Veja as habilidades essenciais para um gestor público - Facilit Tecnologia | Plataforma Target

Veja as habilidades essenciais para um gestor público

Veja as habilidades essenciais para um gestor público

A sociedade exige que a administração pública seja cada vez mais eficiente, veloz e transparente. Em um momento de crise econômica, o gestor público não precisa apenas cortar gastos, mas também criar alternativas para atrair investimentos (reduzir a burocracia, diminuir a carga tributária, dentre outras).

Com dificuldades de manter as contas em dia, muitas pessoas passaram a utilizar, com mais frequência, os serviços públicos de educação e saúde. Isso faz com que o planejamento e a flexibilidade de trabalhar com a demanda sejam primordiais para oferecer um bom atendimento.

Neste post, vamos apresentar 7 aspectos fundamentais para quem deseja ter sucesso na administração pública. Confira:

1. Procure estar atualizado

O setor público precisa atuar de acordo com a lei. Se não conhecer da legislação em vigor, as ações vão demorar mais tempo para serem efetivadas devido à necessidade de se adequarem às normas.

Também é essencial conhecer os modelos de gestão que apresentam bons resultados para a população. Isso vai fazer com que os trabalhos sejam conduzidos com mais eficiência e velocidade.

2. Tenha uma boa comunicação

Não adianta ter ideias maravilhosas, caso não saiba transmiti-las corretamente. A clareza e a concisão ao apresentar projetos possibilitam ao gestor exercer uma maior liderança sobre a equipe.

Outro benefício dessa postura é fazer com os serviços sejam concluídos com mais rapidez e qualidade. Muitas iniciativas não são concretizadas por problemas de comunicação.

3. Exercite a liderança como gestor público

O gestor público não pode ser apenas um comandante que impõe ações a serem cumpridas. Ele precisa ser um líder e um agente voltado para a inovação.

Para isso, é necessário ter carisma, planejamento, flexibilidade, inteligência e sensibilidade. Ao organizar e motivar os colaboradores, o administrador terá mais chances de concretizar iniciativas positivas para os cidadãos.

4. Seja honesto

Atualmente, o Brasil enfrenta uma grave crise ética que está repercutindo na administração pública por causa dos desdobramentos da Operação Lava Jato. A sociedade não admite mais que os recursos públicos sejam utilizados para fins pessoais.

Cuidar das finanças e do patrimônio do povo é algo muito sério e deve ser feito apenas por pessoas honestas. A falta de respeito com o erário tem consequências sérias para a população, como o aumento do desemprego e da pobreza.

5. Saiba negociar

Satisfazer todos os segmentos da população ao mesmo tempo nem sempre é possível. Por isso, é fundamental ter muita habilidade de negociação.

Fazer promessas que não pode cumprir é um erro gravíssimo e inadmissível. Ao agir com transparência e bom senso, o gestor público terá mais credibilidade para negociar com diversos setores atividades que promovam o desenvolvimento social.

6. Mantenha a calma

A administração pública está muito longe ser um mar de rosas. Momentos de dificuldade (enchentes e greve de funcionários por melhores salários e condições de trabalho) aparecem com certa frequência.

Para gerenciar uma crise e sair fortalecido, o gestor precisa manter a calma e escolher as melhores alternativas para resolver os problemas. Evite, ao máximo, agir de forma precipitada e ficar desesperado diante das dificuldades.

7. Tenha persistência

A burocracia e a falta de recursos impedem que muitas ações sejam realizadas no tempo planejado. Perder a motivação diante dos problemas não pode fazer parte da rotina de um administrador.

A persistência é uma forma de engajar os colaboradores e mostrar que é possível vencer os desafios com dedicação e força de vontade.

Não são poucos os requisitos para ser um bom gestor público. Se você deseja disseminar o conhecimento, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *