Qual o papel da liderança na implementação de estratégias?

Qual o papel da liderança na implementação de estratégias?

Um ótimo líder precisa gerir de forma estratégica, fazer-se presente com novas ideias, ter disposição para ensinar e estar sempre pronto para motivar sua equipe. Ao implementar novas estratégias, a liderança tem um papel central, visto que ocupa um lugar de referência.

Existem atitudes esperadas pelos colaboradores em relação a um líder, que fortalecem seu vínculo com a equipe e cria uma relação maior de confiança entre as partes.

Separamos cinco delas para provar a importância do envolvimento da liderança na implementação de novas estratégias.

Informar a equipe acerca da nova estratégia

Ninguém melhor que o próprio gestor para comunicar uma nova ação. Antes de dar início a qualquer projeto, campanha ou mudança, é indispensável incluir a participação dos colaboradores nas decisões, reconhecendo o papel primordial da equipe na execução de qualquer estratégia da empresa.

Para isso, é preciso desenvolver excelentes habilidades de comunicação, tornando-se um canal de diálogo e um multiplicador de conhecimento.

Despertar interesse nos colaboradores

Não basta apenas informar, é preciso identificar o grau de envolvimento do grupo nas novas ações. Caso a equipe não tenha demonstrado grande interesse, é função do líder transformar essa indiferença em engajamento por meio de estratégias de marketing interno.

Hoje, o endomarketing, que é o nome atribuído a ações de marketing interno, se estende também ao mundo digital: o endomarketing digital. Esse casamento entre estratégia e inovação é a base da gestão estratégica, novo conceito em recursos humanos.

Dar feedbacks constantemente

Agora que o líder conseguiu engajar a equipe, dá-se início a uma nova etapa, que consiste na execução em si. Diante disso, o trabalho demanda novas necessidades de liderança, como, por exemplo, o feedback constante.

A técnica do feedback é utilizada para melhorar resultados apresentados em um determinado momento, negativos ou positivos, para que haja, a partir dessa avaliação, uma melhora das habilidades, comportamentos ou, até mesmo, de relacionamentos entre colaboradores.

Proporcionar e avaliar recursos

A maneira que uma estratégia será colocada em prática e os recursos necessários para alcançar o objetivo final dependem, também, da eficácia do método escolhido, bem como das ferramentas. A disponibilização desses instrumentos também é de responsabilidade do gestor.

Muitas vezes, somente na prática é possível avaliar a adequação ou não desses instrumentos à estratégia, logo, é preciso que o líder avalie essa compatibilidade e faça as intervenções necessárias.

Adotar a gestão estratégica

O fator produtividade depende de inúmeros elementos. Dentre eles, podemos destacar um que ocupa um lugar muito importante: a motivação. A partir dela, o engajamento e a orientação para bons resultados se tornam uma consequência quase natural. Adotar uma gestão estratégica que engaje e seja desafiadora é motivante para todos.

Motivar uma equipe é tarefa do líder, mas, para isso acontecer, ele precisa também estar motivado. A essência de uma ótima liderança é justamente passar a verdade daquilo que prega, conquistando respeito das pessoas e se tornando, de fato, uma referência.

Gostou desse conteúdo sobre gestão estratégica? Se quer saber mais sobre como implementar novas estratégicas, não perca este artigo sobre como criar maior sinergia com a estratégia da empresa.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *