Como melhorar a gestão de grandes equipes
Como você faz a transição de gerenciar uma pequena equipe de especialistas para assumir a gestão de grandes equipes com múltiplas especialidades? Indubitavelmente, essa é uma etapa com que muitos gestores terão de lidar em algum momento de suas carreiras e pode ser bem desafiadora.
Uma equipe pequena pode ser relativamente fácil de gerenciar, pois, geralmente há metas e objetivos compartilhados e uma menor demanda para que o gestor assuma o comando. Quando todo um departamento ou uma grande equipe precisa de liderança, há uma demanda muito maior colocada sobre o líder, e o estilo de gestão e as prioridades precisam se adaptar.
Esse aumento no número de colaboradores, escopo e responsabilidade pode ser assustador, mas, desde que você mantenha alguns princípios-chave em mente, é eminentemente alcançável.
Aqui estão nossas dicas principais para melhorar a gestão de grandes equipes.
Construa relacionamentos com toda a equipe
Seus relacionamentos profissionais mais importantes como líder de uma grande equipe são aqueles que você constrói com seus subordinados diretos ou sua equipe de gestão. São eles com quem você mais entrará em contato e os responsáveis por colocar a sua estratégia em prática.
Eles atuam como seu canal para o resto do time, mas é importante que você não pare de trabalhar nos relacionamentos. Todos vocês, desde os executivos e assistentes, são ativos valiosos e devem ser tratados como tal. Como líder de equipe, você deve mostrar que está investido neles e em seu trabalho, e se esforçar para construir algum tipo de relação profissional.
Isso não quer dizer que você deva fazer amizade com cada um dos membros da equipe, mas faça um esforço para construir um relacionamento e mostrar que entende o papel deles no time. Isso ajudará muito a garantir que todos estejam investidos no que você está tentando fazer e a manter o foco de todos na mesma direção.
Capacite sua equipe
Conforme mencionado acima, sua equipe de gerenciamento será responsável por colocar em prática sua estratégia e será sua voz quando os projetos estiverem em andamento. É extremamente importante que você construa relacionamentos fortes, mas também que esteja capacitando essa equipe a se destacar e ter confiança em si mesma.
Você deve incentivá-los a serem tomadores de decisão por seus próprios méritos e a se apropriarem dos projetos. Afinal, é provável que estejam mais próximos das operações diárias e devem estar bem posicionados para isso.
No entanto, isso também os ajuda a impulsionar sua posição como gestores. Uma equipe de gestão motivada, respeitada e capacitada pode ser o maior diferencial em uma gestão de grandes equipes.
Melhore a sua comunicação
A comunicação é talvez a coisa mais importante para acertar em qualquer negócio. Como gestor e, em particular, responsável por uma grande equipe, é absolutamente vital que você estabeleça canais de comunicação claros dentro de seus times.
A pergunta-chave a se fazer é: como você pode se comunicar de forma mais eficaz com sua equipe, e como sua equipe pode se comunicar de forma mais eficaz entre si? Isso vai depender do tipo de trabalho que você faz e de como a equipe é formada.
Pode ser que uma ferramenta de gerenciamento de projetos, com integração ao Zoom e ao Telegram seja a melhor abordagem. Como alternativa, pode ser que as reuniões regulares sejam o caminho certo a seguir. Você precisa descobrir o que funciona melhor e implementar sua solução.
Saiba delegar
Agora que você está gerenciando uma grande equipe, seu tempo e recursos provavelmente se esgotarão. Você é responsável por um grande grupo de pessoas e projetos, cada um com seu próprio conjunto de prioridades – pode ser difícil conciliar.
Esteja disposto a delegar tarefas a membros de sua equipe que sejam capazes e tenham tempo e espaço para absorvê-las. Por um lado, isso proporcionará a você mais tempo para se concentrar em outras prioridades, mas também dará a esses funcionários a oportunidade de assumir tarefas de alto nível e aprimorar suas habilidades.
Uma parte vital do gerenciamento é capacitar seus subordinados diretos e ajudá-los a progredir. Delegar as tarefas certas às pessoas certas pode ajudar nisso.
Procure e aceite feedback
Qualquer gestor deve estar aberto a feedback, tanto dos que estão no topo quanto dos que reportam. É uma parte vital do aprimoramento profissional e isso não para quando você atinge esses cargos de gerência superior.
Embora seja improvável que você ofereça um fórum aberto para que todos sob sua responsabilidade apresentem suas críticas, é importante estar aberto a comentários. Uma boa abordagem é usar sua equipe de gerenciamento ou líderes de equipe para atuar como coletores de informações e também para incentivá-los a serem honestos com suas opiniões.
Se você for visto como aberto a feedback e disposto a implementar melhorias, isso pode conquistar muito respeito em sua equipe. Se você quiser mais dicas sobre como desenvolver sua equipe, consulte todos os nossos artigos sobre gestão aqui.