Como a melhoria na gestão pública impacta positivamente na sociedade?

Como a melhoria na gestão pública impacta positivamente na sociedade?

Afinal, o que é política pública? Na verdade, trata-se de um processo que passa pela idealização de um projeto, sua implementação, monitoramento até a extinção de uma determinada demanda social. Mas, hoje, já se sabe que esse longo e trabalhoso percurso só é viável dentro de uma gestão pública inovadora e aberta à participação da sociedade.

A inovação no setor público pode ser interpretada como a busca, experimentação, desenvolvimento e adoção de melhorias em serviços, bens, processos e técnicas organizacionais. Essas mudanças, no entanto, além de gerarem valor, precisam ser difundidas às partes interessadas dentro do sistema organizacional.

O que isso significa? Que a melhoria na gestão pública é possível e necessária, mas que tanto os gestores públicos quanto a sociedade devem estar envolvidos nesse processo.

Para falar sobre inovação na gestão pública e seus impactos na sociedade, preparamos esse post. Siga a leitura e descubra como obter essa melhoria na tomada de decisão e na priorização do que será executado. Vamos lá?

A inovação na gestão pública

As administrações públicas, muitas vezes, não estão preparadas para inovar. Não percorreram um caminho natural para isso. Seus diferentes departamentos trabalham de maneira isolada, com pouco diálogo entre si e baseados em ultrapassadas estruturas hierárquicas.

Sendo assim, muitos se limitam a reproduzir, mecanicamente, processos burocráticos. Esse modelo tem como fundamentos a certeza e a previsibilidade. Para muitos gestores públicos, inovação, por sua vez, significa incerteza.

Mas, o que deve ficar claro é que a inovação traz consigo a criatividade — fundamental para melhorar o processo administrativo, fazendo com que se torne mais eficiente no atendimento aos usuários do serviço público.

Portanto, a inovação dever ser entendida como a introdução de novas lógicas de ação para equacionar problemas antigos e enfrentar novos desafios.

E a criação desse novo modelo de gestão não precisa significar, necessariamente, incerteza. Por meio da participação da sociedade, desde a elaboração de um projeto até o monitoramento e fiscalização das ações, é possível garantir um processo realmente eficaz e a qualidade dos resultados.

Então, pode-se dizer que inovação é o aumento do padrão de eficiência de uma política pública, conseguido por meio de mudanças no modo de agir em um determinado tema e com a inclusão de novos atores sociais, que passam a sugerir e fiscalizar.

A participação da sociedade

Envolver a sociedade nos processos de tomada de decisão governamental, além de permitir ao gestor público um conhecimento das reais demandas, possibilita que a população também se aproprie de informações importantes, fazendo com que passe a entender melhor as dificuldades orçamentárias do governo, priorizando o que é realmente importante.

No Brasil, a participação popular tem sido implementada nas 3 esferas de governo, independentemente de ideologia, sempre partindo do princípio de que governos democráticos necessitam do acompanhamento da sociedade na gestão.

Essa participação tem se dado por meio do orçamento participativo, conselhos, audiências públicas, ouvidorias ou até mesmo com a utilização de ferramentas como o “Fale Conosco”.

Enfim, o setor público e a sociedade têm muito a ganhar com a inovação. Os impactos na melhoria da qualidade de vida da população são muitos, com os interesses da comunidade realmente refletidos em bens e serviços públicos.

A gestão pública, sem dúvida, é complexa. Nesse sentido, uma abordagem estruturada e participativa pode auxiliar as instituições na busca continuada por inovações. Quer saber mais sobre o tema? Assine nossa newsletter!

Compartilhe este post

Comment (1)

  • joyce Reply

    ola
    estou fazendo um trabalho sobre isso. Se puder me mandar mais informações agradeceria mto

    28 de dezembro de 2017 at 21:35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *