Alinhando o gerenciamento de projetos às estratégias da empresa

Como alinhar o gerenciamento de projetos com as estratégias da organização?

gerenciamento de projetos

Como alinhar o gerenciamento de projetos com as estratégias da organização?

Muitas empresas tendem a procurar meios de ganhar vantagem competitiva em relação à concorrência. Entretanto, de nada adianta se, dentro da própria empresa, as estratégias da organização não estão integradas com o gerenciamento de projetos, por exemplo.

Portanto, antes de observar defeitos no negócio concorrente, é preciso atentar-se para os problemas de planejamento e como otimizar os próprios processos internos e externos de forma produtiva para todos os envolvidos.

O gerenciamento de projetos nada mais é do que o conjunto de responsabilidades e processos que visem à adequação de tarefas e atividades para cada membro da equipe, priorizando atingir objetivos, otimizando o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, materiais, energia, espaço, etc)

No post de hoje, você descobrirá como alinhar o gerenciamento de projetos às estratégias da organização. Acompanhe!

Por que é necessário alinhar o gerenciamento de projetos

Em primeiro lugar, cada empresa tem metas a serem alcançadas. Logo, é necessário que haja um consenso para que elas sejam cumpridas em tempo hábil.

A partir do momento que todo o planejamento é organizado, fica muito mais fácil dividir tarefas, alcançar os requisitos propostos e montar um cronograma constantemente atualizado.

Priorizando atividades

Se a estratégia da organização é aumentar a produtividade, é necessário rever se o setor de gerenciamento de projetos está alinhado com essa perspectiva.

Adotar tecnologias, por exemplo, ajuda não só diminuir a mão de obra, como faz com que a equipe fique mais produtiva ao utilizar softwares que dividam as atividades conforme as prioridades e urgências de cada setor.

Definindo processos

Quando existe a definição de processos, em que cada um consegue visualizar o que precisa ser feito para que a tarefa seja executada com êxito, é preciso observar se, para aquele determinado prazo, o funcionário conseguirá entregar. Por isso, ao gerenciar um projeto, o tempo hábil deve ser bem demarcado englobando os imprevistos e dificuldades que possam ou não ser encontrados durante a tarefa.

Entretanto, só de saber que cada um sabe o que deve fazer e quando entregar, já ajuda a empresa a cumprir suas metas.

Usando a tecnologia a seu favor

Para que tudo fique organizado e muito mais otimizado, recomenda-se fazer uso da tecnologia. Isso quer dizer que adotar softwares específicos não só faz com que as decisões sejam tomadas rapidamente devido aos relatórios simultâneos dos projetos (que ficam disponíveis), mas também favorece o diálogo entre os membros da equipe envolvida, uma vez que fornece dados para a melhor interpretação do fluxo de trabalho.

A tecnologia também facilita a distribuição de responsabilidades. É claro que, para isso, como gerente de projetos, você precisa ter acesso a essa tecnologia, sabendo como utilizá-la e transmitir esse conhecimento para o time.

Conquistando resultados

Ao alocar os recursos e dividir as atividades de maneira adequada, é possível que a empresa consiga os resultados mais rapidamente, sabendo ao certo quanto deve investir em cada setor e quais são as suas prioridades.

O gerenciamento de projetos, alinhado às estratégias da empresa, possibilita exatamente isso, dando maior liberdade para o gestor enxergar os diferentes pontos de vista de dentro da organização.

Agora que você já sabe os motivos de fazer esse alinhamento de gerenciamento de projetos, você pode se informar sobre como transformar planos em ações efetivas!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *