Desdobramento de metas: entenda a sua importância para a gestão!

Desdobramento de metas: entenda a sua importância para a gestão!

Planejar e definir metas pode parecer a chave para colher os resultados esperados a longo prazo na empresa, mas se olhar mais de perto, o gestor perceberá que talvez isso não seja o bastante. Mais do que planejar, é preciso delegar, monitorar, intervir no operacional se preciso for. Isso faz parte do conceito de desdobramento de metas.

Para entender melhor como isso funciona e como pode te ajudar a otimizar sua gestão, continue a leitura deste artigo. Confira!

O conceito de desdobramento de metas

Traçar metas é um meio estratégico para atingir, etapa por etapa, objetivos maiores em relação ao futuro da empresa. Tais metas podem estar relacionadas ao número de leads, ao reconhecimento da marca, ao aumento dos números, à expansão de filiais, etc.

Na teoria, essa é uma forma eficiente de se alcançar um objetivo, mas na prática, isso pode sair de maneira um pouco diferente. Isso porque, saindo da estratégia e entrando no estágio operacional, essas metas nem sempre chegam claras aos colaboradores, ou não são vistas como parte de algo maior.

Por clareza, entenda-se, não o modo como as ordens são dadas, mas explicar com qual intuito elas são dadas. Quando o colaborador não sabe porque ele deve fazer algo, dificilmente ele vai se empenhar tanto quanto se ele soubesse exatamente como sua ação imediata afetará o futuro da equipe e da organização como um todo.

É aí que entra o desdobramento de metas. Mais do que planejar os estágios que levam a um objetivo, é importante manter toda a equipe devidamente a par dele.

Nesse sentido, é importante dividir responsabilidades e explicar que os diferentes setores da empresa funcionam como engrenagens em prol do sucesso dos projetos, e, assim, fazer com que casa membro da equipe se sinta parte essencial do planejamento.

Aplicação do desdobramento na prática

Para que haja sucesso no desdobramento das metas, é preciso, mais do que explicar às equipes a importância de cada um no processo, mas também oferecer meios para que o engajamento e a eficiência nos resultados sejam possíveis.

Uma forma de fazer isso é otimizar a comunicação entre os colaboradores de diferentes setores. Abrir um canal de chat interno, por exemplo, ajuda a manter a equipe sempre em contato, ao mesmo tempo que ajuda a estreitar os laços entre eles. Realizar reuniões informativas semanais de com membros de todas as equipes também é algo a se considerar.

Outra maneira de ajudar a manter o planejamento das metas em curso é participando do operacional como um observador, ou seja, não monitorar somente os números, mas também acompanhar as atividades dos colaboradores, tirando dúvidas, ouvindo sugestões e criando novas soluções em conjunto com a sua equipe.

O fato de o gestor estar perto e trocando experiência com as equipes, ajuda a manter todos engajados e com o olhar na mesma direção. Junte-se a isso a divisão de responsabilidades por igual, independentemente do nível hierárquico, e você terá a equação perfeita para trazer bons resultados à estratégia da empresa.

Entendeu como o desdobramento de metas pode te ajudar a alcançar melhores resultados em sua gestão? Pretende utilizar essa estratégia a seu favor? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *