em consideração no processo de tomada de decisão.
Isso traz um fator psicológico positivo, que leva a um aumento da motivação e do engajamento. Isso se traduz na forma de colaboradores que se envolvem de maneira mais intensa com projetos e objetivos e que, com isso, ajudam no alcance dos resultados.
Diminui a necessidade de controle específico
Uma vez que todos saibam o que a empresa deseja atingir e o que deve ser feito é como se o negócio criasse diversas lideranças localizadas. Os gerentes vão conseguir controlar melhor a atuação das equipes que, cientes do planejamento, também vão conseguir ter um controle interno otimizado.
No geral, isso diminui a necessidade de controle específico e centralizado, criando diversos pontos de apoio. Além de isso aumentar a produtividade, também aumenta as chances de que os resultados sejam alcançados como previsto.
Torna o planejamento mais completo
Com a participação dos colaboradores, que muitas vezes são as pessoas mais envolvidas no cotidiano do negócio, o planejamento estratégico se torna mais assertivo e mais completo. A participação deles pode trazer novos pontos de vista e abordagens que ofereçam resultados ainda melhores para o negócio.
Inclusive, o envolvimento dos colaboradores associado a um software especializado pode tornar a elaboração de metas e estratégias muito mais simples, favorecendo que se alcance aquilo que é encarado como sucesso pela organização.
O planejamento estratégico aliado à participação dos colaboradores ajuda a garantir mais engajamento, motivação, melhor controle e alinhamento. Juntos, eles fatores permitem que o negócio caminhe rumo aos seus principais objetivos.
Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e receba gratuitamente ótimas dicas para seu negócio e todas as nossas atualizações.