Qual a importância de uma estratégia empresarial para sua empresa?

Qual a importância de uma estratégia empresarial para sua empresa?

No mercado globalizado que estamos inseridos a competição é cada vez mais acirrada, o que obriga as organizações a criar uma estratégia empresarial que possibilite a melhoria contínua, a redução de custos, melhor nível de serviço e apresentar diferenciais competitivos frente aos concorrentes.

Mas qual a vantagem de se adotar uma estratégia empresarial? Como ela pode ajudar a tomar decisões mais assertivas e lidar com imprevistos? Para saber a resposta continue a leitura.

Importância de uma estratégia empresarial

Imagine que existem duas pessoas em busca de um tesouro escondido em uma ilha. Um deles possui um mapa que apresenta de forma detalhada o caminho e as armadilhas até a chegada do local do tesouro e o outro não tem nada para guiá-lo até o tesouro. Qual dos dois tem a maior probabilidade de achar o tesouro? O que possui o mapa, certamente.

O cliente é o seu maior tesouro, mas para chegar até ele você tem diversos concorrentes e imprevistos no caminho e a única forma de sair na frente é ter um roteiro detalhado e tomar as ações necessárias para atingir o seu objetivo.

A estratégia empresarial cumpre exatamente esse papel. Apresentando de forma clara qual o caminho a ser seguido para se atingir aos objetivos esperados.

Uma característica comum as empresas de sucesso é ter planos de curto, médio e longo prazo.

Decisões acertadas

Ter uma estratégia definida é essencial no processo de tomada de decisões.

É a estratégia que direcionará quais produtos criar, em qual área realizar um maior investimento em marketing, investir em ampliação ou modernização, comprar ou alugar, contratar ou terceirizar, diversificar ou focar, aumentar o marketshare ou nos lucros, etc.

O grande diferencial é que todas as áreas estarão unidas em uma direção e as ações são complementares, gerando sinergia e potencializando os resultados.

Ajuda a lidar com imprevistos

Algumas pessoas costumam dizer que o planejamento engessa as empresas, o que é ruim em momentos de crise. Na verdade, ocorre justamente o contrário.

O planejamento possibilita antever os problemas e agir antecipadamente, minimizando os seus impactos.

A estratégia deve ser escrita a lápis, ou seja, ter a flexibilidade de fazer correções durante o percurso, pois novas ameaças surgem constantemente. A utilização de um software como a Plataforma Target é o mais adequado.

A estratégia também precisa ser acompanhada, logo, rapidamente se percebe quando o resultado não está sendo o esperado e que ações precisam ser tomadas para ajustar o rumo.

Diferencial competitivo

O cliente está cada vez mais exigente e oferecer um bom ou excelente produto já não é suficiente.

Para atrair o cliente você precisa de um diferencial competitivo, algo que faça o cliente comprar de você não apenas pelo preço ou qualidade do produto, mas pela experiência proporcionada.

Possuir uma estratégia empresarial possibilitará você atingir e manter esse resultado, pois todas as áreas de sua empresa estarão alinhadas nessa busca, assim conseguirá encantar os clientes e fidelizá-los oferecendo não apenas um produto de excelência, mas uma experiência única.

Portanto, se você deseja que a sua empresa cresça de forma sustentável, consiga lidar com a crise de maneira eficiente, tome melhores decisões e tenha um diferencial competitivo que encante os seus clientes e o coloque na frente dos concorrentes, tenha uma boa estratégia empresarial.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa a ter uma estratégia que funcione? Fale conosco e teremos o maior prazer em ajudar a obter melhores resultados.

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