Gestão do planejamento estratégico: saiba como fazer!

Gestão do planejamento estratégico: saiba como fazer!

Todo profissional em posição de liderança sabe da importância do planejamento estratégico, afinal com ele é possível traçar os rumos do negócio, aumentando a força e a competitividade da empresa no mercado. Independentemente da sua estratégia, esses são pontos que não podem passar despercebidos, como os que apresentamos a seguir. Melhore a gestão do planejamento estratégico da sua empresa com as dicas que separamos para você.

Defina os objetivos

O primeiro passo em direção ao planejamento estratégico é determinar os objetos a serem alcançados. E ele começa com a definição de missão, valores e valores da sua empresa. Somente a partir da definição desses critérios é possível estabelecer objetivos claros e possíveis para sua empresa.

Realize um diagnóstico externo

É importante também examinar os fatores externos à empresa que podem afetar seu desempenho. Essa análise envolve previsões econômicas, a evolução do mercado em que você atua, as tendências gerais do mercado e claro, um olhar atento à concorrência. Não se esqueça de pensar também no futuro. Formular hipóteses sobre o mercado no futuro ajuda você a estabelecer soluções para o seu negócio.

Reúna toda a equipe

O processo de elaboração do planejamento estratégico deve ser colaborativo, por isso certifique-se que os departamentos do seu negócio participem desse processo. Esse cuidado, além de estimular o engajamento dos colaboradores, garante o desenvolvimento de um objetivo comum e a gestão do planejamento estratégico realista.

Separe uma reunião para essa conversa que pode contar com uma pessoa pessoa para lidera a discussão já que algumas pessoas podem ficar intimidadas com a figura do chefe. Lembre-se também que nenhuma ideia pode ser repelida imediatamente. Às vezes são nesses comentários considerados impraticáveis que está a solução de um problema

Identifique os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças

Essa é uma técnica bastante difundida para a elaboração do planejamento estratégico e que permite você a avaliar a capacidade interna a partir das informações obtidas no diagnóstico externo. Para se preparar para atingir os objetivos, sua empresa precisa identificar os ´pontos fortes e fracos do negócio, além das oportunidades e ameaças a curto e longo prazo.

Pontos fortes

Quais são as vantagens da sua empresa e de seus produtos? O que vocês podem oferecer que a concorrência não pode? Você considera seu relacionamento com os clientes como uma vantagem competitiva?

Pontos fracos

O que precisa ser melhorado? Onde sua empresa está deixando a desejar? Como o mercado vê sua empresa? O que a concorrência tem que você não tem?

Oportunidades

O que a empresa pode fazer de novo? O câmbio pode facilitar as negociações? Vocês têm explorado às redes sociais e as novas tecnologias que facilitam nos processos da empresa?

Ameaças

Existe uma concorrência predatória? A economia está em crise? Há alguma regulamentação de mercado que tem prejudicado sua empresa?

Construa o plano de ação

Após a definição da missão, visão e valores do seu negócio, dos objetivos definidos e da análise interna e externa do negócio. é hora de definir os objetivos estratégicos a serem atingidos e de formular estrategicamente seu plano de ação.

Organize os objetivos da empresa por área, assim fica mais fácil definir prioridades, alocar recursos e coordená-los com outras áreas. Não se esqueça que os objetivos devem ser os mais precisos possíveis para facilitar a análise dos resultados. Feito isso, é hora de definir quais serão as medidas para a conquista desses objetivos.

Acompanhe a implementação do planejamento estratégico

Parte do trabalho da gestão do planejamento estratégico está em monitorar cada passo realizado e verificar a necessidade de rever alguma estratégia. Nesse caso vale a pena investir na tecnologia para ajudar a monitorar e acompanhar a implementação estratégica do seu negócio.

Gostou das nossas dicas para uma melhor gestão do planejamento estratégico? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades que vão ajudar você a gerir melhor a sua empresa.

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *