Como engajar os colaboradores com a estratégia da empresa?

estratégia da empresa

Como engajar os colaboradores com a estratégia da empresa?

Manter os colaboradores engajados é fundamental para o bom andamento de qualquer estratégia da empresa — afinal, são eles que fazem parte do núcleo operacional da organização e fazem as coisas acontecerem de fato. Por esse motivo, é importante que os gestores estejam sempre desenvolvendo ações para que os funcionários se mantenham motivados.

Essa tarefa pode não parecer tão fácil em um primeiro momento, mas, seguindo alguns passos simples, você consegue. Confira!

1. Motivando pelo exemplo

Se você é o líder de uma equipe ou da empresa de uma forma geral, precisa motivar pelo exemplo. Aquele velho discurso do “faça o que eu digo, não o que eu faço” precisa ser deixado de lado.

Portanto, você precisa estar sempre se policiando para não fazer nada que vá contra as estratégias da empresa, sendo um exemplo a ser seguido pelos demais.

2. Tendo uma comunicação eficaz

Muitas vezes, os colaboradores podem parecer não engajados, mas, na verdade, estão mal informados sobre o que a empresa espera deles. Lembre-se que um conceito que está claro para você pode não estar para outra pessoa e é por isso que a comunicação precisa ser sempre eficaz.

Encontre uma boa forma de manter todos sempre bem informados sobre o que é necessário ser feito. Para isso. é possível utilizar meios de comunicação corporativa, como murais, jornais internos, intranet etc.

3. Fazendo palestras e cursos motivacionais

Para que os colaboradores se mantenham sempre motivados e engajados com as estratégias da empresa, uma ideia interessante é promover palestras, workshops, cursos e outros eventos com cunho motivacional.

Esses eventos podem ser ministrados tanto por professores contratados como pelos próprios colaboradores da empresa que tenham conhecimentos úteis de serem compartilhados com os demais colegas.

4. Estando aberto para conversar e para dar feedbacks

O colaborador precisa saber que tem um líder em quem pode confiar para falar ou para esclarecer alguma situação qualquer que esteja acontecendo na empresa. No entanto, para essa ação ser eficaz, é preciso que haja o hábito de dar feedbacks.

Tenha em mente que de nada adianta o colaborador confiar no líder, se o líder não dá um retorno para aquela demanda que foi levantada.

5. Reconhecendo méritos como uma estratégia da empresa

Se a sua equipe atingiu um objetivo ou uma meta que tinha sido estabelecida, precisa ser reconhecida. Para esse reconhecimento, podem ser adotadas estratégias como programas de premiações em dinheiro, viagens etc.

No entanto, não são só as grandes metas que devem ser reconhecidas, pequenos méritos do dia a dia também merecem o reconhecimento com elogios, por exemplo.

6. Estimulando a participação da equipe em estratégias

Muito se fala nos dias de hoje sobre planejamento participativo, ou seja, o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa com a participação de todos os colaboradores.

Isso faz com que os colaboradores se sintam importantes e valorizados pela organização, que deseja ouvir e por em prática as suas opiniões.

7. Acompanhando as métricas

Você pode definir métricas para mensurar o engajamento dos colaboradores na empresa e assim saber medir se o que você planejou realmente está gerando resultados.

Para esse acompanhamento, você pode contar com o auxílio de software de planejamento estratégico, que pode te ajudar nisso e em outras diversas áreas da empresa.

Agora, você já sabe como manter os colaboradores engajados com a estratégia da empresa. Que tal continuar aprendendo e conhecer os 5 Ps da estratégia segundo Mintzberg?

Compartilhe este post

Comment (1)

  • felipe Reply

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    25 de fevereiro de 2017 at 21:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *