Governo do RN monitora metas de gestão com o Target

ASCOM/SEPLAN

Governo do RN monitora metas de gestão com o Target

O Governo realizou a primeira reunião de análise/aprendizado estratégica (RAE) para monitorar os três contratos de gestão assinados em 18 de maio pelo governador Robinson Faria com as secretarias de Planejamento e Finanças, Infraestrutura e Turismo, por meio do projeto Governança Inovadora. O encontro ocorreu no Gabinete Civil e reuniu técnicos do Instituto Publix, da empresa Facilit e gestores das pastas envolvidas. Todos os contratos de gestão com os respectivos indicadores e metas estão disponíveis para consulta pública no portal www.governancainovadora.seplan.rn.gov.br.

As reuniões de monitoramento acontecerão a cada dois meses. Na ocasião também foi anunciado que até o final de setembro o governador vai assinar mais 15 contratos de gestão com as seguintes secretarias e órgãos: Tributação, Desenvolvimento Econômico, Jucern, IPEM, Potigás, AGN, Fapern, Gabinete Civil, Esporte e Lazer, Procuradoria geral, ARSEP, DER, Detran, EMGERN e Emprotur.

O diretor do Instituto Publix Caio Marini explicou que reuniões de monitoramento dos contratos são importantes para corrigir eventuais dificuldades e, consequentemente, reduzir o tempo para o cumprimento das metas definidas. “Esses três primeiros contratos de gestão têm aproximadamente 100 metas contratadas. É natural que apareçam dificuldades nesse início já que estamos falando de um projeto inédito na história do Governo do Rio Grande do Norte. E é importante identificar os problemas que aparecerem para que no final as metas sejam cumpridas. Mas já podemos dizer que os contratos estão muito bem encaminhados”, disse.

Além de inédita, a experiência tem sido desafiadora na visão da subsecretária de Turismo Solange Portela. Segundo a gestora, o trabalho está sendo feito com todo o critério. “É um projeto muito interessante e desafiador. Nossa principal dificuldade é a falta de experiência em trabalhar de forma planejada e voltada para o cumprimento de metas. Algumas coisas não dependem apenas da gestão, mas de empresas contratadas. Está sendo um desafio muito grande para todos nós”, afirmou.

Durante a apresentação das primeiras análises de monitoramento, o secretário de Infraestrutura Jader Torres mostrou o andamento do Pro-transporte, um dos principais projetos estratégicos prioritários. “Tivemos algumas dificuldades com as desapropriações de alguns trechos, mas queremos entregar uma etapa das obras já no final do ano”, disse.

Embora as reuniões de monitoramento aconteçam a cada dois meses, o Governo vai instalar nas próximas semanas um sistema de monitoramento virtual para a fiscalização das metas dos contratos de gestão em tempo real. O sistema será acompanhado diretamente pelo governador Robinson Faria e pela equipe da SEPLAN.

Para o secretário de Planejamento e Finanças Gustavo Nogueira a primeira reunião de análise/aprendizado estratégica foi um marco para o Governo. “A cada etapa que superamos nosso desafio aumenta. O monitoramento das metas é fundamental agora. Essa reunião é um marco para a gestão do Governo. Vamos iniciar o acompanhamento online das metas, identificar e superar as dificuldades, para atingir nosso principal objetivo: oferecer à sociedade do Rio Grande do Norte mais e melhores serviços públicos”, afirmou.

O Governança Inovadora é o maior projeto de Modernização da Gestão Pública já realizado no Rio Grande do Norte. A iniciativa é coordenada pela secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) com o apoio do Instituto Publix. O projeto é financiado com recursos do tesouro estadual por meio do financiamento do Banco Mundial/RN Sustentável.

Abaixo, os projetos prioritários monitorados a partir dos contratos de gestão:

Turismo

Levantamento do inventário turístico

Infraestrutura

Novo padrão RN de estradas, manutenção regular

Pro-transporte: obras de mobilidade urbana

Planejamento

Inovação na gestão pública

Plano estratégico de consolidação dos eixos integrados de desenvolvimento.

Texto e foto: ASCOM/SEPLAN
Link para o texto

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *