Por que pactuar metas municipais com gestores é importante?

Por que pactuar metas municipais com gestores é importante?

Por que pactuar metas municipais com gestores é importante?

Planejar é o sucesso de toda gestão próspera. Estabelecer objetivos e metas para alcançá-los é uma das principais exigências para o sucesso. A administração pública deve sempre manter suas metas alinhadas com os gestores municipais, para que, em conjunto, possam satisfazê-las.

No post de hoje, você vai entender por que pactuar metas municipais com gestores é tão importante para o desenvolvimento da administração de maneira eficiente. Confira!

A importância da definição de metas eficientes para a gestão municipal

O planejamento estratégico é prática essencial para qualquer segmento. Na gestão pública dos municípios, por sua vez, ele é necessário para o estabelecimento de programas mais úteis para a comunidade, elevando o grau de satisfação geral e de aprovação do mandato.

O primeiro passo que a gestão municipal deve seguir para se tornar mais eficiente como um todo, assim, é definir seus objetivos estrategicamente, para depois estabelecer metas tangíveis para sua execução.

As análises a serem feitas no estabelecimento de metas municipais

O gestor deve avaliar, em primeiro lugar, o ambiente externo com o qual irá trabalhar. Assim, deve levar em consideração a demografia local, as políticas internas, externas e econômicas pela qual se optou até então, bem como aspectos naturais, culturais, tecnológicos e legais do município.

A exemplo das organizações privadas, é necessário para o estabelecimento de metas que a equipe entenda os valores norteadores de sua gestão, definindo sua missão, visão, política e cultura.

Especialmente no que tange à gestão dos municípios, a missão permite o reconhecimento da realidade da cidade e determinação de futuros projetos. A visão corresponde à projeção de onde quer chegar o gestor ao final de seu mandato. A política e cultura são fatores que podem alterar a posição a ser tomada futuramente.

Responsáveis pela gestão devem sempre estar alinhados

É certo que, sozinho, o prefeito nada pode fazer para aplicar as metas que pretende estabelecer durante o período de sua gestão – já que até elas devem ser elaboradas por um conjunto de pessoas qualificadas para tanto.

É preciso que o gestor principal, assim, delegue tarefas e mantenha um canal de comunicação livre e aberto com sua equipe. Todos os responsáveis pela gestão devem estar sempre alinhados e preparados para que, em conjunto, possam desenvolver um trabalho eficaz para o alcance das metas estabelecidas.

Toda a equipe deve dispor das informações necessárias ao cumprimento das metas estabelecidas

Ao prefeito é conferida a possibilidade de escolher quem fará parte do seu time para cumprir as promessas realizadas. Não obstante, é esperado que escolha pessoas qualificadas para os serviços a serem desempenhados e com quem mantenha boa comunicação – já que se espera que conte com elas por ao menos quatro anos.

Desta forma, ele deve realizar reuniões e preparar documentos e memorandos, relembrando sua equipe de seus objetivos e analisando as ações tomadas para o cumprimento das metas da gestão.

Todos os colaboradores devem ter acesso às pautas elaboradas e informações disponíveis. Devem ainda prestar informações sobre o serviço desempenhado, de forma que o gestor principal possa analisá-las e conduzir seu time da melhor forma possível.

Entendeu a importância de pactuar metas municipais com gestores? Não fique com nenhuma dúvida e aprenda tudo sobre planejamento estratégico de forma facilitada baixando o nosso e-book!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *