O que você ainda não sabe sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

O que você ainda não sabe sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

As práticas de ESG fazem parte de uma nova proposta de gestão de negócios conectados com práticas sustentáveis e visam soluções de impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente.

Essa agenda, no que lhe concerne, está em consonância com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, resultado de propostas para melhorias socioambientais em todo o mundo até 2030.

Mas você conhece os ODS? Neste artigo, vamos explicar qual o papel dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e detalhar sua importância também dentro das empresas. Continue a leitura e conheça os 17 tópicos do ODS. Acompanhe!

O que é Desenvolvimento Sustentável?

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos no Brasil como ODS, são resultados de um pacto global liderado pela Organização das Nações Unidas para realizar ações que incluem:

  • Combate a pobreza;
  • Proteção do meio ambiente;
  • Medidas de diminuição de impactos no clima;
  • Fim da desigualdade de gênero;
  • Universalização do acesso à educação, etc.

Ao todos os ODS são reunidos em 17 tópicos, que podem ser considerados ambiciosos já que buscam impactar grandes desafios da população mundial. Eles estão interconectados e miram o desenvolvimento global.

A proposta é que essa agenda agregada nos 17 ODS sejam alcançadas até 2030 e representam um plano de ação global para promoção de uma sociedade mais pacifica, com menos abismos sociais e saudável.

Qual a importância dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável?

Os ODS incluem objetivos e metas que buscam a redução das desigualdades de forma ampla, incluindo ações junto a sociedade civil e comprometimento de muitas organizações que buscam alinhar seus negócios a uma agenda ESG.

Essa agenda pode significar uma maior conscientização e a busca por uma economia mais sustentável, onde o crescimento esteja alinhado com o bem-estar de toda uma sociedade.

Entre os compromissos firmados pelos ODS estão:

  • Melhoria no acesso à saúde;
  • Educação de qualidade para garantia do futuro de jovens e crianças;
  • Saneamento básico e água potável como direito de todos;
  • Cuidados nutricionais e erradicação da fome.

Os ODS devem, em tese, guiar as decisões governamentais e incentivar diversas áreas da sociedade civil a tecer compromissos com a sustentabilidade.

Em 2013, os países participantes da Rio+20 renovaram as propostas que haviam sido pensadas na virada do século. Mas foi apenas em 2015 que houve a adoção formal do projeto das ODS.

Conheça mais sobre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Como já dissemos, os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável estão reunidos em 17 objetivos, que ao todo somam 169 metas para a melhoria da sociedade mundial.

Cada um deles está conectado aos outros, por isso, podemos dizer que só pode haver o sucesso dos ODS se todos os objetivos forem cumpridos integralmente.

Eles visam a melhoria da qualidade de vida e incentivam a adoção de práticas voltadas para a sustentabilidade.

Os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, são:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Combate a fome;
  3. Melhoria na saúde e bem-estar;
  4. Educação universal e de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Saneamento e água potável;
  7. Energia renovável;
  8. Melhorias no trabalho e desenvolvimento econômico;
  9. Fomento a inovação;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Promoção de cidades mais sustentáveis;
  12. Consumo consciente;
  13. Ações contra as mudanças climáticas;
  14. Cuidado com a vida na água;
  15. Cuidado com a vida terrestre;
  16. Justiça, paz e eficiência das instituições;
  17. Parcerias e meios de implementações.

Na esfera das organizações privadas, cabe as empresas fomentarem práticas que auxiliem ao alcance desses objetivos, como, por exemplo, a criação de uma cultura organizacional mais diversa e integrada.

E uma das formas de realizar essa integração sustentável é digitalizando os processos e otimizando recursos. Pensando nisso, a Facilit criou uma solução tecnológica que integra a gestão do seu negócio e impulsiona resultados de longo prazo.

Conheça a Plataforma Target, uma solução digital que transforma o planejamento em resultados e conecta a sua empresa com as práticas mais modernas do mercado.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *