Os 5 segredos para uma equipe de alta performance

Os 5 segredos para uma equipe de alta performance

Os 5 segredos para uma equipe de alta performance

Desenvolver equipes de alta performance é um importante passo para o sucesso nos negócios, especialmente se levarmos em consideração o atual cenário mercadológico — muito mais competitivo e seletivo. Assim, é realmente indispensável ter um bom time.

Algumas coisas devem ser levadas em consideração no processo de desenvolvimento de equipes, tais como: definição de metas, análise de indicadores de desempenho, implementação de programas de capacitação, análise de desempenho dos funcionários e incentivos de trabalho.

São muitas coisas, mas fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar. Hoje vamos falar de alguns segredos para desenvolver equipes de alta performance. Boa leitura!

1. Elabore metas estimulantes e desafiadoras

Saber definir boas metas é um dos passos mais importantes para a formação de times de alto rendimento, pois elas funcionam como uma bússola que direciona todos os funcionários rumo aos mesmos objetivos, aqueles desejados pela administração.

Metas inteligentes possuem cinco características principais, elas são: claras para facilitar compreensão de todos; relevantes para o sucesso do empreendimento; mensuráveis; alcançáveis pelos funcionários e possuem tempo bem definido.

2. Defina e acompanhe os indicadores de desempenho

O acompanhamento dos indicadores-chave de desempenho (no inglês, Key Performance Indicator) é algo realmente importante para o direcionamento estratégico das equipes, pois, com essas informações, é possível traçar estratégias de gestão e de alocação de pessoal.

Existem muitos indicadores, e eles podem estar relacionados à satisfação do cliente, gestão de funcionários, análise financeira e de mercado, monitoramento de vendas etc. O mais importante é compreender e acompanhar os mais relevantes para a sua equipe.

3. Aprimore a comunicação interna

A comunicação com o público interno do empreendimento é tão importante quanto aquela praticada com seu público externo, logo, a gestão dessa comunicação tem ganhado cada vez mais espaço. Para Peter Drucker, 60% dos problemas e conflitos só existem por falta de comunicação.

Além disso, na formação de uma equipe de alta performance, oferecer uma comunicação clara é indispensável para o alinhamento e engajamento de todos os colaboradores. Para isso, são importantes dois aspectos: investir nas ferramentas corretas e desenvolver uma cultura que valorize o assunto.

4. Desenvolva as competências de cada funcionário

Para que um time consiga resultados além da média, é importante que todos os seus integrantes saibam realizar suas atividades com maestria, o que só será possível com a incorporação de programas de capacitação dos funcionários.

Tais programas buscam o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes de cada colaborador, visando manter todos atualizados e competentes para assumir riscos. Os cursos podem ser realizados de modo online ou presencial, o que fica a critério da empresa.

5. Implemente programas de recompensas

Além de tudo, é importante motivar seus funcionários na busca pelos objetivos organizacionais, afinal, não basta  apenas elaborar metas e cobrar resultados, é preciso reconhecer e recompensar sua equipe sempre que um trabalho for bem feito.

Existem diversas formas de recompensar, variando de acordo com o gosto dos empregados e a condição financeira da própria instituição. As mais comuns são: viagens de incentivo, cursos de extensão, premiações em dinheiro e participação nos lucros.

Agora que já conhece nossos segredos para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance, deixe seu comentário em nosso post. Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências sobre o assunto.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *