Os segredos para formar um time vencedor
Nosso mundo está evoluindo rapidamente, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata de administrar uma empresa de sucesso. Com a digitalização das empresas acontecendo rapidamente, deve haver uma maneira de tornar sua empresa à prova da extinção, certo?
Bem, existe, e você está prestes a descobrir.
1. Defina os valores da sua empresa
Definir os valores da sua empresa é o primeiro passo para construir um time vencedor. Isso dará à sua empresa a plataforma certa ao declarar claramente o que você representa como negócio. Deixe que cada um de seus colaboradores tenha esses valores ao seu alcance.
Para começar com os valores da sua empresa, você precisa se perguntar estas três perguntas:
- Por que minha empresa existe – por que fazemos o que fazemos?
- Em que minha empresa acredita – o que representamos?
- Qual é a minha visão para a empresa?
Responder a essas perguntas coloca você no caminho certo para construir um time vencedor, especialmente para startups.
2. Mantenha metas claras
É de extrema importância que seus funcionários entendam seus parâmetros de sucesso e como a avaliação de desempenho é concedida. Isso os ajudará a saber o papel que desempenham na empresa.
[Leia também: 3 motivos para adquirir um software de gestão de projetos ainda hoje]
Quando cada membro de sua equipe compreender sua responsabilidade na realização dos objetivos da empresa, será mais fácil para eles permanecerem focados e, no longo prazo, você terá membros motivados positivamente.
A motivação positiva e pessoal é a base de um time vencedor.
3. Invista no bem-estar da sua equipe
O sucesso de qualquer organização depende muito do bem-estar dos membros. Para formar um time vencedor, é preciso estar pronto para investir na melhoria da saúde no trabalho de sua equipe.
Como líder, sua tarefa é garantir que sua equipe tenha os recursos certos para o trabalho e fornecer oportunidades de melhoria. Tudo isso contribuirá positivamente para a cultura da sua empresa.
[Leia também: Aumente a produtividade do seu time em 1 semana]
4. Aprenda a abraçar o fracasso em vez de evitá-lo
Não tenha medo de fracassar. A última coisa que você deve querer como gestor é que sua equipe tenha medo de arriscar por causa das possíveis repercussões se ela estiver “errada”.
É mais preferível que seu time falhe sendo agressivo (assumindo riscos) do que sendo passivo. Negócios passivos se tornam obsoletos e, em última análise, irrelevantes. Incentive a busca pelo sucesso em sua empresa para que a equipe se vicie em correr riscos. É aqui que se encontram a inovação e o crescimento.
Portanto, falhe primeiro, falhe rápido, aprenda com isso e alcance o sucesso mais rapidamente do que você esperava.
[Leia também: A verdade que nenhuma empresa conta sobre o fracasso de seus projetos]
5. Contrate por personalidade em vez de habilidades
Os critérios convencionais de contratação baseiam-se nas habilidades e na experiência profissional anterior. Embora habilidades e experiência possam ser um bom indicador de alguém que pode fazer um trabalho, prefira contratar uma pessoa que acredite fortemente na visão de sua empresa e se encaixe bem em sua equipe.
Afinal de contas, é melhor capacitar esses candidatos com as ferramentas de que precisam do que contratar um “guru” que tenha uma personalidade difícil de lidar.
Se você olhar para o seu negócio a longo prazo, é muito mais fácil justificar a contratação de um candidato que não seja tão indicado para o cargo quanto os outros, mas que rapidamente superará os demais porque se encaixam em sua cultura e acreditam em sua visão.
Habilidades por si só não são boas o suficiente quando você está tentando formar uma equipe vencedora para o sucesso do seu negócio. Quando sua empresa enfrenta tempos difíceis, são os apaixonados pelo que fazem que continuam com você e redobram seus esforços.
6. Capacite e confie em sua equipe
Depois de contratar uma equipe com a qual você sente que está pronto para trabalhar, a próxima coisa a fazer é capacitar cada membro da equipe.
A melhor ferramenta de fortalecimento nesses casos é a confiança. Quando um membro da equipe vê que você confia nele, você dá a ele uma confiança que se traduz em forte motivação, e o sucesso orientado para o objetivo sempre será o resultado.
O segredo aqui é ousar confiar em seus colaboradores e capacitá-los para serem empreendedores em seus próprios departamentos e funções dentro de sua empresa. É assim que você atrai e retém talentos que dão vida à visão da sua empresa mais do que você poderia ter sonhado.
Construa um time vencedor
Você pode construir uma força de trabalho vencedora seguindo essas dicas, mas não há atalho para alcançá-la.
Você tem que trabalhar em cada ponto até ver a equipe que você sempre quis. O processo de construção da cultura certa para sua empresa pode funcionar de maneira diferente de uma pessoa para outra. O importante é escolher o que funciona melhor para sua equipe.
Quando você começa definindo os valores corretos da empresa, define suas expectativas e mede o sucesso e capacita sua equipe para trabalhar com base na confiança e na honestidade, você se surpreenderá com os resultados.