Como criar maior sinergia com a estratégia da empresa?

Sinergia empresarial

Como criar maior sinergia com a estratégia da empresa?

A sinergia empresarial é uma excelente estratégia de negócios, pois todos os colaboradores passam a interagir e a trocar informações em prol de um mesmo objetivo e, ao somar forças, a empresa tem uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Ao realizar o planejamento estratégico é essencial que todos os funcionários estejam envolvidos e engajados em atingir um objetivo em comum. Ao estabelecer uma determinada tarefa, todos os responsáveis passam a trabalhar da mesma forma, para que os problemas sejam solucionados em conjunto e o resultado alcançado de forma eficiente e mais ágil.

Pense no departamento de vendas de uma empresa, por exemplo, em que há diferentes equipes de trabalho atuando para chegar ao objetivo final – atender com satisfação o cliente. Assim as equipes de marketing, distribuição, estoque e logística precisam estar alinhadas e trabalhar integradas para atingir o objetivo final e isto pode ser pontuado como uma “estratégia da empresa”.

Mas qual o papel da sinergia empresarial dentro do planejamento estratégico? Vejamos quais as vantagens em unir talentos e incentivar que todos trabalhem juntos para alcançar um bem comum. Acompanhe!

Por que a sinergia é uma estratégia empresarial?

Para garantir que a sinergia empresarial traga benefícios para a empresa é fundamental que todos estejam comprometidos com a ação proposta e queiram alcançar resultados melhores. A sinergia empresarial consiste em 6 pilares:

  • Cooperação
  • Respeito
  • Lealdade
  • Comprometimento
  • União
  • Foco coletivo

Ao interagir, cooperar e trabalhar em conjunto, os problemas passam a serem solucionados mais rapidamente, o fluxo de trabalho é contínuo e se torna prazeroso, uma vez que todos estão engajados num mesmo propósito: apresentar resultados de desempenho positivos para que, consequentemente, sejam revertidos em lucro.

Sinergia empresarial no planejamento estratégico

Elaborar um bom planejamento estratégico e colocá-lo em prática nem sempre é fácil e muitos empreendedores nem chegam a tirá-lo do papel. Ao estabelecer um plano de operação, gestores podem estimar recursos e ter um melhor gerenciamento em todas as etapas produtivas, contribuindo para alcançar os objetivos da empresa de forma mais eficiente.

Mas você deve estar se perguntando “Por que todas as estratégias planejadas acabam não sendo colocadas em prática?” As falhas nos processos podem vir de vária formas, dentre elas da desmotivação da equipe de trabalho.

Ao elaborar o planejamento estratégico é preciso pensar nas necessidades de cada setor da empresa e qual o envolvimento e responsabilidades que cada individuo tem diante do que foi planejado. Os colaboradores devem se reunir com o líder e conhecer quais os processos e como deverá ser executado. É extremamente importante que o negócio seja adequado a cultura organizacional e que seu planejamento estratégico seja entendido por toda a equipe – ficando mais fácil sua execução.

Manter a sinergia empresarial na execução do planejamento estratégico é fundamental. É preciso mostrar a equipe que as mudanças na organização trarão benefícios não só para a empresa, mas para todos! E isso pode ser realizado através de bonificações ou premiações, por exemplo. É uma prática que funciona muito bem para manter todos estimulados e motivados num mesmo objetivo.

Monitoramento da estratégia

Ao implementar um planejamento estratégico o gestor deverá traçar um passo a passo de como será colocado em prática. Antes de tudo é preciso que as modificações e adaptações sejam realizadas por etapa, para que o líder possa ter um melhor controle e consiga mensurar melhor os resultados. Um gestor jamais deve mudar tudo do dia para a noite, pois pode gerar um reflexo negativo e a equipe se sentir desmotivada.

O novo incomoda todo mundo, no entanto, quando uma estratégia é implementada pouco a pouco e oferece tempo para a equipe lidar e encarar os novos desafios, evita a desmotivação e os colaboradores passam a trabalhar num mesmo objetivo.

Reuniões de monitoramento da estratégia são excelentes instrumentos para controlar o desempenho e manter a sinergia empresarial, oferecendo ao gestor a oportunidade de avaliar as ações, certificar-se que todos estão de acordo com os planos estabelecidos e compartilham o mesmo propósito e ideal que você.

Nosso post foi útil? Quer saber mais? Leia “Como fazer reuniões de monitoramento e controle estratégico de forma eficaz?”

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *