Quais os principais desafios na implementação da estratégia?

Quais os principais desafios na implementação da estratégia?

implementação da estratégia

Quais os principais desafios na implementação da estratégia?

A decisão de ter um planejamento estratégico, por si só, deve ser comemorada pela empresa, mas não basta ter um Planejamento Estratégico apenas no papel. É preciso focar na execução das ações através da implementação da estratégia.

Depois de todos os esforços despendidos para organizá-lo, é necessário partir para a etapa de implementação da estratégia traçadas, ação que oferece muitos desafios e grande atenção. Conheça os principais desafios relacionados à implementação da estratégia em sua empresa.

Dar o primeiro passo

Depois de o estudo feito para documentar o Planejamento Estratégico da empresa, com ou seu a ajuda de uma empresa de consultoria, é necessário dar o primeiro passo e partir para a ação. Os colaboradores precisam estar cientes de que, após a fase de pesquisa e diagnósticos, eles serão envolvidos diretamente por meio de ações específicas de cada área.

É importante ter uma reunião geral ou um sinal de que foi dado o start no processo, o que pode também servir como um estímulo às equipes. Marcar essa etapa de uma forma motivadora também é uma boa estratégia para manter o gás da equipe do início ao fim.

Alinhamento de informações

Como a execução do planejamento estratégico envolve muitas etapas, manter todos muito bem informados sobre o andamento das etapas é outro desafio. Muitas pessoas e setores são envolvidos, cada um com uma lógica e uma forma de trabalho diferente.

Para manter as informações alinhadas, é preciso criar uma rotina de atualização e compartilhamento dos dados. Ter o hábito de realizar reuniões de monitoramento e controle para analisar mudanças de rota, fazer um replanejamento de metas e processos, ponderar sobre o uso eficiente dos recursos da empresa também é importante.

Ter ferramentas de integração entre as etapas

Para que planejamento estratégico funcione, é preciso que a instituição entenda que todas as etapas estão interligadas e são, em alguma medida, interdependentes. Manter ferramentas que mostrem essa interligação é um grande desafio.

Diversos mecanismos podem ser usados para facilitar esse processo, desde softwares específicos até quadros físicos instalados em cada setor com o status das etapas. Essas ferramentas precisam mostrar o link entre uma tarefa e outra e as competências de cada setor e suas equipes dentro do todo.

Evitar que o histórico se perca no tempo

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de médio prazo, não se resolve em meses ou em um ano. Quando ele é feito, deve considerar as variáveis relacionadas ao tempo que podem interferir na execução desse planejamento ao longo do período estipulado, cerca de 5 ou 10 anos.

Manter essas informações acessíveis e cuidar para que elas sejam acessadas durante a execução do planejamento é essencial para o seu sucesso. Uma forma de contribuir para isso é realizar a gestão de risco ao longo do caminho.

A gestão de risco considera os riscos que podem estar relacionados à execução do negócio e tenta minimizá-los por meio de ações preventivas ou corretivas por meio de ações de contingência.

Quais são os principais desafios que a sua empresa tem enfrentando durante a etapa de implantação da estratégia?

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *