Ser multitarefa é um bom ou mau negócio?

Ser multitarefa é um bom ou mau negócio?

De acordo com o dicionário, multitarefa é o ato de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. No entanto, quem em nossa sociedade moderna pode se dar ao direito de não ser multitarefa?

Ouvir um podcast enquanto dirige? Multitarefa!

Checar os e-mails enquanto assiste o telejornal? Multitarefa!

Aliás, é bem provável que você esteja lendo este artigo enquanto faz alguma outra coisa. Sim, multitarefa!

Os exemplos acima são comuns e provavelmente não prejudicam a produtividade. Pode-se até dizer com certa segurança que executar duas tarefas diferentes ao mesmo tempo é eficiente e nos ajuda a realizar mais tarefas ao longo do dia.

Mas e quanto a multitarefa é bem mais intensa? Como responder a um e-mail enquanto fala ao telefone com um cliente ou enquanto ajuda seu filho de 7 anos com as aulas à distância…

Será que ser multitarefa é realmente sinônimo de produtividade? Ou isso é ruim?

Vamos jogar um jogo agora e descobrir!

O jogo da aba do navegador

Pare de ler esta postagem do blog e conte quantas abas do navegador você já abriu.

Pode contar, nós esperamos!

5? 10? 25? Ou você se distraiu enquanto contava e já abriu outra aba?

Calma, nada de pânico. Todos nós fazemos isso.

Começamos nosso dia com boas intenções. Talvez apenas checando o e-mail quando abrimos nosso notebook (aba 1). Mas então damos uma olhada no Facebook (aba 2). Em seguida, abrimos uma planilha do Google (aba 3). Depois, damos uma olhada rápida no Twitter (aba 4) e, olha, tem um artigo interessante aqui (aba 5).

E assim por diante. O problema é que já não são mais 8 horas da manhã.

Na grande maioria das vezes, nem mesmo desligamos nossos dispositivos no final do dia, e então as 12 abas que abrimos ontem estão nos esperando quando começamos no dia seguinte.

Agora, imagine somar a esse número enorme de abas todas as outras janelas abertas em todos os seus dispositivos. Parece pouco para você?

Adicione os aplicativos do seu smartphone, as pausas para se alimentar, dar atenção aos amigos e familiares e todos os tipos de outras distrações que enfrentamos durante o dia.

Ser multitarefa pode se tornar algo extremamente prejudicial muito rapidamente.

O comportamento humano não é multitarefas

Eu sei o que você está pensando: “Mas eu sou um ótimo multitarefa! Multitarefa é uma habilidade”.

Não, não e não!

Em um estudo realizado nos EUA, constatou-se que nós, humanos, não somos tão bons quanto pensamos em fazer várias coisas ao mesmo tempo.

“As pessoas não conseguem realizar várias tarefas muito bem e, quando dizem que sim, estão se iludindo”, diz o neurocientista Earl Miller.

Miller diz que os humanos não podem – na maioria das vezes – se concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo. “Mudando de tarefa para tarefa, você acha que está prestando atenção a tudo ao seu redor ao mesmo tempo. Mas você realmente não está”, disse Miller.

“Você não está prestando atenção a uma ou duas coisas simultaneamente, mas alternando entre elas muito rapidamente”.

Essa mudança rápida de nossa atenção de tarefa para tarefa é o que os cientistas chamam de troca de tarefa – algo que o cérebro humano pode realizar com velocidade surpreendente.

Como ser mais produtivo quando se tem muitas tarefas?

Aqui na Facilit, acreditamos que a multitarefa é o assassino nº 1 da produtividade.

Há três motivos pelos quais entendemos que ser multitarefa é um problema:

  • você perde de vista o que é importante
  • você diminui sua eficiência
  • você se sente esgotado

A multitarefa nos dá a ilusão de produtividade quando, na verdade, tem o efeito oposto.

Mas, calma, estamos sempre buscando soluções para ajudá-lo a realizar seus planos com menos tempo e mais assertividade. Por isso, sugerimos tentar o bloqueio de tempo ao realizar uma determinada tarefa, evitando trocar de atividade durante o período.

Melhor ainda, use uma ferramenta de gerenciamento de projeto como o Target – uma plataforma que permite que equipes e indivíduos planejem projetos, acompanhem o seu andamento e realizem as tarefas – para melhorar seu fluxo de trabalho.

Como o Target ajuda você a fazer mais tarefas com mais produtividade?

O Target permite criar atenção plena no local de trabalho e a capacidade de concluir totalmente uma tarefa específica antes de passar para a próxima.

Aqui estão alguns exemplos de como você pode usar nossa ferramenta para alcançar a produtividade no local de trabalho sem o estresse da multitarefa:

  • gerencie o trabalho por semana: criando um quadro de tarefas que divida semanas de trabalho complexas em dias menores e possíveis ??com uma agenda clara para cada dia;
  • implemente um sistema de bloqueio de tempo: minimize as distrações, crie um senso de controle e aumente a produtividade. Configure um quadro com todas as tarefas, adicione ao calendário e, finalmente, controle o tempo real;
  • pratique a gestão do tempo: crie listas; agrupe tarefas por projetos, departamentos ou fases;
  • finalmente, com o Target, não há necessidade de “trocar de tarefa”, pois todas as tarefas relacionadas ao trabalho que devem ser realizadas ocorrem dentro da plataforma ou em algum outro software compatível.

Chega de multitarefas. Foque na produtividade e escolha o Target!

Ainda não está convencido? Fale com um consultor e conheça todos os outros benefícios da nossa plataforma para a sua empresa.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *