Planejamento estratégico: como transformar planos em ações efetivas?

Planejamento

Planejamento estratégico: como transformar planos em ações efetivas?

Não é possível administrar um empreendimento sem um bom planejamento estratégico. Seria como sair para viajar sem ter destino e data para voltar. Por mais aventureira que seja a experiência, existe sempre uma possibilidade de algo acontecer e a viagem se tornar um verdadeiro desastre — o que poderia ser evitado com um prévio planejamento.

É preciso pensar o planejamento estratégico como algo que vai impulsionar a empresa a alcançar melhores resultados, e não como um item de praxe, que vai gerar gasto desnecessário e ser ineficaz.

Muitas empresas têm uma grande dificuldade em transformar os objetivos do planejamento estratégico em ações do dia a dia. Para facilitar essa jornada e transformar o planejado em ação, elaboramos algumas dicas que podem ajudar a cumprir o que foi previamente estabelecido. Vamos lá!

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é o estabelecimento de objetivos e metas com foco no longo prazo, ou seja, é feito para um período de 5 a 10 anos. Envolve uma visão geral do negócio, o que acaba não exigindo tanto detalhamento, uma vez que, para um período tão longo, muitos fatores podem exigir novas estratégias.

Como estruturar o planejamento estratégico?

A importância de conhecer o ambiente organizacional

Antes de estruturar o planejamento estratégico, é preciso conhecer muito bem o ambiente organizacional e saber quem é a empresa, o que ela faz, por que ela faz, onde está, onde ela quer chegar e o que deve ser considerado mais importante. Com essas informações, é possível projetar metas e objetivos dentro dessa realidade.

Além disso, como se trata de um plano de longo prazo, é fundamental que ele seja continuamente atualizado e revisado, de forma que mudanças podem ocorrer a qualquer momento e o planejamento tenha que sofrer mudanças para que cumpra sua função inicial.

A importância da iniciativa dentro de uma organização

Os colaboradores devem fazer parte da elaboração do planejamento estratégico e participarem, ativamente, do estabelecimento dos objetivos e rumos da empresa, afinal de contas, o plano apenas poderá ser cumprido se todos souberem quais são as estratégias e puderem compreender o mapa que deve ser aplicado.

Como colocar o planejamento estratégico em prática?

O erro de muitos gestores é definir metas impossíveis, que acabam desmotivando os colaboradores, pois, por maior que seja o esforço empregado, os resultados nunca serão bons o suficiente.

Quanto mais claro e objetivo for o planejamento estratégico da empresa, maiores serão as contribuições da equipe para que realmente as metas sejam cumpridas. Além disso, os funcionários podem colaborar com a execução do plano através da elaboração de um conjunto de ações mais direcionadas aos objetivos. Essa é uma das formas de colocar a estratégia em prática.

Invista em estratégias mais viáveis e assertivas

Estabelecer ações que possam trazer resultados é o principal objetivo de um planejamento estratégico. O empresário precisa ter em mente que as estratégias precisam condizer com a realidade da empresa e que as ações devem ser bem definidas, de acordo com o caminho a ser percorrido.

Acompanhe o andamento das atividades

Além disso, é preciso um acompanhamento contínuo das atividades de planejamento, como forma de evidenciar se as ações estão sendo cumpridas corretamente, se há erros ou problemas de execução, de modo que eles possam ser ajustados antes que interferiram em outras ações.

Confie nos resultados e estatísticas

A bússola de um bom planejamento estratégico são os dados e estatísticas do negócio. É preciso tomar por base os resultados de indicadores e utilizá-los no estabelecimento dos objetivos. Esse conjunto de números financeiros e não financeiros compõe o chamado scorecard, que nada mais é que o painel que instrumentaliza as decisões e busca elaborar um plano centrado em resultados reais.

Conhecendo os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades, o gestor pode usar o painel de instrumentos para realizar intervenções necessárias e avaliar como cada ação estratégica está impactando nos objetivos da empresa.

O que você achou do nosso post? Quer saber mais sobre o assunto? Então confira mais algumas dicas de como transformar o planejamento estratégico em ação!

Compartilhe este post

Comments (3)

  • eliane Reply

    muito bom, bem transparente e objetivo.

    27 de novembro de 2016 at 20:07
    • Mardo Reply

      Grato, Eliane! Já baixou nosso eBook? acredito que pode te ajudar também.

      28 de novembro de 2016 at 14:05
  • alexandre Reply

    onde está o ebook?

    15 de novembro de 2017 at 15:18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *