Entenda a Importância do Planejanento Estratégico Municipal

Entenda a importância do planejamento estratégico municipal!

Entenda a importância do planejamento estratégico municipal!

Realizar a gestão de um município é tarefa desafiadora. Muitos são os empecilhos que obstaculizam a transformação dos objetivos criados em metas sólidas, a fim de torná-los realidade.

Podemos afirmar, entretanto, que o desenvolvimento e crescimento das cidades está intrinsecamente ligado a um bom planejamento estratégico municipal. Quer saber como? Acompanhe nosso post e entenda tudo sobre o assunto!

A dificuldade de cumprir metas na gestão pública

O ambiente da gestão pública esta em constante tensão. De um lado equilibram-se responsabilidades, princípios e normas, enquanto do outro pesam os riscos, pressões e despesas para que a equipe eleita possa fazer o melhor para o desenvolvimento dos municípios.

Em um ambiente tão cheio de incertezas, certo é que houve um aumento nas dificuldades enfrentadas para a implementação de processos que sejam eficientes na geração de melhorias na qualidade dos serviços públicos.

O planejamento estratégico municipal

É nesse cenário que se insere o planejamento estratégico municipal como principal ferramenta para assegurar que a tomada de decisões por parte do gestor esteja sempre alinhada a ações que podem torná-las realidade.

Ele, assim, reúne uma série de estratégias que possibilitem o monitoramento de toda a instituição na busca por concretizar objetivos. O esforço exige a conduta adequada de toda a equipe que cuida da gestão da cidade, sendo sempre trabalho em conjunto.

Apenas assim o gestor municipal pode garantir que tem à sua disposição instrumento para guiar suas ações e garantir os resultados desejados, podendo ainda fazer análises e elaborar relatórios mais precisos quando sentir que suas atividades tem sido ineficientes.

Os impactos do planejamento no longo prazo

O planejamento é imperativo para toda gestão que pretenda se dizer transparente e organizada. Tomar decisões centralizadas é importante para a gestão que pode ser descontinuada dali a quatro anos, de forma que suas orientações possam ser aproveitas e seguidas naquela que a substituir.

Planejar e mostrar quais são os objetivos ali formalizados permite que a sociedade veja o gestor eleito como eficiente do ponto de vista político, o que consequentemente aumenta a aprovação de seu mandato.

Fatores considerados no planejamento estratégico municipal

Um bom planejamento começa com a análise do ambiente com o qual se pretende trabalhar. O gestor deve considerar as forças macroambientais, a missão, os valores e visão a serem seguidos durante o seu mandato.

Não obstante, deve estudar a demografia e observar os anseios da comunidade, traçando estratégias para manter um canal de comunicação com a sociedade sempre em aberto.

O planejamento estratégico municipal, por fim, deve considerar a demografia, cultura, meio ambiente e políticas interna e externa da cidade, a fim de que seja eficiente.

A importância do planejamento no desenvolvimento dos municípios

O planejamento estratégico é essencial no controle dos projetos e esforços administrativos, o que influencia diretamente na capacidade de desenvolvimento e crescimento das cidades.

É, assim, o único meio hábil a tornar estratégias em resultados práticos, com a aplicação de habilidades, técnicas e conhecimentos na análise dos resultados disponíveis.

E agora, entendeu por que o planejamento estratégico municipal é tão importante no dia a dia das cidades? Deixe seu comentário, compartilhe sua opinião!

Compartilhe este post

Comment (1)

  • Adelar Rosso Dotto Reply

    Parabéns, sou membro presidente do COMUDE de São João do Polêsine – RS, e estamos propondo para o município o Planejamento Estratégico, a matéria é muito boa, pois a maior dificuldade que se encontra é de sensibilizar as pessoas e autoridades da importância dessa ferramenta.

    18 de janeiro de 2018 at 10:17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *