Como a melhoria na gestão pública impacta positivamente na sociedade?
Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus teve um efeito poderoso sobre os governos e instituições públicas. Mas, ao contrário do que muitos pregavam, em vez de ser um empecilho para o progresso de muitos municípios, essa fase mais conectada e on-line está acelerando rapidamente tendências pré-existentes que já estavam transformando o mundo desde o início da revolução tecnológica.
Em todo o caso, embora seja um pouco cedo para apontar evidências conclusivas, é possível perceber que a inovação surge como um fator primordial de melhoria na gestão pública e, consequentemente, na vida de muitas comunidades ao redor do globo.
Se antes da pandemia já se falava da importância da inovação, hoje ela é uma necessidade! Nunca foi tão urgente buscar novas soluções, experimentar, desenvolver e adotar melhorias em serviços, bens, processos e técnicas organizacionais.
Na prática, isso significa que não só a melhoria na gestão pública é possível e necessária, mas que tanto os gestores públicos quanto a sociedade devem estar envolvidos nesse processo, que, se bem implementado, pode gerar frutos no agora e no amanhã dessas comunidades.
A importância da inovação na gestão pública
As administrações públicas, muitas vezes, não estão preparadas para inovar. Não percorreram um caminho natural para isso. Seus diferentes departamentos trabalham de maneira isolada, com pouco diálogo entre si e baseados em ultrapassadas estruturas hierárquicas.
Sendo assim, muitos se limitam a reproduzir, mecanicamente, processos burocráticos. Esse modelo tem como fundamentos a certeza e a previsibilidade. Para muitos gestores públicos, inovação, por sua vez, significa incerteza.
Mas, o que deve ficar claro é que a inovação traz consigo a criatividade — fundamental para melhorar o processo administrativo, fazendo com que se torne mais eficiente no atendimento aos usuários do serviço público.
Com a pandemia, esse processo acabou se acelerando mesmo que a contragosto de muitos gestores. O fato é que, com repartições fechadas, muitos serviços precisaram operar digitalmente, o que só provou que além de possível, inovar era mais que necessário.
Instituições públicas investem em inovação na pandemia
Foi durante o período mais crítico da pandemia, quando muitos municípios precisaram recorrer ao lockdown, que a inovação surgiu como forma de introdução de novas lógicas de ação para equacionar os problemas e enfrentar novos desafios.
De portas fechadas e sem pessoal para atender às demandas, muitas instituições públicas precisaram recorrer a métodos mais modernos de atendimento.
O INSS, por exemplo, que já vinha levando boa parte de suas solicitações para o atendimento telefônico acabou digitalizando boa parte de seus serviços e, atualmente, 96 dos 90 serviços oferecidos por este órgão já são prestados à distância.
O movimento que, antes, poderia causar certa desconfiança acabou ganhando adesão popular. Agora, é comum vermos cidadãos perguntando o porquê de muitos outros serviços públicos ainda não terem seguido pelo mesmo caminho.
A participação da sociedade e a melhoria na gestão pública
Envolver a sociedade nos processos de tomada de decisão governamental, além de permitir ao gestor público um conhecimento das reais demandas, possibilita que a população também se aproprie de informações importantes, fazendo com que passe a entender melhor as dificuldades orçamentárias do governo, priorizando o que é realmente importante.
No Brasil, a participação popular tem sido implementada nas 3 esferas de governo, independentemente de ideologia, sempre partindo do princípio de que governos democráticos necessitam do acompanhamento da sociedade na gestão.
Essa participação tem se dado por meio do orçamento participativo, conselhos, audiências públicas, ouvidorias ou até mesmo com a utilização de ferramentas como o “Fale Conosco”.
Enfim, o setor público e a sociedade têm muito a ganhar com a inovação. Os impactos na melhoria da qualidade de vida da população são muitos, com os interesses da comunidade realmente refletidos em bens e serviços públicos.
A gestão pública, sem dúvida, é complexa. Nesse sentido, uma abordagem estruturada e participativa pode auxiliar as instituições na busca continuada por inovações, mas há um longo percurso a seguir.
Como tornar a gestão pública mais inovadora?
Entendendo este novo contexto, a Facilit decidiu auxiliar gestores de todo o Brasil a encontrar soluções inovadoras para que instituições públicas e privadas possam enfrentar o novo cenário pós-Covid-19.
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