Gestão por resultados: saiba como pode transformar um município!

Gestão por resultados: saiba como pode transformar um município!

Gestão por resultados: saiba como pode transformar um município!

Administrar uma empresa de médio porte requer vários cuidados por parte de seus gestores. Imagine então as dificuldades que os profissionais de gestão pública – prefeitos e secretários –  têm ao gerir um município com inúmeras secretarias e funcionários. Atualmente, existem diversos tipos de gestão que são utilizadas para auxiliar tal serviço e uma delas é a gestão por resultados.

O post de hoje mostra como a gestão por resultados pode transformar positivamente um município. Vamos lá?

O que é a gestão por resultados?

Do inglês Management by objectives (MBO) ou Management by results (MBR), a gestão por resultados é uma prática administrativa em que os resultados obtidos são a peça chave no quebra-cabeça da gestão pública.

Quando essa filosofia é adotada, todos os trabalhadores de uma prefeitura se tornam responsáveis pelas metas que foram ou não atingidas. Além do mais, todas as secretarias de um município também trabalham em conjunto visando os mesmos objetivos.

Em outra palavras, dá-se ênfase aos números obtidos (com foco na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e a sociedade) e não como estes foram alcançados, buscando a desburocratização sem sobrepor a legislação é claro.

Veja abaixo alguns dos principais benefícios da gestão por resultados!

Aprimora o conhecimento sobre seu município

Antes de iniciar-se uma gestão por resultados, é preciso conhecer quais são as características positivas e negativas do município em questão. Um bom gestor público é aquele que conhece cada detalhe da estrutura pública sob sua supervisão, já que, este precisa ter uma visão diferenciada em relação a tudo que acontece ao seu redor.

Os profissionais da gestão pública devem balancear a cultura e os princípios de seu município com suas gestões, uma vez que, apenas quando existem objetivos e metas bem definidas e estabelecidas, isto pode acontecer.

Torna seus funcionários mais motivados

Sejam os resultados positivos ou negativos, todos os funcionários são responsáveis por sua obtenção. Dessa forma, cada um sabe a importância que tem dentro da administração de um município.

Quando todos desempenham suas funções com eficiência e precisão, as metas tornam-se mais fáceis de serem superadas. Desse modo, todos ficam mais motivados em suas rotinas no dia a dia de trabalho.

Melhora a comunicação entre todos

Para ter funcionários motivados, é preciso que estes se sintam confortáveis para exporem suas opiniões em relação às atividades que exercem no ambiente de trabalho. Logo, um bom gestor público é aquele que cria um ambiente aberto à essa discussão.

É importante lembrar que a solução para uma questão problemática pode surgir de onde menos se espera, portanto, lembre-se de sempre levar em consideração todas as críticas e elogios que receber. Entenda esses comentários como uma forma de aprimorar e melhorar sua gestão!

A gestão por resultados, além de possibilitar benefícios mensuráveis numericamente como a redução de gastos públicos, mostra que a sua administração se preocupa com o lado humano das relações trabalhistas!

Flexibiliza os processos

A gestão por resultados direciona todos seus esforços para atingir as metas estabelecidas previamente, dessa maneira, a forma com o que estes são atingidos fica em segundo plano. Portanto, sua equipe de trabalho tem mais liberdade para escolher os melhores processos a serem executados.

Como ocorrem melhorias e inovações nos processos produtivos a todo momento, fica mais fácil adaptar seu planejamento municipal às novas tecnologias existentes no mercado de trabalho.

Vale lembrar que estar antenado com o que há de mais moderno no mercado de trabalho é essencial para aprimorar gestão de um município e atingir com maior facilidade os objetivos determinados. Logo, prefeitos e secretários de planejamento municipal devem preparar-se para tal situação!

Aplicar a gestão por resultados é essencial para transformar positivamente uma administração municipal. Prossiga com a leitura deste ebook e aprenda mais sobre o assunto!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *