Gestão Municipal: o acompanhamento do planejamento estratégico!

Gestão Municipal: o acompanhamento do planejamento estratégico!

Você já parou para pensar na importância de fazer um acompanhamento do planejamento estratégico na gestão municipal? Apesar de ter objetivos diferentes do setor privado, a gestão pública necessita de um monitoramento periódico – isso é tão relevante quando a própria execução.

Um bom planejamento deve assegurar que todas as secretarias e departamentos estejam interligados de maneira sistemática para que o plano de ação seja eficiente.

Para começar, é preciso estabelecer a missão, a visão e os valores da instituição, pois é fundamental que a equipe tenha conhecimento do seu papel, bem como os limites a que estão submetidos e das variáveis externas existentes.

Sendo assim, o ideal é trabalhar no desenvolvimento de um plano estratégico consistente, capaz de criar uma ponte entre o pensar e o agir dentro de um processo contínuo, dinâmico e interativo para construir o futuro do município.

A importância do acompanhamento do planejamento estratégico

Acompanhar o desenvolvimento do planejamento estratégico é uma garantia de que o trabalho está sendo executado da forma esperada. Os indicadores apontam também a qualidade da gestão relativa ao ano ou período em questão.

Assim, é possível manter o controle de tudo que está acontecendo. Os resultados são visíveis: aumento da produtividade, informações mais precisas para a tomada de decisões, possibilidades de implementar e fazer revisões em ciclos periódicos, possibilidade de gerir pessoas e delegar atividades, entre outros.

Como instituição, é importante mensurar a capacidade de produzir e comparar o que foi estabelecido no prazo estipulado. A comparação das informações sobre o desempenho e os padrões que foram definidos permite visualizar ou prever possíveis gargalos na rotina da corporação.

Dicas para construir um bom planejamento estratégico

  • Defina a missão, a visão e os valores da organização;
  • Elabore um plano de ação com propostas claras e objetivas e defina os indicadores mais relevantes para uma futura avaliação de desempenho;
  • Faça a alocação dos recursos humanos e estipule metas para cada período, com pausas para o monitoramento dos resultados;
  • Fique atento para saber se os colaboradores estão comprometidos com o agendamento de datas e reuniões definidos na sua gestão;
  • Incentive o brainstorm de ideias, para que todos possam contribuir com um planejamento estratégico realista e alcançável;
  • Garanta que o plano seja de conhecimento de todos os envolvidos para promover uniformidade no seu entendimento.

A tecnologia como facilitadora no processo de gestão

Não se pode negar que a tecnologia é a principal responsável pela qualidade do acompanhamento que conhecemos hoje, pois agora é possível monitorar todos esses processos com o auxílio de uma plataforma de forma prática e simples.

É um sistema que roda em nuvem e, por esse motivo, pode ser acessado em qualquer lugar por diversos dispositivos, agiliza e automatiza as informações, emite relatórios, permite agendar reuniões de monitoramento, entre outras vantagens. Tudo com apenas alguns cliques.

Fazer o acompanhamento do planejamento estratégico da sua gestão pode ser uma tarefa descomplicada. Mais que avaliar, leve em consideração que é necessário trabalhar nas mudanças de curso e repensar constantemente novos parâmetros de direcionamento para uma estratégia eficiente.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para aprender muito mais e baixe agora mesmo o nosso ebook gratuito: Como usar o planejamento estratégico como ferramenta de trabalho?

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *