Gestão: Como integrar ações de diferentes departamentos?

Gestão: Como integrar ações de diferentes departamentos?

Estratégias de integração de ações são usadas para melhorar a produtividade dos diferentes departamentos de uma empresa, reduzindo custos e evitando falhas de comunicação. Cabe à gestão desenvolver formas mais adequadas para integrar processos e, dessa forma, economizar tempo e dinheiro.

Elaboramos este artigo para ajudar você nessa tarefa e mostrar como ações integradas entre marketing, RH, financeiro, produção, dentre outros, é importante para o desenvolvimento geral de sua organização. Boa leitura.

Integre as ações de diferentes equipes

O bom relacionamento entre os gestores de todos os níveis e os colaboradores é um ativo importante para qualquer empresa. Isso pode ser ainda mais relevante se você for capaz de incluir a integração de ações no planejamento estratégico e colocá-lo no dia a dia da empresa.

Para ser um gestor eficaz, você deve conhecer os processos de cada departamento e qual o papel que eles desempenham para o conjunto da empresa. Somente assim, conseguirá informar toda a equipe, de modo que, por exemplo, o gerente de logística entenda o que o responsável pelas contas a pagar tem a fazer, e o gerente de vendas saiba como contribuir com as tarefas de recursos humanos.

O compartilhamento de informações ajuda os diferentes departamentos a trabalhar juntos, sendo essencial para o aumento da eficiência. Integrar diferentes equipes significa treinar e capacitar seus membros até o ponto em que sejam aptos a realizarem o trabalho uns dos outros. De modo que, se o representante de vendas estiver doente, qualquer colaborador possa substituí-lo, sem perda para a produtividade média.

Utilize soluções tecnológicas

Atualmente, há uma infinidade de inovações tecnológicas acessíveis às suas equipes profissionais. Estimule, de acordo com as características gerais de sua empresa e as especificidades de seus colaboradores, a utilização de soluções móveis e aplicativos corporativos. Uma boa ideia é adaptar a intranet da empresa para esse fim.

Seja qual for a opção utilizada, assegure-se de compartilhar dados relevantes às equipes e divulgar os sucessos atingidos pela integração de ações. Essa medida é útil para mostrar aos colaboradores como as tarefas realizadas em cada área específica é determinante para os resultados gerais da empresa.

Melhore a comunicação interna

Se um determinado departamento não compreende os objetivos gerais do negócio, então, descompassos serão inevitáveis. É preciso que cada área conheça o que se passa nas outras e quais são seus pontos de vista.

Você deve desenvolver formas de circular informações importantes entre os setores da empresa. Não há melhor maneira de garantir que isso aconteça do que desenvolver uma plataforma que centralize e distribua esses dados, tornando-os facilmente acessíveis e menos suscetíveis a falhas de interpretação.

Planeje ações conjuntas

Planeje ações e metas conjuntas entre os diferentes departamentos e deixe claro quais tarefas devem ser feitas para estabelecer um processo de colaboração mútua entre eles. Além disso, estimule os membros de cada time a dividirem suas opiniões e ideias.

Lembre-se que, do ponto de vista da gestão, a integração de ações deve fazer com que todos os colaboradores estejam conscientes de que fazem parte de um contexto mais amplo e que todos são responsáveis por construir uma cultura colaborativa na empresa. Afinal de contas, todos serão beneficiados com o sucesso da organização.

Gostou do artigo? Se você também deseja melhorar a integração entre os diferentes setores de sua empresa, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

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