Usando a Gestão de Projetos para a execução do plano estratégico

Gestão de Projetos

Usando a Gestão de Projetos para a execução do plano estratégico

O planejamento estratégico é uma técnica de organização que procura definir qual a melhor maneira de se atingir um objetivo, direcionando o melhor caminho a se tomar, monitorando os processos e ações. Pode-se afirmar, então, que o plano estratégico é quem dita o rumo que a empresa tomará, auxiliando nas tomadas de decisão e gerando diversos benefícios para a empresa.

O grande desafio encontrado pelos diretores responsáveis por esta área é realizar toda a integração dos departamentos em prol do mesmo objetivo, gerindo o fluxo de trabalho de forma eficiente, a fim de que cada equipe saiba a importância de sua função, pensando sempre em um objetivo maior.

Aprenda neste artigo como a gestão de projetos pode ajudar você a pôr em prática as premissas e objetivos definidos no plano estratégico. Vamos lá?

Comunicação Interna

Um dos principais vilões quando se pretende atingir um objetivo maior em uma empresa é a comunicação interna. É por meio dela que todas as informações circulam dentro de uma companhia ou departamento.

Para minimizar quaisquer falhas nesse processo, a gestão de projetos atua garantindo a eficácia dos fluxos de comunicação. Assim sendo, a equipe terá as ferramentas necessárias para falar com as pessoas certas – mostrando para todos os envolvidos quem são os responsáveis pelos projetos ou por parte deles. O objetivo é que a informação seja repassada sem ruído, isto é, o que foi solicitado seja perfeitamente entendido pelo receptor da informação. Nesse fluxo, também é importante buscar por feedbacks, verificando se a mensagem foi compreendida corretamente.

Gestão de Pessoas

Outra importante atribuição que o gerente de projetos deve ter é saber gerenciar pessoas. Afinal, elas são a base da empresa. Uma empresa só existe, cresce e conquista seus objetivos contando com as pessoas que lá trabalham.

Uma dica interessante é realizar o alinhamento de todos os setores, externando quais são as respectivas responsabilidades e qual o papel de cada profissional na geração do produto ou prestação de serviços de sua empresa. Com esse tipo de ação, você garantirá que as pessoas saibam o porquê de realizar aquele tipo de trabalho e qual o impacto nos resultados, transformando o plano estratégico em ações efetivas.

Criar um programa de metas e bonificação e utilizar outras ferramentas que visam o crescimento da produtividade também pode ser proveitoso.

PMBOK – Ferramenta para Gestão de Projetos

Gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para atingir objetivos pré-definidos num certo prazo, custo e qualidade. Uma ferramenta excelente que lhe auxiliará nos seus projetos é o PMBOK.

O PMBOK é um guia das melhores práticas utilizadas em projetos, sendo subdividido em diversas áreas, cada qual com sua responsabilidade e funcionalidade. Gerenciamento de escopo, planejamento, comunicação, tempo, qualidade, stakeholders e outros.

Tecnologia a favor do plano estratégico

Boas práticas em gestão de projetos garantem que eles sejam executados, controlados e que os resultados estejam dentro do traçado no planejamento estratégico. Existem softwares que foram criados para facilitar o acompanhamento do processo de produção.

Com eles é possível:

  • gerar relatórios confiáveis de uma forma rápida e sem burocracia, eliminando a necessidade de entrar em contato com diversos profissionais;
  • entregar informações estratégicas e operacionais;
  • acessar todos os dados em uma plataforma que permite a fácil visualização dos problemas, status e os respectivos responsáveis (como uma matriz de responsabilidade).

Toda a praticidade colabora na compilação de dados de documentos para reuniões, principalmente reuniões de monitoramento e controle estratégico.

O investimento em programas de gestão de projetos trará ganhos mensuráveis para sua empresa. Além de conseguir colocar todos os funcionários alinhados com a estratégia, buscando materializar todos os objetivos, o diretor responsável poderá focar seus esforços no planejamento estratégico, contribuindo diretamente para o crescimento de todos os envolvidos.

Agora, é colocar em prática todas as soluções que a gestão de projetos traz para sua empresa. Saiba também como superar os principais desafios na implementação da estratégia em sua companhia.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *