Construindo as bases do futuro

Construindo as bases do futuro

Construindo as bases do futuro

No último mês, com a implantação do sistema SEI, a AD Diper comemorou a sistematização digital de todos os seus processos. Desenvolvido no TRF-4 de Porto Alegre, o SEI é um sistema de controles de fluxos processuais que dispensa o uso de papel, além de permitir a consulta automática dos processos e a geração de relatórios de controle.

Todo esse processo de digitalização foi iniciado há um ano com a adequação do sistema Target, desenvolvido pela empresa pernambucana Facilite. O Target é um sistema de gestão de projetos, utilizado pelo governo do Estado de Pernambuco desde 2007. Com as melhorias desenvolvidas em parceria com a AD Diper, o sistema agora controla todas as ações online, em uma plataforma em rede, permitindo o acompanhamento em tempo real de todos os encaminhamentos e a geração de dashboards que medem e controlam os prazos automaticamente.

As novas ferramentas permitem uma gestão mais eficiente e uma melhor prestação de serviços aos empreendedores. A AD Diper já tinha uma gestão bem estruturada, com fluxos de processos e procedimentos bem definidos. Ao termos todos os projetos e processos em plataformas digitais, podemos identificar e tratar as não-conformidades com mais rapidez. Além disso, podemos definir e acompanhar metas de forma mais eficiente, pois as plataformas permitem medir os tempos de cada ação e cada processo.

Uma gestão eficiente traz segurança aos investidores, pois reduz o risco percebido de atraso na implantação dos seus projetos em relação às ações de responsabilidade da AD Diper. A utilização de bases digitais também diminui drasticamente os riscos de descontinuidade, pois qualquer eventual novo gestor poderá facilmente encontrar, com uma simples busca no sistema, todo o histórico, documentos e ações pendentes referentes a um determinado projeto.

Ainda há, claro, muito o que avançar. Consolidar estas novas ferramentas e torná-las orgânicas à rotina da empresa exigem esforço diário e significam, ao final, uma mudança de cultura. No entanto, podemos afirmar que as bases estão lançadas. Nos cabe agora utilizá-las para executar com sucesso a estratégia de desenvolvimento econômico do Estado.

 

Texto reproduzido do jornal Diário de Pernambuco.
Publicado no dia 12/06/2018

Por Leonardo Cerquinho 
Diretor presidente – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – ADDIPER

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *