Sabe-se que planejar é programar, mas só executando o planejado se atingem resultados
Na Facilit lidamos diariamente com a demanda de duas das disciplinas de Planejamento que, apesar de apresentarem complementaridade e um amplo conjunto de semelhanças estruturais, focam em ambientes de atuação distintos:
- A área do planeamento “estratégico” que, normalmente, tem por objeto a intervenção em determinada entidade organizacional, seja ela do setor público ou privado;
- A área do planejamento urbanístico/territorial que, sendo complementar da primeira, tem a especificidade de ter como objeto uma entidade física – uma unidade territorial;
Em ambos os casos, dificilmente se encontrará sucesso no planejamento que em sua concepção não tenha vencido etapas primordiais, de forma direta ou por mera indução: a identificação dos valores, objetivos e visão de futuro e a definição do caminho para atingir essas expetativas.
O ato de planejar almeja, em primeira instância, definir o conjunto de iniciativas que abram caminho para se chegar onde se estipulou, no horizonte temporal programado.
Para o efeito, definem-se etapas fundamentais para guiar as iniciativas e alocação de recursos e formulam-se táticas que possam garantir o desempenho expectado.
Isso só é possível com um bom conhecimento sobre a realidade atual do ambiente de atuação (seja uma organização ou um território) das suas fragilidades e potencialidades, das deficiências em processos internos de todas as entidades que venham a ter intervenção direta no processo de execução e das oportunidades de melhorias a serem exploradas.
Planejar é ir além do que já se alcançou ontem e do que se tem em mãos hoje. É lançar um olhar sobre o futuro, mas executar o planejado é promover o conjunto de ações que permitam atingir esse futuro nas condições e horizonte temporal programados.
Esse é o maior desafio enfrentado pelas organizações: conseguir efetivar a concretização do que foi planejado. A solução para este problema está no sistema desenvolvido para esse efeito pela Facilit Tecnologia: a PLATAFORMA TARGET.